O que é Clip para Aneurisma Cerebral?: Esses Clips Implantáveis Intracranianos utilizados para Aneurisma Cerebral. Os Clips para Aneurisma, são dispositivos utilizados unicamente com o objetivo de fechamento e/ou isolamento em veias e/ou artérias em decorrência de Aneurismas Cerebrais em seres humanos.

O que é Clip para Aneurisma Cerebral?

O Aneurisma Cerebral é uma patologia congênita ou adquirida e surge quando um vaso sanguíneo encontra-se anormalmente dilatado no cérebro do paciente. Podemos dizer que é quando se formou uma “bolha” (formação sacular).

Essa dilatação é causada por uma fraqueza da parede de uma artéria ou veia do Cérebro.

Logo um Aneurisma Cerebral é um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é provocado por um distúrbio na corrente sanguínea de uma parte do cérebro devido à oclusão ou à ruptura de um vaso sanguíneo.

O que é Clip para Aneurisma Cerebral

AVC pode Ser Isquêmico

Um AVC pode ser Isquêmico – quando ocorre a redução ou ausência do fluxo sanguíneo cerebral – ou Hemorrágico – quando ocorrem alterações da permeabilidade dos vasos sanguíneos cerebrais ou mesmo ruptura dos mesmos.

Clips Implantáveis Intracranianos

Os clips Implantáveis Intracranianos geralmente são indicados para aneurismas do tipo hemorrágico. Seu objetivo é impedir que ocorra uma ruptura com consequente hemorragia dentro das cavidades cerebrais.

O clip implantado age fechando as paredes da veia ou artéria, permitindo que o fluxo sanguíneo seja preservado no interior do sistema circulatório. Este procedimento visa minimizar o risco de ocorrência de um AVC. Veja em nossa ilustração nas representado nas figuras 01 e 02.

Implantação dos clips para Aneurismas Cerebrais

Esse procedimento de implantação dos clips para aneurismas cerebrais deve ser realizado apenas por neurocirurgiões experientes, pois trata-se de uma intervenção cirúrgica de alto risco.

Para auxiliar o procedimento normalmente o neurocirurgião faz uso de uma pinça (instrumental tipo “agrafe”) para que se possa aplicar o clip no local exato com maior segurança. Esta pinça age de forma a “abraçar” e abrir o dispositivo para a “clipagem” da base do aneurisma.

O uso deste instrumental (pinça aplicadora ou aplicador) apropriado é necessário para preservar a integridade do clip, sobretudo sua pressão, ou seja, sua força de fechamento. Estas pinças ou aplicadores devem ser compatíveis com o tipo e tamanho do clip a ser implantado.

Clips Implantáveis para Aneurismas Intracraniano fazem parte de uma técnica já consagrada pela Neurocirurgia.

O que fazer quando o aneurisma se rompe?

Isso pode interromper o fluxo sanguíneo para as células do cérebro e provocar um derrame, além de causar outros danos e morte celular. Quando um aneurisma cerebral se rompe, geralmente ocorre uma hemorragia subaracnóidea, que é justamente o vazamento de sangue para o tecido cerebral ao redor do aneurisma.

Quais os riscos da embolização de aneurisma cerebral?

Riscos e complicações. Os riscos da embolização endovascular incluem acidente vascular cerebral, ruptura do aneurisma durante o procedimento e recorrência do aneurisma e ruptura após o procedimento.

O que é dilatação vascular?

Aneurisma é caracterizado pela dilatação anormal de um vaso sanguíneo causado pelo enfraquecimento das paredes do vaso, por trauma ou por doença vascular. Podendo ocorrer basicamente em qualquer vaso sanguíneo. É muito comum na população em geral, raramente causando sintomas ou problemas graves.

Aneurisma Cerebral Sequelas depois da Cirurgia?

Os aneurismas cerebrais podem deixar sequelas graves ou não, dependendo do tamanho, localização e extensão do sangramento se houver ruptura. Estudo brasileiro recente mostrou que pouco mais da metade dos pacientes que sofreram hemorragia subaracnóide (pela ruptura do aneurisma) apresentam sequelas, dentre elas: óbito.

 

Neurocirurgião Moema Endereço: Neurocirurgião Ibirapuera: (11) 3522-9515

Segundo algumas publicações científicas,

“em 1966, foram publicados os primeiros estudos sobre o clipe de Spetzler, produzido a partir de titânio quimicamente puro (99,5%), inicialmente pela Elekta Instruments Inc. (EUA) e atualmente pela NMTNitinol Medical Technologies EUA).

Fontes para O Artigo de O que é Clip para Aneurisma Cerebral

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating / 5. Contagem de Votos:

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here