Mindfulness, uma palavra que tem ganhado cada vez mais destaque no nosso cotidiano, se refere a uma prática de atenção plena. Através do mindfulness, aprendemos a estar inteiramente presentes, conscientes do nosso corpo e dos pensamentos que passam pela nossa mente, sem julgamentos. Essa prática, originada da meditação Budista, é incorporada no ocidente como uma eficaz ferramenta de gestão do estresse e da ansiedade. Neste conteúdo completo, exploraremos a fundo o que é mindfulness e como você pode começar a colocá-lo em prática no seu dia a dia.
O que é mindfulness?
Mindfulness se trata de uma técnica de meditação que nos ajuda a perceber e estar em contato com o momento presente, aceitando nossas sensações, pensamentos e sentimentos, sem tentativas de alterações ou julgamentos. Essa aceitação implica uma profunda mudança de perspectiva, um distanciamento do julgamento automático e uma abertura para a vivência do presente.
A prática do mindfulness pode ser realizada de várias maneiras. Uma delas é por meio da meditação sentada, onde se escolhe um objeto de concentração, como, por exemplo, a respiração, e tenta-se manter o foco nesse objeto. Quando a mente divaga, sendo uma ocorrência normal, gentilmente conduzimos a atenção de volta ao objeto sem críticas. Outra maneira é incorporando mindfulness aos eventos cotidianos, como comer, caminhar ou executar tarefas rotineiras, fazendo essas atividades com total atenção plena.
Como praticar e fazer o mindfulness virar rotina?
A prática do mindfulness pode ser incorporada na rotina de qualquer pessoa. A seguir, apresentamos algumas dicas úteis para te ajudar neste processo!
Crie um ambiente propício
Crie um ambiente calmo e agradável para as suas sessões de meditação. Você deve escolher um lugar para poder sentar-se confortavelmente, pode ser em casa ou até mesmo fora. Se estiver sentado no chão, uma almofada ou colchonete são ótimas opções para proporcionar conforto.
Estabeleça um horário
Programe-se para praticar o mindfulness a cada dia, e tente desenvolver a rotina de maneira consistente. Se você se comprometer com um horário diário de meditação, terá mais facilidade para incorporar a prática da atenção plena no dia a dia.
Comece devagar
Tenha em mente que não é necessário começar com uma sessão de meditação de uma hora. É importante que você dê tempo e espaço para se acostumar com a prática, começando, por exemplo, com sessões curtas de 5 ou 10 minutos.
Persista
Mantenha-se focado na sua prática, pois com o tempo você poderá perceber os frutos. É importante ter paciência consigo mesmo durante as sessões e não criar expectativas esperando resultados imediatos.
Integre mindfulness no seu dia a dia
Você também pode começar a colocar mindfulness em prática nas tarefas cotidianas. Para isso, é importante prestar atenção às sensações, pensamentos e sentimentos que passam pelo seu corpo enquanto executa as tarefas. Preste atenção especialmente no que está acontecendo na sua respiração e tente não se deixar levar pelos pensamentos.
Por meio das dicas acima, você poderá começar a colocar em prática o mindfulness no seu dia a dia e desfrutar dos benefícios que essa técnica milenar oferece. Além disso, é possível praticar sob orientação de profissionais especializados, sendo possível encontrar grupos e terapeutas que oferecem cursos online ou presenciais de mindfulness.
Quais são os benefícios da prática do mindfulness no seu dia a dia?
A prática regular do mindfulness pode trazer uma série de benefícios para a sua vida melhorada, tanto físicos quanto mentais. A seguir, listamos alguns dos mais notáveis, confira:
- Redução do estresse: a atenção plena ajuda a reduzir o estresse ao permitir que você aceite cada momento como ele é. Portanto, isso contribui para um menor acúmulo de tensões no seu dia a dia;
- Melhora da atenção e foco: a prática constante de mindfulness ajuda a melhorar sua capacidade de concentração, visto que se trata de uma prática que exige foco contínuo na respiração e nas sensações corporais;
- Redução da ansiedade: mindfulness ensina a viver no presente, o que pode ajudar a reduzir preocupações excessivas sobre o futuro, um dos principais gatilhos da ansiedade;
- Melhora do sono: ao reduzir o estresse e a ansiedade, a atenção plena pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, tendo em vista que uma mente tranquila favorece um sono mais reparador;
- Autoconhecimento: a prática do mindfulness propicia um encontro consigo mesmo, permitindo que você se conheça melhor e desenvolva uma maior compreensão de seus pensamentos e sentimentos.
Conclusão
A prática do mindfulness pode ser extremamente benéfica para incorporarmos no nosso dia a dia. Ao trazer mais atenção para o presente, conseguimos reduzir o estresse e ansiedade, além de melhorar nossa capacidade de concentração e autoconhecimento. Invista alguns minutos diariamente em sua prática, explore as sensações corporais e permita-se a observar seus pensamentos sem julgamentos.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.