Marca varejista nacional pioneira em inovações, a Pernambucanas acaba de inaugurar uma nova loja, no Atrium Shopping, em Santo André no Grande ABC Paulista. Localizada no piso 1, a loja traz opções completas em vestuário para os públicos feminino, masculino e infantil, além das novidades nos segmentos de tecnologia, informática e eletroportáteis. A marca própria “Pernambucanas Casa”, que reúne jogos de cama, mesa, banho e decoração, também integra o mix de produtos. Os mais de 300 itens contam com atributos como praticidade, conforto e design diferenciado.
Pernambucanas
A Rede de varejo chamada Pernambucanas. É uma rede varejista Brasileira de longa data e muita história. Fundada no dia 25 de setembro de 1908 (vinte e cinco de (09) de um mil novecentos e oito) na cidade do Recife, em Pernambuco, pelo sueco Herman Theodor Lundgren, que tinha adquirido pouco tempo antes de falecer uma unidade de produção têxtil, a Companhia de Tecidos Paulista, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife.
Pernambucanas Centenária e Muita História
Em 1910 (um mil novecentos e dez) foi então inaugurada e aberta ao publico a primeira loja no centro da Capital em plena Praça da Sé, São Paulo. Em 1962 (um mil novecentos e sessenta e dois) foi então que ficou o Marketing o destacou com o famoso o filme Comercial:
“Quem Bate? É o Frio!
Não Adianta Bater, eu não
Deixo Você Entrar”
Em 1970 ( um mil novecentos e setenta ) já tínhamos a eleito, era de fato por números a maior de todas as Redes de lojas da Republica Federativa do Brasil. No Século XXI diversificou seus produtos, que além de tecidos e roupas oferece Eletrodomésticos, Informática (produtos voltados a tecnologia) e Similares.
Mesmo tendo um nome de “Pernambucanas”, obviamente, com muita referencia de sua origem pois também era um nome que estava remetendo ao Estado onde o viajante e imigrante de origem sueco teve seu maior vinculo. Pois foi o estado onde o Sueco pode ter sua vida estabelecida logo ao desembarcar em terras Brasileiras. Temos que mencionar também que é onde ainda moram muitos de seus descendentes, a rede não possui mais lojas em Pernambuco desde a década de 80 (oitenta).
Auge das Pernambucanas
A empresa em seu auge na década de 1970 (um mil novecentos e setenta) época da consagração total do jogador de Futebol Pelé, chegou a ter mais de 700 (setecentas) lojas, incluindo as Lojas Muricy, fundada em 1976, porém após uma disputa entre os herdeiros nas décadas de 1970 a 1990, as operações de Pernambuco e do Ceará desapareceram e os negócios no Rio de Janeiro foram à falência (Lundgren Irmãos Tecidos Indústria e Comércio S/A), apenas a Arthur Lundgren Tecidos, com operações em São Paulo, prosperou e hoje compete com os grandes concorrentes do segmento de varejo no país.
Faturamento 2013 Pernambucanas
Com um faturamento de R$ 6 bilhões em 2013, é a maior varejista de vestuário do Brasil.
Hoje, após cem anos de sua fundação, está presente em apenas nove Estados – São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, com mais de 17 mil colaboradores e 316 (trezentos e dezesseis) lojas pelo país. Com um único centro de distribuição em Araçariguama SP.
Um escritório central e uma central de relacionamento com o cliente, ambos em São Paulo.
Com um modelo de negócio diferenciado no Brasil, ancorado em quatro categorias diferentes:
- lar-têxtil (cama, mesa, banho, tapetes e cortinas);
- vestuário (feminino, masculino, infanto-juvenil, lingerie, calçados e acessórios);
- eletro (eletroeletrônicos, eletroportátil, eletrodoméstico, telefonia e informática);
- produtos e serviços financeiros (empréstimos, seguros e garantias estendidas)
As Pernambucanas apresenta um conceito de loja completa para a família brasileira.
Pernambucanas Marcas Próprias
A Pernambucanas também possui marcas próprias:
- Anik,
- Flobelle,
- Baila e
- Greta, para Lar-Têxtil; e
- Vanguard,
- Argonaut,
- Norton,
- Anne Claude e
- Giardino para Vestuário.
Além disso, um time de 15 estilistas identifica tendências de moda, adequando tecidos e desenhos dos segmentos Lar-Têxtil e Vestuário ao perfil dos consumidores para as coleções outono/inverno e primavera/verão.
Tal envolvimento com o universo da moda também pode ser comprovado pelo concurso Faces, que a empresa promove em parceria com a agência Ford Models. Realizado em diversas etapas ao longo do ano, o concurso seleciona jovens de 14 a 25 anos para ingressarem na carreira de modelo e manequim.
Sobre o Atrium Shopping
O Atrium Shopping possui 86.701,71 m² de área construída, cinco pavimentos, dos quais dois de estacionamento e três de lojas. O centro de compras destaca-se pelas presenças do Poupatempo de Santo André; das maiores âncoras do varejo, como Cinemark (7 salas), Renner, Casas Bahia, Lojas Americanas, Marisa, Riachuelo, Ri Happy, Besni, Di Gaspi, Carrefour Express, Rock & Ribs, Preçolândia e 1A99. Sua praça de alimentação possui 20 operações (McDonald’s, Burger King, SuperGrill, entre outras) e 1.200 lugares. O Atrium Shopping foi inaugurado em 29 de outubro de 2013, e está implantado em um projeto multiuso na Rua Giovanni Battista Pirelli, uma das principais vias de Santo André. Visite: www.atriumshopping.com
Sobre a AD Shopping
A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do país, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 36 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 27 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Visite: www.adshopping.com.br.
Atrium Shopping
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Santo André – SP
Tel.: (11) 3135- 4500 – atriumshopping.com
Mais informações à imprensa: CLARA Comunicação
Tel: (11) 3667-9136 / 3667-4065
clara@claracomunicacao.com.br
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.