SEMASA: Realiza Limpeza em Córregos e no Piscinão Bom Pastor

Serviço é essencial no combate e prevenção às enchentes

SEMASA: Realiza Limpeza em Córregos e no Piscinão Bom Pastor

SEMASA: Realiza Limpeza em Córregos e no Piscinão Bom Pastor: Serviço é Essencial no Combate e Prevenção às Enchentes

SEMASA: Realiza Limpeza em Córregos e no Piscinão Bom Pastor

Santo André, 14 de maio de 2020 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) continua cumprindo o cronograma de limpeza, capina, roçada e desassoreamento nos cursos d’água e piscinões da cidade. Nesta semana, três frentes de trabalho iniciaram os trabalhos preventivos, aproveitando a época de estiagem. Os serviços estão ocorrendo nos córregos Guarará e da GE (localizado próximo à linha férrea, em Utinga) e também no Piscinão Bom Pastor.

Cumprindo o Cronograma de

  • Limpeza,
  • Capina,
  • Roçada e
  • Desassoreamento nos
    • cursos d’água e piscinões da cidade

Serviço Essencial

O serviço, que é essencial para o município, engloba também a rua Inverno e a rua Xingu, no Jardim Bom Pastor, pois estão na área de influência do Piscinão Bom Pastor. No tanque é realizado o desassoreamento do equipamento, melhorando a sua capacidade de reservação. Já nos córregos das ruas adjacentes é feita a capina da vegetação.

A previsão do Semasa é concluir os trabalhos nestes locais em duas semanas. A limpeza preventiva nos córregos e no tanque de detenção vai garantir melhor fluidez das águas pluviais, minimizando os riscos de alagamentos ou enchentes.

SEMASA: Realiza Limpeza em Córregos e no Piscinão Bom Pastor
SEMASA: Realiza Limpeza em Córregos e no Piscinão Bom Pastor

As equipes da autarquia, que estão trabalhando em forma de revezamento e atendendo todas as normas sanitárias durante o período de quarentena, continuam realizando os serviços previstos em outros córregos do município, conforme programação anual. Em média, estes locais recebem seis ações anuais de capina e limpeza.

Como Evitar Enchentes

Para evitar que as enchentes continuem causando mais prejuízos, é preciso tomar algumas atitudes. Uma delas é parar de jogar lixo no chão. Antes de jogar um papel na rua, lembre-se de que assim você está ajudando a entupir os bueiros e a causar enchentes.

TECNOLOGIA À PROVA DE ENCHENTE

O Brasil não é o único país que sofre com as enchentes. A Holanda, por exemplo, já possui um projeto com a empresa Eureka Network chamado de casa anfíbia flutuante. O segredo está nas fundações do edifício, feitas de várias camadas de EPS (poliestireno expandido) apoiadas no concreto. Isso faz com que o material permita ao edifício flutuar da mesma forma que um barco.

Outro país que também está investindo em casas flutuantes é o Reino Unido, onde o escritório de arquitetura Baca Home projetou a Casa Anfíbia. Ela funciona da seguinte maneira: em situações de enchente, as pessoas que se encontram dentro da casa não têm contato imediato com a água caso ela seja alagada, pois a construção é apoiada em bases fixas nas quais se erguerá e flutuará, possibilitando que sua estrutura permaneça intacta. No jardim há ainda plataformas em diferentes posições, o que permite o alagamento gradual da área.

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais