Memória Fraca – Como Diferenciar um Esquecimento Normal de Doença – 7 causas comuns de esquecimento
7 Causas Comuns de Esquecimento
Os lapsos de memória são agravantes, frustrantes, e por vezes preocupantes. Quando acontecem mais do que deveriam, podem desencadear receios de demência ou de doença de Alzheimer que se aproxima. Mas há algumas causas tratáveis de esquecimento. Aqui estão seis causas comuns.
Falta de sono. Não conseguir dormir o suficiente é talvez a maior causa de esquecimento não apreciada. Um sono demasiado pouco repousante também pode levar a mudanças de humor e ansiedade, o que por sua vez contribui para problemas de memória.
Medicamentos. Tranquilizantes, antidepressivos, alguns medicamentos para a tensão arterial, e outros medicamentos podem afectar a memória, geralmente causando sedação ou confusão. Isto pode tornar difícil prestar muita atenção a coisas novas. Fale com o seu médico ou farmacêutico se suspeitar que um novo medicamento está a tirar o limite à sua memória. Como se mostra no quadro abaixo, existem normalmente alternativas.
Medicamentos que podem afetar a memória e possíveis substitutos
Se você tomar esses medicamentos, pergunte sobre a mudança para um desses medicamentos
- Paroxetina (Paxil) outro antidepressivo como a fluoxetina (Prozac) ou sertralina (Zoloft), ou um tipo diferente de antidepressivo como a duloxetina (Cymbalta) ou a venlafaxina (Effexor)
cimetidina (Tagamet) um tipo diferente de droga para azia, como o lansoprazol (Prevacid), omeprazol (Prilosec), ou esomeprazol (Nexium) - oxibutinina (Ditropan) ou tolterodina (Detrol, Detrusitol) outros medicamentos para uma bexiga hiperativa, como trospium (Sanctura), solifenacina (Vesicare), ou darifenacina (Enablex)
amitriptilina (Elavil), desipramina (Norpramin) ou nortriptilina (Aventyl, Pamelor) outro tipo de medicamento, dependendo do motivo pelo qual seu médico tenha prescrito um antidepressivo - tricíclico (dor neuropática, depressão, etc.)
medicação para resfriado ou alergia contendo brompheniramina, clorfeniramina ou difenidramina loratadina (Claritina) ou outro anti-histamínico não sedativo
(Adaptado de Melhorar a Memória: Understanding age related memory loss, a Harvard Medical School Special Health Report)
Tiróide subativa
Tiróide subativa: Uma tireóide vacilante pode afetar a memória (assim como perturbar o sono e causar depressão, ambas as quais podem ser causas de esquecimento). Um simples exame de sangue pode dizer se sua tireoide está fazendo seu trabalho corretamente.
Álcool
- Álcool
- O consumo excessivo de álcool pode interferir na memória a curto prazo, mesmo depois que os efeitos do álcool se esgotarem. Embora “demais” varie de pessoa para pessoa, é melhor seguir a recomendação de não mais que duas bebidas por dia para os homens e não mais que uma por dia para as mulheres. Uma bebida é geralmente definida como 1,5 onça (1 copo de shot) de 80 aguardentes, 5 onças de vinho, ou 12 onças de cerveja.
Stress e a Ansiedade
- Stress e ansiedade:
- Qualquer coisa que torne mais difícil a concentração e o bloqueio de novas informações e habilidades pode levar a problemas de memória. O estresse e a ansiedade preenchem a conta. Ambos podem interferir na atenção e bloquear a formação de novas memórias ou a recuperação das antigas.
Famosa Depressão
- Depressão
- Os sinais comuns de depressão incluem uma tristeza sufocante, falta de motivação e diminuição do prazer em coisas que você normalmente desfruta. O esquecimento também pode ser um sinal de depressão – ou uma conseqüência dela.
Se os lapsos de memória estão incomodando você, vale a pena conversar com seu médico para ver se alguma causa reversível está na raiz do problema. Algo como dormir mais, trocar um medicamento ou um programa de redução do estresse pode colocar sua memória de volta no caminho certo.
Memória Fraca – Como Diferenciar um Esquecimento Normal de Doença
Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/parkinson
Esquecer é sempre preocupante? Não, mas é sempre importante uma avaliação.
O esquecimento pode ser considerado preocupante quando passa a ser interferir na funcionalidade da pessoa, a impedindo de realizar suas atividades com independência e/ou autonomia, ou seja, interferido no “fazer sozinho” e “nas escolhas do que fazer”.
Dr Willian Rezende
Um esquecimento pode ser prejudicial para a funcionalidade a partir do momento que interfere nas atividades avançadas de vida diária do paciente como, viajar, participar de eventos externos, se locomover na comunidade… Muitas vezes, este tipo de esquecimento pode passar despercebido e só é notado quando começa a interferir na suas atividades instrumentais de vida diária (preparar alimento, fazer uso de tecnologias, gerenciar o dinheiro).
Estar atento ao esquecimento nas atividades mais complexas, pode alertar para uma possível doença e para o início precoce de um tratamento para desacelerar os agravos da doença.
Nesse vídeo, você vai saber um pouco mais sobre Memória Fraca, Como Diferenciar um Esquecimento Normal de Doença, o que causa esquecimento repentino, como resolver problema de esquecimento, se esse assunto te interessa, fique comigo nesse vídeo.
? Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/parkinson
Me acompanhe nos outros canais:
Site: http://willianrezende.com.br/
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br
Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.
– Veja outros vídeos do canal:
Neurologista – Para Que Serve o Neurologista
Epilepsia – O Que é Epilepsia
Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer
Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia
Parkinson – O Que é Mal de Parkinson
Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme
Epilepsia – Como Curar Epilepsia
Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC
Insônia – Como Acabar Com a Insônia
Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas
Memória Fraca – Como Diferenciar um Esquecimento Normal de Doença
#MemóriaFraca
#Esquecimento
#WillianRezende
#Neurologista
#Neurologia
Mais Informações sobre na Internet
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.