Cirurgia para Infecções Ósseas e Articulações: Os cirurgiões ortopédicos da NYU Langone podem recomendar a cirurgia para algumas pessoas com infecções ósseas ou articulares. O tratamento depende do tipo e da localização da infecção.
Cirurgia para Osteomielite
Os médicos podem recomendar um procedimento chamado de desbridamento para remover tecido ósseo morto ou danificado em pessoas com osteomielite. Durante este procedimento, o médico corta o tecido ósseo morto ou danificado. Ele ou ela também lava a ferida para remover qualquer tecido morto ou solto.
Os médicos podem eventualmente substituir o osso removido por um enxerto, um pequeno pedaço de osso retirado de seu quadril ou de um banco de ossos, uma instalação que armazena o tecido ósseo doado. Durante este procedimento, o médico pode implantar antibióticos diretamente no osso.
Um enxerto de pele também pode ser necessário se a pele ao redor do osso ou da articulação estiver infectada e não cicatrizar. Em um enxerto de pele, um cirurgião plástico da NYU Langone remove a pele infectada e a substitui por pele ou músculo saudável na área.
Os médicos geralmente retiram um pedaço de pele das nádegas, da coxa interna ou de outra parte do corpo. A pele saudável é ancorada no lugar com grampos ou alguns pequenos pontos.
Algumas vezes, o cirurgião também move algum músculo para cobrir uma área ao redor de uma infecção óssea ou articular. Isto pode promover a cura, pois o músculo proporciona um fluxo de sangue saudável para o osso ou a articulação.
Os cirurgiões podem freqüentemente realizar enxertos de pele e músculo ao mesmo tempo em que o desbridamento.
Se a infecção for profunda dentro do corpo ou se um osso estiver sendo removido, seu médico pode lhe dar anestesia geral antes do procedimento. Se a infecção estiver mais próxima da superfície, ele ou ela entorpece a área ao redor da ferida com um anestésico regional ou local. Você pode receber um sedativo para ajudá-lo a relaxar durante o procedimento.
Pode ser difícil eliminar completamente a osteomielite, que pode se tornar uma infecção crônica. Algumas pessoas podem precisar de múltiplas cirurgias para remover completamente o osso danificado ou morto.
Cirurgia para Artrite Séptica
Para pessoas com artrite séptica, os médicos podem primeiro remover o fluido articular infectado antes de decidir se a cirurgia é necessária. O médico freqüentemente retira o fluido infectado com uma agulha inserida na articulação.
A drenagem pode ser realizada diariamente ao longo de vários dias ou semanas, até que a infecção seja eliminada. Algumas articulações, como o quadril, são mais difíceis de drenar com uma agulha, portanto, pode ser necessária uma cirurgia.
Se um implante articular for infectado, você pode precisar de cirurgia para remover o dispositivo protético e o tecido infectado ao redor. Um cirurgião ortopédico pode substituir o dispositivo por um espaçador antibiótico temporário para controlar a infecção. Este espaçador é deixado no lugar por alguns meses enquanto o corpo cicatriza e a infecção é eliminada. Os médicos realizam então uma segunda cirurgia para implantar uma nova articulação protética.
As articulações infectadas podem ser tratadas com um procedimento artroscópico minimamente invasivo ou cirurgia aberta, que é chamada de artrotomia. Com ambas as abordagens, os médicos removem o revestimento infectado da articulação, em um procedimento chamado sinovectomia, e lavam a área com líquido para diminuir a quantidade de bactérias ali existentes.
Após a cirurgia, são necessários antibióticos intravenosos por vários meses para evitar que a infecção volte.
Consultório
Atendo muitas pessoas no consultório que se submeteram a qualquer cirurgia com colocação de prótese com infecção no local da cirurgia, independente do tempo de pós operatório.
Muitas vezes a infecção da órtese ou prótese não está tão clara, mas é algo que precisamos ter em mente.
Quando a prótese se infecta a única opção de cura é retirar a mesma.
A bactéria “gruda” na superfície da prótese criando uma capa protetora chamada de biofilme. o biofilme não pode ser retirado com limpeza e é por isso que precisa ser trocado.
Osteomielite
A osteomielite é uma infecção do osso, uma condição rara, mas grave. Os ossos podem ser infectados de várias maneiras: A infecção em uma parte do corpo pode se espalhar através da corrente sanguínea até o osso, ou uma fratura aberta ou cirurgia pode expor o osso à infecção.
O que causa a Osteomielite?
Na maioria dos casos, uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, um tipo de estafilococo, causa a osteomielite.
Certas condições crônicas como diabetes podem aumentar seu risco de osteomielite
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.