Muito se fala sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no universo infantil e escolar. Mas pouco se comenta que cerca de 2,5% da população mantenha essa condição na idade adulta. Os danos do déficit de atenção no trabalho podem ser tão simples como esquecimentos leves, quanto graves, como instabilidade profissional e baixa produtividade.
TDAH Adulto no Trabalho
Pessoas diagnosticadas com TDAH veja aqui o transtorno em mulheres podem ter mais sintomas de déficit de atenção, ou de hiperatividade, ou ainda, as duas situações combinadas. O transtorno é bem mais leve no adulto, se comparado à criança, e não tem cura — mas tratamentos diversos. Como pessoas com TDAH reagem ao ambiente profissional e o que pode ser feito para reparar os prejuízos para a carreira é o que veremos neste post.
Déficit de Atenção e Hiperatividade no Trabalho — Dicas para Evitar a Queda na Produtividade
“Trata-se de uma doença que conhecemos há um século, mas até hoje há dificuldade em seu diagnóstico e tratamento”, comenta Dr Willian Rezende, Médico Neurologista SP e Especialista em TDAH Déficit de Atenção e Hiperatividade da Clínica Regenerati. Ou seja, existe muita gente que não foi diagnosticada, mas também muita gente diagnosticada de forma errada.
O TDAH Adulto com TDAH com frequência se esquece de atividades cotidianas
O desafio está em retornar ligações, pagar contas ou manter horários agendados”, segundo Neurologista.
Já a impulsividade apresenta seis (ou mais) sintomas que persistem por, pelo menos, seis meses e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais, complementa.
Os mais hiperativos não conseguem permanecer em uma reunião durante muito tempo, ou sentados numa situação cotidiana, como num restaurante. Sofrem de uma movimentação intensa e desnecessária. Também tendem a batucar as mãos ou os pés, além de não conseguir esperar “sua vez” de falar.
Tanto a desatenção crônica (dificuldade em reter conhecimento, honrar compromissos — sejam reuniões ou contas — e executar tarefas sem erros) quanto a hiperatividade associada à impulsividade podem prejudicar a performance de um profissional.
Logo abaixo, deixamos uma série de sintomas apresentados pelo paciente adulto com TDAH, que, segundo o Dr. ,
“devem estar presentes o tempo todo, em qualquer ambiente, e precisam causar algum tipo de prejuízo funcional à pessoa, como baixo rendimento escolar ou no trabalho”.
Confira os Sintomas TDAH ADULTO:
Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido
Tem dificuldade de manter a atenção em conversas ou leituras prolongadas
Parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente, parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia
Não segue instruções até o fim e não consegue terminar tarefas. Costuma começá-las, mas rapidamente perde o foco
Tem dificuldade para gerenciar tarefas sequenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; seu trabalho é desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos
Evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado, como o preparo de relatórios, preenchimento de formulários ou revisão longas
Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades, como livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos ou celular
É facilmente distraído por estímulos externos
Remexe ou batuca as mãos ou os pés, levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado
“Não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado”, se sentindo desconfortável em ficar parado por muito tempo
Fala demais e frequentemente deixa escapar uma resposta antes da conclusão da pergunta
Tem dificuldade para esperar a sua vez
Frequentemente, interrompe ou se intromete nas conversas ou assume o controle sobre o que outros estão fazendo
O Tratamento para o Déficit de Atenção no Trabalho
Como distinguir o joio do trigo?
Com certeza você já trabalhou ou trabalha com pessoas relapsas, que vivem perdendo coisas e compromissos, que entregam tarefas com qualidade aquém do esperado ou estão frequentemente se sentindo pressionadas e correndo de um lado para o outro.
Como saber que elas têm ou não têm TDAH?
Todo adulto com TDAH foi uma criança com TDAH — e o médico precisa resgatar seu passado, mesmo que a pessoa não tenha sido diagnosticada na infância. Isso não quer dizer que toda criança com TDAH se torna um adulto com os sintomas. Praticamente metade delas consegue desenvolver técnicas para aliviar os sintomas que prejudicam seu convívio social e profissional. Ou seja, se o seu colega avoado foi uma criança sem nenhum sinal de TDAH, ele é apenas avoado.
Seguem algumas dicas da Associação Brasileira do Déficit de Atenção para o adulto evitar a consequência negativa de sua síndrome:
Para evitar a bagunça e a sobrecarga:
Defina lugares fixos para guardar as coisas mais usadas em seu dia a dia (como chaves, cadernos, óculos, celular etc, para evitar que fiquem perdidas)
Use uma agenda física ou no celular para anotar compromissos. Com ela, não é necessário confiar na memória
Faça listas para anotar o que precisa ser feito — ou ainda, melhor: use uma ferramenta de gestão de projetos, tarefas e o fluxo de trabalho para planejar e organizar sua vida profissional e te ajudar a ser mais produtivo
Crie hábitos e evite procrastinar (quem garante que você vai se lembrar depois do que precisa fazer?)
Leituras Sugeridas TDAH Adulto no Trabalho
Organize-se!
Veja aqui como uma agenda de tarefas aumenta a sua produtividade
Quer aumentar sua produtividade?
Então faça uma checklist
Para não Perder Prazos nem Compromissos:
Use um relógio: tão simples quanto antigo, deve ser usado para marcar quando você começa uma tarefa e te forçar a ficar pelo menos um determinado período trabalhando nela. Uma ferramenta de timetracking pode ser ainda mais útil para calcular horas trabalhadas, já que você terá registrado seu histórico de esforço em cada tipo de tarefa
Para essas tarefas, dê 50% mais tempo do que você acha necessário
Defina prioridades lá na sua lista de afazeres e comece pelo o que tem mais importância (saiba como fazer isso através da metodologia de pilha)
Uma tarefa de cada vez — ser multitarefa não é ser mais produtivo (leia mais aqui)
Aprenda a dizer não! Ser impulsivo e aceitar tudo é o pior cenário para alguém que não consegue se concentrar.
Se é difícil para você, leia este post sobre como dizer “não” sem culpa e salvar sua produtividade no trabalho
Planejamento diário: dicas para tornar seu trajeto para o trabalho mais útil
6 listas inteligentes para ter além da sua lista de tarefas
Backlog: a lista que ajuda você a refinar o desenvolvimento dos seus produtos
Como funciona a lista de tarefas do Runrun.it
Além desses atalhos, o adulto com TDAH ainda pode fazer terapia para lidar com as pressões sociais. Isso porque ele acaba se comparando com os demais e percebe que não consegue render nem produzir no mesmo compasso que os colegas — o que pode levar a demissões e a um quadro generalizado de depressão. Também existem tratamentos com medicamentos estimulantes e que melhoram as funções mentais. Para serem prescritos, é preciso consultar um médico.
De todo modo, criar hábitos de organização pode melhorar e até acabar com os sintomas do TDAH no adulto. Isso é visível ao analisar a porcentagem da população com o transtorno: 5% das crianças e 2,5% dos adultos, segundo artigo do Hospital Albert Einstein. Ou seja, 50% dos pacientes conseguem desenvolver estratégias para trabalhar suas limitações de forma a inibir os sintomas e os impactos do TDAH em sua vida adulta profissional e social.
“Na transição para a vida adulta, metade dos pacientes consegue desenvolver mecanismos para se adaptar aos sintomas do TDAH, ou seja, consegue controlá-los de forma que não causem dificuldades à sua rotina de atividades”, diz Lara, Psicologa Meoma.
Ajuda com um Software de Gestão
Uma condição que pode impactar de forma muito importante na vida adulta, o TDAH não tem cura, mas pode ser trabalhado de várias formas. Com a ajuda de uma terapia e também com mecanismos para automatizar algumas tarefas que dependam da memória ou do foco do profissional.
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.
Muito se fala sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no universo infantil e escolar. Mas pouco se comenta que cerca de 2,5% da população mantenha essa condição na idade adulta. Os danos do déficit de atenção no trabalho podem ser tão simples como esquecimentos leves, quanto graves, como instabilidade profissional e baixa produtividade.
Primeiramente é necessário esclarecer que o TDAH não é uma doença, e sim um transtorno, portanto não há cura para o problema mas tem tratamento. O TDAH é o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. E o DDA é apenas o déficit de atenção. Parabens Dr! Neurologista TOP
Defina lugares fixos para guardar as coisas mais usadas em seu dia a dia (como chaves, cadernos, óculos, celular etc, para evitar que fiquem perdidas)
Use uma agenda física ou no celular para anotar compromissos. Com ela, não é necessário confiar na memória
Faça listas para anotar o que precisa ser feito — ou ainda, melhor: use uma ferramenta de gestão de projetos, tarefas e o fluxo de trabalho para planejar e organizar sua vida profissional e te ajudar a ser mais produtivo
Crie hábitos e evite procrastinar (quem garante que você vai se lembrar depois do que precisa fazer?)
A cabeça não quer descansar um só segundo; a insônia te visita todas as noites; sua mente é um caos e a cada dia fica mais difícil lidar com el a. Essas são só algumas das situaçõe s típicas do TDAH em adultos. Fique conosco para descobrir um pouco mais sobre ohsha transtorno