É possível engravidar no período menstrual?

Engravidar durante a menstruação é possível? Quais são os riscos e benefícios de fazer sexo na menstruação?

Essas e outras dúvidas são muito comuns. Em parte, isso se deve ao fato de que, infelizmente, a vida sexual da mulher e a menstruação ainda são temas tabus.

Engravidar durante a menstruação é possível? Quais são os riscos e benefícios de fazer sexo na menstruação?

Essas e outras dúvidas são muito comuns. Em parte, isso se deve ao fato de que, infelizmente, a vida sexual da mulher e a menstruação ainda são temas tabus.

Assim, abre-se espaço para mitos e desinformação a respeito da segurança no sexo quando se está menstruada – ou não.

Visando esclarecer alguns dos principais questionamentos sobre esse tema, elaboramos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre sexo na menstruação.

Sexo na menstruação: riscos e benefícios

Fazer sexo durante a menstruação exige alguns cuidados para preservar a sua saúde e a do seu parceiro. No entanto, ter relações durante esse período também pode ser benéfico, prazeroso e – não necessariamente – deve ser evitado a todo custo.

Confira abaixo as respostas para as maiores dúvidas envolvendo riscos e benefícios do sexo na menstruação.

O risco de contrair ISTs na menstruação é maior?

Sim. Quando a mulher está menstruada, o colo do útero tende a ficar mais aberto para que o fluxo menstrual possa descer com mais facilidade.

Porém, essa condição favorece também a passagem de vírus, bactérias e fungos. Dessa maneira, a mulher fica mais vulnerável a se contaminar com algum tipo de infecção sexualmente transmissível, como HIV, HPV, hepatites, sífilis, candidíase e gonorreia.

No entanto, se a relação sexual for protegida – ou seja, com o uso de preservativos, aumenta-se a segurança no sexo e o risco de contaminação reduz para quase zero.

Engravidar durante a menstruação é possível?

Sim. Apesar de improvável, é possível engravidar durante a menstruação. No geral, quando a mulher menstrua é porque ela já ovulou e este óvulo não foi fecundado. Porém, pode acontecer a ovulação enquanto o tecido endometrial está descamando – o que ocorre entre mulheres com o ciclo menstrual irregular ou muito curto.

Além disso, há de se considerar o fato de que o espermatozoide pode ficar viável para fecundação por até 3 ou 4 dias. Portanto, se a mulher tiver relação desprotegida e dentro desse período de 3 ou 4 dias ela ovular, isso pode resultar em uma gravidez.

A mulher pode ficar com mais tesão quando está menstruada?

Sim. É bom ressaltar que a libido pode variar de uma mulher para outra. Porém, de um modo geral, a variação hormonal comum nesse período tende a tornar a ulher mais receptiva para relações sexuais.

Posso transar utilizando absorvente interno?

Não. Para a segurança no sexo, não obstrua o canal vaginal com um absorvente interno na intenção de conter um eventual fluxo. Se você optar por um sexo com penetração, pode ser que os movimentos do pênis desloquem o absorvente. Dessa forma, o sexo fica desconfortável, podem ocorrer lesões e a remoção fica mais difícil.

A PPK fica mais sensível na menstruação?

Sim. A região genital é mais irrigada quando a mulher está menstruada, principalmente na parede vaginal e nas áreas próximas ao clitóris. Por isso, o sexo pode ser mais prazeroso nesse período.

Posso receber sexo oral quando eu estiver menstruada?

Com certeza. No entanto, é fundamental higienizar a região íntima para evitar que a pessoa que estiver fazendo o sexo oral não entre em contato com o sangue. Nesse caso, o absorvente interno pode ser uma boa medida para conter um possível fluxo na hora do oral.

Sexo durante a menstruação melhora a TPM?

Sim. No decorrer do período menstrual, a mulher costuma passar por alterações no humor e desconfortos físicos conhecidos como Tensão Pré-Menstrual – TPM.

Acontece que, durante o sexo, o cérebro libera os chamados hormônios da felicidade e bem-estar, como ocitocina, serotonina e endorfina. Portanto, transar enquanto estiver menstruada pode aliviar os sintomas da TPM.

8 dicas de sexo durante a menstruação

As relações sexuais no período menstrual também podem ser prazerosas e seguras. Tendo isso em vista, confira agora 8 dicas de sexo durante a menstruação:

  1. Comunique-se abertamente com o seu parceiro ou parceira e certifique-se de que ambos estejam confortáveis;
  2. Para minimizar qualquer preocupação com eventuais sangramentos, higienize a região íntima e utilize absorvente interno (se não houver penetração);
  3. Sexo não é só penetração. Por isso, se você não estiver 100% segura, procure explorar outras formas de prazer, como masturbação mútua, beijos e carícias;
  4. Visando garantir a segurança no sexo contra ISTs e gravidez indesejada, utilize preservativos;
  5. Lubrifique bem a região íntima, dando preferência para lubrificantes à base de água;
  6. Transe em posições que sejam confortáveis para ambas as partes;
  7. Utilize toalhas ou lençóis extras de cor escura para caso haja um sangramento, pois assim você protege a cama de manchas e pode ficar menos preocupada com isso durante a transa;
  8. Se preferir, evite fazer sexo nos primeiros dias de menstruação, que é quando o fluco tende a ser mais intenso. Espere alguns dias para ter uma experiência mais confortável.

E então, conseguirmos esclarecer as dúvidas sobre sexo na menstruação? E o que achou das nossas dicas? Se a gente não tiver respondido algum questionamento, deixe nos comentários que a gente vai tentar te responder o quanto antes, ok?

Ah, e não deixe de ficar em dia com as suas consultas ao ginecologista. Esse profissional especialista poderá fornecer orientações mais aprofundadas sobre a sua saúde íntima e sexual, além de solicitar os exames para verificar se está tudo bem com o seu corpo.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos, suplementos e itens para cuidados pessoais.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.