Abctudo 2024
Abctudo 2024

PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioGeralO que é mindfulness e como colocar em prática?

O que é mindfulness e como colocar em prática?

Mindfulness, uma palavra que tem ganhado cada vez mais destaque no nosso cotidiano, se refere a uma prática de atenção plena. Através do mindfulness, aprendemos a estar inteiramente presentes, conscientes do nosso corpo e dos pensamentos que passam pela nossa mente, sem julgamentos. Essa prática, originada da meditação Budista, é incorporada no ocidente como uma eficaz ferramenta de gestão do estresse e da ansiedade. Neste conteúdo completo, exploraremos a fundo o que é mindfulness e como você pode começar a colocá-lo em prática no seu dia a dia.

O que é mindfulness?

Mindfulness se trata de uma técnica de meditação que nos ajuda a perceber e estar em contato com o momento presente, aceitando nossas sensações, pensamentos e sentimentos, sem tentativas de alterações ou julgamentos. Essa aceitação implica uma profunda mudança de perspectiva, um distanciamento do julgamento automático e uma abertura para a vivência do presente.

 

A prática do mindfulness pode ser realizada de várias maneiras. Uma delas é por meio da meditação sentada, onde se escolhe um objeto de concentração, como, por exemplo, a respiração, e tenta-se manter o foco nesse objeto. Quando a mente divaga, sendo uma ocorrência normal, gentilmente conduzimos a atenção de volta ao objeto sem críticas. Outra maneira é incorporando mindfulness aos eventos cotidianos, como comer, caminhar ou executar tarefas rotineiras, fazendo essas atividades com total atenção plena.

Como praticar e fazer o mindfulness virar rotina?

A prática do mindfulness pode ser incorporada na rotina de qualquer pessoa. A seguir, apresentamos algumas dicas úteis para te ajudar neste processo!

Crie um ambiente propício

Crie um ambiente calmo e agradável para as suas sessões de meditação. Você deve escolher um lugar para poder sentar-se confortavelmente, pode ser em casa ou até mesmo fora. Se estiver sentado no chão, uma almofada ou colchonete são ótimas opções para proporcionar conforto.

Estabeleça um horário

Programe-se para praticar o mindfulness a cada dia, e tente desenvolver a rotina de maneira consistente. Se você se comprometer com um horário diário de meditação, terá mais facilidade para incorporar a prática da atenção plena no dia a dia.

Comece devagar

Tenha em mente que não é necessário começar com uma sessão de meditação de uma hora. É importante que você dê tempo e espaço para se acostumar com a prática, começando, por exemplo, com sessões curtas de 5 ou 10 minutos.

Persista

Mantenha-se focado na sua prática, pois com o tempo você poderá perceber os frutos. É importante ter paciência consigo mesmo durante as sessões e não criar expectativas esperando resultados imediatos. 

Integre mindfulness no seu dia a dia

Você também pode começar a colocar mindfulness em prática nas tarefas cotidianas. Para isso, é importante prestar atenção às sensações, pensamentos e sentimentos que passam pelo seu corpo enquanto executa as tarefas. Preste atenção especialmente no que está acontecendo na sua respiração e tente não se deixar levar pelos pensamentos.

 

Por meio das dicas acima, você poderá começar a colocar em prática o mindfulness no seu dia a dia e desfrutar dos benefícios que essa técnica milenar oferece. Além disso, é possível praticar sob orientação de profissionais especializados, sendo possível encontrar grupos e terapeutas que oferecem cursos online ou presenciais de mindfulness.

Quais são os benefícios da prática do mindfulness no seu dia a dia?

A prática regular do mindfulness pode trazer uma série de benefícios para a sua vida melhorada, tanto físicos quanto mentais. A seguir, listamos alguns dos mais notáveis, confira:

 

  • Redução do estresse: a atenção plena ajuda a reduzir o estresse ao permitir que você aceite cada momento como ele é. Portanto, isso contribui para um menor acúmulo de tensões no seu dia a dia;
  • Melhora da atenção e foco: a prática constante de mindfulness ajuda a melhorar sua capacidade de concentração, visto que se trata de uma prática que exige foco contínuo na respiração e nas sensações corporais;
  • Redução da ansiedade: mindfulness ensina a viver no presente, o que pode ajudar a reduzir preocupações excessivas sobre o futuro, um dos principais gatilhos da ansiedade;
  • Melhora do sono: ao reduzir o estresse e a ansiedade, a atenção plena pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, tendo em vista que uma mente tranquila favorece um sono mais reparador;
  • Autoconhecimento: a prática do mindfulness propicia um encontro consigo mesmo, permitindo que você se conheça melhor e desenvolva uma maior compreensão de seus pensamentos e sentimentos.

Conclusão

A prática do mindfulness pode ser extremamente benéfica para incorporarmos no nosso dia a dia. Ao trazer mais atenção para o presente, conseguimos reduzir o estresse e ansiedade, além de melhorar nossa capacidade de concentração e autoconhecimento. Invista alguns minutos diariamente em sua prática, explore as sensações corporais e permita-se a observar seus pensamentos sem julgamentos.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Truques inteligentes para facilitar o preparo de refeições

Cozinhar é uma das funções mais prazerosas nessa vida, mas é algo que costuma demandar muito tempo e ocupar uma parte preciosa do dia, um tempo que poderia ser destinado a outras atividades. Para quem tem um dia agitado...

15 Dicas de presentes para meninas de 15 anos

Os tão aguardados 15 anos representam um marco especial na vida de qualquer adolescente, especialmente para as jovens damas que estão prestes a vivenciar esse momento único. Escolher o presente perfeito para uma debutante pode parecer desafiador, considerando a...

Quanto custa um saco de cimento? Valores para 2024!

Quanto custa um saco de cimento? Qual o valor atualizado de um saco de cimento para o ano de 2024? Construir é sempre necessário, seja para levantar uma casa do zero ou então fazer uma possível reforma em nosso...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato