Coronavírus há Motivo para Pânico – Infectologista Dra Keilla

Coronavírus há Motivo para Pânico? Você sabe o que é o coronavírus? Várias doenças que acometem as pessoas são causadas por seres microscópicos — são as chamadas infecções. Na maioria das vezes, nossas células de defesa destroem os microrganismos antes que eles causem dano ao organismo. Mas, às vezes, eles causam doenças mais graves. É o caso da infecção novo coronavírus.

Na grande maioria das vezes, as pessoas infectadas por ele não sentem nada ou apresentam sintomas semelhantes aos de um resfriado. Porém ele pode provocar a Síndrome Respiratória Aguda Grave — um quadro que pode ser fatal. Quer entender melhor esses conceitos? Acompanhe o nosso post!

Coronavírus há Motivo para Pânico

O QUE SÃO OS VÍRUS?
Antes de responder e explicarmos o que é o coronavírus, é importante tentar entender uma outra pergunta: o que são vírus?

Os vírus são microrganismos, isto é, seres tão pequenos que não conseguem ser vistos a olho nu. Inclusive, eles são menores do que todos os outros seres que causam infecções na gente, como as bactérias e os fungos. Por isso, precisamos de máscaras reforçadas para nos protegermos.

Para enxergá-los, é necessário o uso de microscópios de alta tecnologia. Além disso, são seres que só conseguem sobreviver e se multiplicar quando estão em algum ser vivo: bactérias, fungos, plantas e animais, como seres humanos.

O QUE SÃO OS CORONAVÍRUS?

Você sabia que não existe apenas o coronavírus da COVID-19? Coronavírus, na verdade, é uma família de vírus. Há várias espécies, que causam doenças leves ou que já causaram outras epidemias preocupantes no passado! Falaremos disso adiante.

Eles recebem o nome “corona”, porque possuem partes em sua superfície externa que dão um visual parecido com uma coroa. Corona em latim significa coroa. Essa parte é chamada de “Spike Protein”, ou “Proteína Espeto”, é ela que o vírus usa para infectar nossas células.

Além do coronavírus da atual pandemia, tem outros tipos de coronavírus que causam doenças na gente e em outros animais:

o HCoV-OC43 é um dos vírus que causa o resfriado comum, esse que quase todo mundo pega todo ano;
um outro coronavírus, o baleia-beluga-coronavírus SW1, foi responsável pela morte de várias baleias. Curiosamente, ele não ataca o pulmão, mas o fígado.

O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS, O SARS-COV-2

O novo coronavírus é uma espécie de vírus, chamado cientificamente de SARS-CoV-2. Essa palavra complicada é uma sigla em inglês para “coronavírus-2 causador de síndrome respiratória aguda grave”. A SARS é a forma mais grave da COVID-19 e de outras doenças respiratórios, ela é conhecida no Brasil como SRAG.

O novo coronavírus foi inicialmente identificado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China. Os médicos locais começaram a perceber que algumas pessoas estavam com uma “gripe estranha”, pois evoluíam para casos de pneumonia bem grave.

Link para Este Vídeo: https://youtu.be/1P747cVW_Ow

Saiba mais em:
– https://www.drakeillafreitas.com.br/novo-coronavirus/
– https://www.drakeillafreitas.com.br/casais-com-hiv-podem-ter-filhos-livres-do-virus/
Facebook:
– https://www.drakeillafreitas.com.br/novo-coronavirus/
Instagram: @drakeillafreitas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.