Por que as pessoas estão falando sobre os e-mails do Dr. Anthony Fauci?

Por que as pessoas estão falando sobre os e-mails do Dr. Anthony Fauci? Milhares de e-mails privados do chefe de doenças infecciosas dos EUA, Dr. Anthony Fauci, revelaram a preocupação e a confusão no início da pandemia. Então, o que aprendemos com eles?

Emails comprometedores do Dr Anthony Fauci

Um especialista dos Institutos Nacionais de Saúde com uma carreira abrangendo sete presidentes dos EUA, o Dr. Fauci, 80 anos, tornou-se o rosto da resposta Covid-19 da nação e desde então tem sido objeto de elogios efusivos e de críticas ferozes.

As mais de 3.000 páginas de e-mails, obtidas pelo Washington Post, Buzzfeed News e CNN através de solicitações da Lei de Liberdade de Informação (FOIA), datam de janeiro a junho de 2020.

Suas conversas oferecem um vislumbre dos primeiros dias do surto de Covid nos EUA e de suas relações com o governo, autoridades sanitárias estrangeiras e nacionais, a mídia, celebridades e americanos comuns.

O que dizem os e-mails? A teoria do laboratório Wuhan

O Dr. Fauci e seus colegas notaram, nos primeiros dias, a teoria de que o Covid-19 pode ter vazado de um laboratório em Wuhan, China.

A alegação controversa foi rejeitada por especialistas no ano passado, que disseram que era “extremamente improvável”. Não surgiram provas que a apoiassem.

Mas nos últimos dias, em meio a críticas de uma sonda internacional inconclusiva sobre as origens do vírus e novos relatos de doenças relacionadas à Covid-19 na região semanas antes de ser oficialmente identificada, a teoria está mais uma vez suscitando o debate.

Um e-mail do diretor da maior instalação de pesquisa biomédica do país, enviado ao Dr. Fauci em janeiro de 2020, sugeriu que as “características incomuns” do vírus podem indicar que ele está “engendrado”, fazendo com que o Dr. Fauci diga que ele vai falar por telefone.

Em abril de 2020, um e-mail do diretor do Instituto Nacional de Saúde, Francis Collins, empurrou o Dr. Fauci com o assunto “a conspiração ganha força“. A resposta do médico a isto está totalmente redigida.

Neste mês de maio, o Dr. Fauci disse que “não está convencido” de que o vírus teve origem natural e expressou apoio a uma investigação.

Sobre as Máscaras contra o Covid-19

Nos primeiros meses do vírus, o governo americano ainda estava trabalhando na orientação de Máscara – um movimento que tem sido criticado por aumentar a confusão.

Em uma troca de e-mails em fevereiro de 2020 com um ex-secretário de saúde dos EUA, o Dr. Fauci disse: “As máscaras são realmente para pessoas infectadas para evitar que elas espalhem a infecção para pessoas que não estão infectadas, em vez de proteger pessoas não infectadas de adquirir a infecção”.

As máscaras são realmente para pessoas infectadas para evitar que elas espalhem a infecção para pessoas que não estão infectadas, em vez de proteger pessoas não infectadas de adquirir a infecção

Ele acrescentou que as máscaras compradas no armazém “não são realmente eficazes para manter o vírus fora, que é pequeno o suficiente para passar através do material”.

Mascaras não são Eficazes contra o Novo Coronavírus ou Covid-19

não são realmente eficazes para manter o vírus fora, que é pequeno o suficiente para passar através do material

No mês seguinte, um amigo no campo da saúde pública chinesa escreveu para dizer que ele foi mal citado na mídia por dizer que o Ocidente está cometendo um “grande erro” ao não recomendar o uso de máscaras.

Por que as pessoas estão falando sobre os e-mails do Dr. Anthony Fauci?

O Dr. Fauci respondeu: “Eu entendo”. Não há problema. Vamos superar isto juntos”.

O Mesmo “médico” sempre reclamou publicamente da falta de mascar do ex-presidente Donald Trump. Mas agora sabemos, que espalhando as chamadas FAKE-News. Já Fauci, assim como Trump sabiam da ineficácia das tais mascaras.

“Eu fiquei preocupado quando vi Trump em uma aglomeração, sem separação entre as pessoas e quase ninguém usando máscara. Quando eu vi isso na TV, eu disse, ‘Oh, meu Deus. Nada de bom pode sair disso, isso vai ser um problema.’ E então acabou sendo um evento super propagador”, afirmou Fauci, em entrevista à CBS News, completando depois: “Às vezes ele compara o uso de máscara com uma fraqueza. Isso não faz sentido”

E ainda fazia “Piadas” sobre

“Acho que, no fundo, ele acredita na ciência. Se não acreditasse, não teria confiado sua saúde aos médicos muito competentes do Walter Reed Army Medical Center”, disse Fauci.

Perguntas de todos os lados

Enquanto o público buscava respostas para o agravamento da crise, o Dr. Fauci fez pesquisas de campo em todos os EUA – incluindo Hollywood e Silicon Valley.

O CEO do Facebook Mark Zuckerberg convidou o médico para participar do centro de informações Covid da plataforma de mídia social e responder às perguntas dos usuários.

A atriz Morgan Fairchild – que alegadamente colaborou com ele durante a epidemia de Aids dos anos 80 – chegou em fevereiro perguntando como ela poderia ajudar.

A Dra. Fauci sugeriu que ela tweetasse: “O público americano não deve se assustar, mas deve estar preparado para mitigar um surto neste país através de medidas que incluam distanciamento social, teletrabalho, fechamento temporário de escolas, etc.”.

E, logo após um telefonema com Bill Gates, um executivo sênior da Fundação Bill e Melinda Gates escreveu para dizer que estava “seriamente preocupado” com a saúde e a segurança da Dra. Fauci.

Os e-mails também revelam que o Dr. Fauci fechou frequente e firmemente os rumores de que ele estava sendo censurado pelo Presidente Trump.

“Na verdade, eu não fui de todo amordaçado”, escreveu ele a um fã não identificado em fevereiro de 2020.

Alguns momentos de leviandade

Lionalizados em velas de oração e brinquedos de cabeça de balão, os e-mails mostram o desconforto do Dr. Fauci professando a adulação vinda de muitos cantos da internet.

Quando um colega lhe enviou por e-mail uma história de como uma loja vendida de donuts brasonados com seu rosto, ele respondeu: “Verdadeiramente surrealista”. Espero que tudo isso pare logo… Não é nada agradável, isso é certo”.

Em outro e-mail, ele compartilhou uma história sobre a ‘Febre Fauci’ com o quip: “Vai estourar sua mente”. Nossa sociedade é realmente totalmente louca”.

E, quando o ator Brad Pitt o interpretou no programa de comédia Saturday Night Live sketch, ele disse alegremente a um colega que um crítico disse que Pitt “parecia ‘exatamente como eu'”. Essa afirmação fez meu ano”.

Qual tem sido a reação?

Alguns políticos conservadores e especialistas da mídia citaram os e-mails em suas chamadas para demitir o Dr. Fauci por seu trabalho sobre a resposta à pandemia.

O senador norte-americano Rand Paul, um republicano que freqüentemente se chocou com o Dr Fauci em audiências no Capitólio, disse que os e-mails deixam “muito claro” que o médico é “uma fraude maciça”.

Do outro lado do corredor político, os liberais argumentaram as posições do Dr. Fauci adaptadas às evidências científicas disponíveis na época. Outros celebraram seu estilo e tom de resposta a vários e-mails.

Linha cinza de apresentação

O teste Fauci Ink Blot Test

Análise de Tara McKelvey, repórter da Casa Branca da BBC

Os e-mails de Fauci são como uma mancha de tinta Rorschach: o que você vê neles revela mais sobre você do que a mancha de tinta, ou, neste caso, os e-mails.

Para os partidários do Trump que conheço em pequenas cidades do Kansas e outras áreas rurais, Fauci é um vilão. Ele transmite mensagens conflitantes sobre o vírus, dizem esses republicanos, e distorce a ciência. Eles também dizem que ele minou o então presidente Trump.

Estes conservadores se recusaram a usar máscaras, mesmo durante os piores dias da pandemia, porque, segundo eles, as diretrizes científicas mudaram constantemente, e Fauci tinha se invertido.

Seus e-mails vão reforçar suas opiniões. Fauci de fato mudou de opinião sobre orientações de saúde, como o uso de máscaras, à medida que surgiram mais informações sobre o vírus. Ele disse a alguém em fevereiro de 2020 que não precisava usar máscara durante a viagem. Mais tarde, ele encorajou as pessoas a usá-las.

Em contraste, para os liberais do Centro-Oeste e de outras regiões, Fauci é um herói. Seus e-mails reforçam suas opiniões – que ele mudou de ideia sobre o que as pessoas deveriam fazer para combater o vírus, dependendo dos dados científicos, e não sobre o que Trump queria que as pessoas ouvissem.

Vírus Chines

Trump diz que vírus foi criado em laboratório na China e a ameaça com tarifas – A imprensa, caía em cima do Ex presidente sem dó… assim como faz com Bolsonaro…

Já hoje quando o presidente Biden diz…

Veja como o tom muda… Quando é Trump ou Bolsonaro é desprezo… quando é qualquer um que a mídia “gosta” é transparência.

Por que as pessoas estão falando sobre os e-mails do Dr. Anthony Fauci?

Que o primeiro surto da Covid-19 ocorreu na China, todos sabemos. E também que disputas com o gigante asiático fizeram com que o novo coronavírus fosse referido, em tom de desprezo, como vírus chinês por presidentes como Donald Trump e Jair Bolsonaro, desencadeando teorias da conspiração em variadas versões.

O atual presidente dos EUA busca mais transparência na origem do vírus responsável pela maior pandemia em um século, para chegar a uma resposta: propagou-se pelo contato animal-homem num mercado chinês ou por um acidente no Instituto de Virologia de Wuhan?

Biden admitiu que a comunidade de inteligência americana está dividida entre os dois cenários. Por isso, ordenou uma investigação detalhada a ser concluída em três meses.

Mais Informações sobre o Dr Fauci na Internet

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies