Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioNeuropsicólogoInteligência Emocional Interfere nas Competições Esportivas

Inteligência Emocional Interfere nas Competições Esportivas

Emocional Interfere nas Competições: Da coroação da Vitória ao Drama da Eliminação. Agir, inteligência emocional e como isso pode interferir na competição?

Emocional Interfere nas Competições: Em época de copa do mundo, no especial momento de fases onde o “mata-mata” encaminha a seleção perdedora para casa, é interessante que vários aspectos sejam observados.

Emocional Interfere nas Competições

Pensemos em nosso país, Brasil, onde culturalmente temos o futebol conhecido como “mania brasileira”. Trata-se do esporte mais incentivado em nosso meio, sendo que esse incentivo acontece desde a infância enquanto pais já definem os times pelos quais seus filhos irão torcer como se fosse uma herança de família.

Durante o desenvolvimento de vida desse indivíduo, o futebol passa a fazer parte dele e fica evidenciado em anos de Copa do Mundo. É o momento em que o país para para assistir o futebol e a emoção de uma vida inteira aflora.

Inteligência Emocional Interfere nas Competições Esportivas

A cobrança que a torcida faz em cima da seleção é conhecida como mais uma maneira de pressão… A pressão pelo resultado, pela vitória, pelo Hexa Campeonato. É uma torcida externa que influencia diretamente no desempenho em campo dos jogadores, observado muitas vezes quando eles mesmos incentivam que a torcida “faça parte” do jogo.

Essa torcida incentiva, vibra, sofre, chora e comemora junto com o seu time e talvez por isso tornam-se milhões de técnicos.

Os atletas e equipes de alto rendimento vivem de resultados, placares favoráveis e desejados. Através disso eles conseguem maior sucesso profissional, despertam interesse de grandes equipes e conquistam a fidelidade do torcedor.

Um jogador que alcança uma vaga numa seleção de futebol tem toda uma experiência na área e muitas vezes desde a infância quando foi incentivado pela própria família. Acontece que num campeonato mundial como é a Copa do Mundo, a grande maioria está nessa mesma condição e para ser vencer é necessário ter um diferencial.

A competência psicológica surge como grande auxiliar nesses momentos, pois o placar é o resultado de um conjunto de fatores que interagem ativamente durante as competições e existem aspectos que podem ser controlados, como as quatro competências que levam atletas e equipes ao alto desempenho esportivo, sendo eles:

  1. Técnica (fundamentos do esporte, que como no futebol são: drible, passe, cabeceio e finalizações)
  2. Tática (esquemas estratégicos: um time pode começar usando algum e dependendo do jogo alternar sendo eles: 3-5-2 ou 4-4-2)
  3. Física (potência, força, velocidade e flexibilidade)
  4. Psicológica (dinâmica PSAI = pensar – sentir – agir – interagir)
  5. Emocional Interfere nas Competições

A Competência Psicológica pode ser usada como opção e diferencial competitivo de atletas e equipes na busca de resultados, principalmente nos momentos em que a importância da partida coloca em questionamento o resultado da equipe por inteiro. Emocional Interfere nas Competições.

Podemos citar alguns exemplos de descontrole emocional nos esportes: Na copa de 1994, Leonardo, jogador da seleção brasileira, deu uma cotovelada em Tab Ramos, jogador dos Estados Unidos, que causou não só um impacto físico como profissional pois ele perdeu o emprego no Betis, da Espanha, além de 20 anos depois ainda ter relatado que sentia dores de cabeça no local do impacto.

Na copa de 1998, muito foi comentado sobre a ausência do jogador Ronaldo (Fenômeno), sendo que alguns boatos apontavam que ele havia “amarelado”. Na copa de 2006, o jogador francês Zidane protagonizou uma cabeçada no italiano Marco Materazzi que ficou para a história. Emocional Interfere nas Competições. O mais instigante é que esses comportamentos poderiam ser evitados e a história poderia ser diferente. Imaginem a idéia de usar a raiva como “força” para fazer gol?

O QUE É COMPETÊNCIA PSICOLÓGICA?

Competência Psicológica é a capacidade de agir de forma eficaz, inteligente e estratégica, frente aos desafios e adversidades da vida. Para ser competente é preciso desenvolver um conjunto de habilidades cognitivas (mentais e emocionais) e motoras. Competência, portanto refere-se ao conjunto articulado e dinâmico de conhecimentos, habilidades e atitudes para conseguir:

  • Enfrentar desafios – pessoais, interpessoais e profissionais
  • Resolver problemas – ao invés de procrastinar
  • Ter atitude mental positiva – especialmente diante dos revezes
  • Agir de forma criativa – e não emocionalmente reativa.

