Osteomielite: Saiba Mais Sobre esta Infecção

Osteomielite: Saiba Mais Sobre esta Infecção: A osteomielite é uma infecção do osso, uma condição rara, mas grave. Os ossos podem ser infectados de várias maneiras: A infecção em uma parte do corpo pode se espalhar através da corrente sanguínea até o osso, ou uma fratura aberta ou cirurgia pode expor o osso à infecção.

Osteomielite

O que causa a Osteomielite?! Na maioria dos casos, uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, um tipo de estafilococo, causa a osteomielite.

Certas condições crônicas como diabetes podem aumentar seu risco de osteomielite.

A osteomielite é uma infecção em um osso. As infecções podem chegar a um osso viajando pela corrente sanguínea ou espalhando-se a partir de tecidos próximos. As infecções também podem começar no próprio osso se uma lesão expuser o osso a germes.

Fumantes e pessoas com condições crônicas de saúde, tais como diabetes ou insuficiência renal, correm maior risco de desenvolver osteomielite. Pessoas que têm diabetes podem desenvolver osteomielite nos pés se tiverem úlceras nos pés.

Embora antes considerada incurável, a osteomielite pode agora ser tratada com sucesso. A maioria das pessoas precisa de cirurgia para remover áreas do osso que morreram. Após a cirurgia, antibióticos intravenosos fortes são tipicamente necessários.

Sintomas

Os sinais e sintomas da osteomielite incluem:

  • Febre
  • Inchaço, calor e vermelhidão sobre a área da infecção
  • Dor na área da infecção
  • Fadiga
  • Às vezes a osteomielite não causa sinais e sintomas ou os sinais e sintomas são difíceis de distinguir de outros problemas. Isto pode ser especialmente verdadeiro para bebês, adultos idosos e pessoas cujos sistemas imunológicos estão comprometidos.

Quando consultar um médico

Consulte seu médico se você sentir dor óssea agravada junto com a febre. Se você estiver em risco de infecção devido a uma condição médica ou cirurgia ou lesão recente, consulte seu médico imediatamente se você notar sinais e sintomas de uma infecção.

Causas

A maioria dos casos de osteomielite é causada por bactérias estafilococos, tipos de germes comumente encontrados na pele ou até mesmo no nariz de indivíduos saudáveis.

Os germes podem entrar em um osso de várias maneiras, inclusive:

A corrente sanguínea. Os germes em outras partes do corpo – por exemplo, nos pulmões de uma pneumonia ou na bexiga de uma infecção do trato urinário – podem viajar através da corrente sanguínea até um ponto enfraquecido em um osso.

Lesões. Feridas com punções graves podem carregar germes nas profundezas do seu corpo. Se tal lesão for infectada, os germes podem se espalhar para um osso próximo. Os germes também podem entrar no corpo se você tiver quebrado um osso tão severamente que parte dele está se destacando através de sua pele.

Cirurgia. A contaminação direta com germes pode ocorrer durante cirurgias para substituir articulações ou reparar fraturas.

Fatores de Risco

Seus ossos são normalmente resistentes a infecções, mas esta proteção diminui à medida que você envelhece. Outros fatores que podem tornar seus ossos mais vulneráveis à osteomielite podem incluir:

Lesão recente ou cirurgia ortopédica

Osteomielite: Saiba Mais Sobre esta Infecção
Osteomielite: Saiba Mais Sobre esta Infecção

Uma fratura óssea grave ou uma ferida de perfuração profunda dá às bactérias um caminho para entrar em seu osso ou tecido próximo. Uma ferida de perfuração profunda, como uma mordida de animal ou uma perfuração de unha através de um sapato, também pode fornecer um caminho para a infecção.

A cirurgia para reparar ossos quebrados ou substituir juntas desgastadas também pode abrir acidentalmente um caminho para a entrada de germes em um osso. O hardware ortopédico implantado é um fator de risco de infecção.

Distúrbios de circulação
Quando os vasos sanguíneos são danificados ou bloqueados, seu corpo tem dificuldade em distribuir as células de combate à infecção necessárias para evitar que uma pequena infecção cresça. O que começa como um pequeno corte pode progredir para uma úlcera profunda que pode expor o tecido profundo e o osso à infecção.

As doenças que prejudicam a circulação sanguínea incluem:

  • Diabetes mal controlado
  • Doença arterial periférica, freqüentemente relacionada ao tabagismo
  • Doença das células falciformes
  • Problemas que requerem linhas intravenosas ou cateteres
  • Há uma série de condições que requerem o uso de tubos médicos para conectar o mundo externo com seus órgãos internos. Entretanto, esta tubulação também pode servir como uma forma de entrada de germes em seu corpo, aumentando o risco de uma infecção em geral, que pode levar à osteomielite.

Exemplos de quando este tipo de tubulação pode ser usado incluem:

  • Tubo de máquina de diálise
  • Cateteres urinários
  • Tubos intravenosos de longo prazo, às vezes chamados de linhas centrais
  • Condições que prejudicam o sistema imunológico

Se seu sistema imunológico for afetado por uma condição médica ou medicação, você tem um risco maior de osteomielite. Fatores que podem suprimir seu sistema imunológico incluem:

  • Tratamento de câncer
  • Diabetes mal controlado
  • Necessidade de tomar corticosteroides ou drogas chamadas inibidores do fator de necrose tumoral
  • Drogas ilícitas
  • As pessoas que injetam drogas ilegais são mais propensas a desenvolver osteomielite porque podem usar agulhas não estéreis e têm menos probabilidade de esterilizar a pele antes das injeções.

Complicações

As complicações da osteomielite podem incluir:

Morte óssea (osteonecrose). Uma infecção em seu osso pode impedir a circulação do sangue dentro do osso, levando à morte óssea. As áreas onde o osso morreu precisam ser removidas cirurgicamente para que os antibióticos sejam eficazes.

Artrite séptica. Às vezes, a infecção dentro dos ossos pode se espalhar para uma articulação próxima.
Crescimento prejudicado. O crescimento normal dos ossos ou articulações em crianças pode ser afetado se a osteomielite ocorrer nas áreas mais macias, chamadas placas de crescimento, em ambas as extremidades dos ossos longos dos braços e pernas.

Câncer de pele. Se sua osteomielite resultou em uma ferida aberta que está drenando pus, a pele ao redor está em maior risco de desenvolver câncer de células escamosas.

Prevenção

Se lhe foi dito que você tem um risco maior de infecção, fale com seu médico sobre formas de evitar que as infecções ocorram. Reduzir seu risco de infecção também ajudará no seu risco de desenvolver osteomielite.

Em geral, tome precauções para evitar cortes, arranhões e arranhões ou mordidas de animais, que dão fácil acesso aos germes ao seu corpo. Se você ou seu filho tiver uma lesão menor, limpe a área imediatamente e aplique um curativo limpo. Verifique as feridas com freqüência em busca de sinais de infecção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies