Muito Além do Judo: O Projeto Sementes do Futuro no desenvolvimento de futuros atletas e cidadãos.
Além do Judô: O Projeto Sementes do Futuro
O judô, assim como toda arte marcial, é muito mais do que golpes, é um poderoso instrumento de transformação pessoal. Baseado nos princípios do autocontrole, respeito e disciplina, ele ajuda no desenvolvimento físico, emocional e social de seus praticantes.
O “caminho suave” ensina valores que vão além do tatame, promovendo o caráter e a cidadania. Nesse contexto, nasceu o Projeto Sementes do Futuro, na cidade de Sumaré-SP.
O Projeto Sementes do Futuro
O Projeto Sementes do Futuro teve início em 2008 com um espaço cedido pelo Colégio Crescendo e Aprendendo, após o Professor José Carlos Prudencio Junior abordar a empresária e proprietária do Colégio na época, Sandy Vaughan Vieira, sobre seu projeto e intenção. O objetivo era oferecer às crianças de baixa renda uma alternativa às ruas e suas armadilhas, onde com êxito, os treinos começaram com 40 crianças.
Desde então, o projeto cresceu significativamente e, atualmente, atende cerca de 100 crianças a partir de 3 anos. Em 2016, passou a operar no Centro Comunitário do Jardim João Paulo II, cedido pelo Sr. José Listério. hoje, uma referência na formação de futuros atletas e, mais importante, cidadãos responsáveis e comprometidos com sua comunidade.
Não se trata só da arte marcial, a alma do projeto é resgatar valores fundamentais como:
- Respeito ao próximo;
- Organização e disciplina;
- Trabalho em equipe;
- Valorização da cultura oriental;
- Formação de futuros cidadãos.
Ações Sociais
Com a missão de “semear futuros cidadãos brasileiros”, o Projeto Sementes do Futuro realizou/ realiza diversas ações sociais, como:
- Projeto Páscoa Feliz: produção e distribuição de cerca de 400 ovos de Páscoa para crianças carentes.
- Projeto Natal sem Fronteiras: entrega de mais de 500 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.
- Projeto Cine-Sementes: sessões de cinema gratuitas para a comunidade, com pipoca e refrigerante.
- Judô para Todos: aulas de judô online durante a pandemia, acessíveis a todos.
- Conhecendo Melhor (PMSP): visitas guiadas à Polícia Militar para crianças aprenderem mais sobre a corporação.
Participação em Competições
Além do impacto social, o projeto promove a participação de seus atletas em competições, fomentando valores como disciplina, amizade e comprometimento.
Entre os eventos, destacam-se:
- Open Internacional Argentina;
- Campeonato Brasileiro Sub-13;
- Campeonato Paulista;
- Torneio Clube Bosch.
Sobre o Judô
Criado por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma filosofia de vida além de uma arte marcial. Significando “caminho suave”, ele promove o desenvolvimento físico e mental de seus praticantes. Entre seus benefícios, destacam-se:11
- Autocontrole e paciência;
- Respeito e sociabilidade;
- Responsabilidade e organização;
- Melhora da concentração e tomada de decisão.
As técnicas do judô são divididas em três categorias principais (havendo entre elas subdivisões):
- Nage-waza: Técnicas de projeção/ arremesso
- Katame-waza: Técnicas de agarramento no solo
- Atemi-waza: Técnicas de ataques contundentes/ pontos vitais
Onde Começar na Prática do Judô
Interessados em começar no judô encontram diversas opções no Grande ABC. Escolas renomadas como a Associação de Judô Hinodê em Santo André, Judô Sensei Suga em São Bernardo do Campo, Judô Taboão Diadema, Associação de Judô de Mauá e o Instituto Húngaro em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (Com seu Sensei Marcos Húngaro recentemente graduado a faixa coral, 6° dan)
Pesquise academias locais, converse com os professores e escolha um local que priorize não apenas a técnica, mas também o respeito e a formação cidadã.
Conclusão
O Projeto Sementes do Futuro transcende uma iniciativa esportiva. Ele é uma semente de esperança, cidadania e transformação na vida de crianças e adolescentes. Ao unir os ensinamentos do judô com ações sociais e princípios éticos, o projeto prova que o esporte tem o poder de mudar vidas, proporcionando um futuro melhor para os envolvidos e para a comunidade como um todo.
Iniciativas como essa reforçam a importância de investir em projetos sociais que não apenas formem atletas, mas principalmente cidadãos comprometidos e responsáveis. Se você se inspirou com esta história, procure projetos semelhantes na sua região ou apoie iniciativas como o Sementes do Futuro. Afinal, como Jigoro Kano dizia: “Antes de mais nada, o judô é um meio de educação”.
A prática do judô é um convite para o autodesenvolvimento e para a construção de um mundo mais respeitoso e colaborativo. Transforme sua vida com o judô. Seja parte do caminho suave que transforma cidadãos e atletas para um futuro melhor!
Saiba mais sobre o Projeto Sementes do Futuro e o Instituto Húngaro, acessando suas redes sociais:
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.