COMO DESENVOLVER A COMPETÊNCIA PSICOLÓGICA?

COMO DESENVOLVER A COMPETÊNCIA PSICOLÓGICA?

O Coaching é uma meotodologia usada para desenvolver a competência psicológica porque visa ampliar a capacidade de produzir resultados, ou seja, desenvolver o autodomínio, definitivo para quem quer virar o jogo nos esportes, negócios e na vida.

Para Peter Senge, diretor do Centro de Aprendizado da Sloan School of Management o MIT (Massachussetts Institute of Technology) é

“através do desenvolvimento do autodomínio que aprendemos a entender e aprofundar continuamente nosso propósito na vida e a concentrar energia em maneiras mais estratégicas e produtivas de agir e interagir, como um artista no trabalho de criação”.

Emocional Interfere nas Competições: O processo de Coaching contribui para que o atleta e equipe definam novos “planos de vôo” como numa escalada crescente, onde se parte de um determinado degrau e se preparam para a viagem que os levará a novas conquistas e realizações.

O Processo de Divide em Algumas Fases:

  1. Decida aonde você quer chegar e que tipo de atleta quer se tornar;
  2. Avalie onde está – os recursos e competências que dispõe e o que pode ser levado na bagagem para ser aproveitado rumo ao que deseja alcançar;
  3. Estabeleça um plano de ação – uma ponte de ligação entre onde está e o que necessita desenvolver (recursos e competências) para chegar ao destino almejado;
  4. Parta para a ação, que representa a essência do movimento de mudança, para atingir os resultados estabelecidos. Nessa etapa é preciso aprender a dinâmica do PSAI: pensar, agir e interagir. Para tanto, conhecer melhor esse “aplicativo” do cérebro, poderá fazer toda a diferença do mundo porque somos nós que precisamos comandar nossos pensamentos e assumir nossos estados emocionais.
  5. Prepare-se para as adversidades ao longo do caminho; elas existem e você deverá utilizar a técnica de solução de problemas. Diante do problema, é importante definir:
  • Meta
  • Identificar alternativas
  • Implantar a melhor alternativa
  • Fazer acontecer – a parte que lhe cabe do destino
  1. Aprenda a dominar as emoções básicas (medo/ansiedade, alegria, raiva, tristeza e amor. Caso não consiga, podemos ser dominados por esses estados emocionais vulneráveis, nos colocando na condição reativa e não-criativa.
  2. Se existe uma característica comum aos campeões, essa habilidade é a capacidade de manter o foco, de trabalhar duro na busca do objetivo estabelecido, sabendo como enfrentar os desafios, levantando-se a cada queda do caminho.
  3. Avalie os resultados alcançados
  4. Aprenda com os erros e acertos
  5. Procure melhorar sempre, estabelecendo, assim, o ciclo da excelência.

Em qualquer esporte, o êxito ou fracasso de um atleta e equipe é resultado do complexo conjunto de variáveis que integram o momento de uma competição. A Competência Psicológica é uma das variáveis que devem ser considerada o diferencial competitivo, especialmente nos momentos decisivos, a hora da verdade nas arenas esportivas. Emocional Interfere nas Competições.

CLÍNICA REGENERATI – Avenida Ibirapuera, 2907 – 16º Andar – Cj. 1618. Moema
São Paulo – SP. CEP: 04.020-200
Fones: (11) 2533-0292 / (11) 96338-2866 / WhatsApp: (11)98221-7582

Você leu: Emocional Interfere nas Competições de Lara Beatriz Siqueira Miranda – CRP: 06/000717-IS

Referências Bibliográficas: The Influence of Emotional Intelligence on Performance in Competitive Sports

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da sua rotina. Motoristas de aplicativo, como os milhares que circulam pelo Grande ABC Paulista e...

Ribeirão Pires: Testes Gratuitos de Hepatite em Julho Amarelo

Hepatites Virais: Ribeirão Pires Intensifica Campanha de Conscientização e Testagem Gratuita em Julho AmareloRibeirão Pires, cidade modelo na luta contra as hepatites virais, reforça ações de conscientização e prevenção em julho, oferecendo testes gratuitos em todas as Unidades de...

Lacre x Latinha: O Mito do Alumínio e a Reciclagem em Sto André

Lacre x Latinha, quem tem mais alumínio? Desvendando o mito e a importância da reciclagem em Santo AndréSanto André, minha cidade, meu lar... e também palco de um mito que me intrigou por anos e, como descobri, intriga muita...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato