Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioDestacadoSP e sua Fase de Transição: 27% das mortes por Covid-19

SP e sua Fase de Transição: 27% das mortes por Covid-19

SP e sua Fase de Transição: 27% das mortes por Covid-19: 27% das mortes por Covid no estado de SP foram registradas em dois meses de fase de transição

Ah o governo de SP e seu centro de contingência… A Imprensa pouco “comenta”, porém, desde do dia 19 de abril, o estado SP apresenta indicadores compatíveis com a Fase Vermelha, e 13 das 17 regiões estão no pior patamar de pacientes em UTI Covid. Governo diz que ‘segue analisando a situação da pandemia para adoção de medidas adicionais, se necessário, para frear a disseminação da doença’.

segue analisando a situação da pandemia para adoção de medidas adicionais, se necessário, para frear a disseminação da doença

SP e sua Fase de Transição: 27% das mortes por Covid-19

O estado de São Paulo completa nesta semana dois meses desde que a nova fase de reabertura de comércio e serviços, a chamada fase de transição, foi adotada. Nesse período, foram registradas 32.888 mortes por Covid-19, o que representa 27% de todos os mais de 121 mil paulistas que perderam a vida desde o início da pandemia. Por enquanto, essa fase deverá durar até pelo menos 30 de junho, segundo o governo.

Atualmente, 13 das 17 regiões estão no pior patamar da pandemia até agora, considerando a média de pacientes de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) internados.

SP e sua Fase de Transição: 27% das mortes por Covid-19

Desde 9 de abril, o governo paulista deixou de divulgar publicamente os indicadores da pandemia por Departamento Regional de Saúde (DRS). Aplicando as regras do Plano SP publicadas no Diário Oficial aos dados divulgados diariamente pelo governo, a produção da TV Globo calculou as fases correspondentes de cada região, e do estado como um todo, em cada um dos 61 dias de fase de transição, entre 19 de abril e esta sexta-feira (18).

O cálculo leva em conta os dados de novos casos, novas internações, novas mortes, taxa de ocupação de UTIs e leitos de UTI por 100 mil habitantes e chega à classificação final atribuindo pesos diferentes a eles. A taxa de ocupação é o fator com maior peso.

Pelo levantamento, a média do estado de São Paulo como um todo foi compatível com a fase vermelha em todos os dias do período, inclusive nesta sexta-feira (18). A Grande São Paulo também apresentou indicadores de fase vermelha desde o início da transição. Considerando cada DRS, apenas a Baixada Santista apresenta indicadores compatíveis com a fase laranja nesta sexta:

SP e sua Fase de Transição: 27% das mortes por Covid-19

Taxa de Ocupação segue Alta

A taxa de ocupação é o principal desafio das regiões para conseguir melhorar os indicadores da pandemia. Apenas quatro DRS conseguiram manter, em parte dos dias desse período, indicadores compatíveis com a fase laranja: Baixada Santista, Campinas, Piracicaba e Araçatuba.

No entanto, desde 10 de junho apenas a Baixada Santista mantém indicadores da epidemia compatíveis com a fase laranja.

No caso dos municípios da Baixada Santista, o motivo da classificação laranja não é a redução de casos, internações e mortes, mas o fato de que a região decidiu abrir ainda mais leitos de UTI em abril do que os disponíveis em março, quando a Baixada registrou o pico de pacientes internados concomitantemente.

Mas desde março a média de pacientes graves de Covid-19 não baixa do patamar de 400, um valor 44% mais alto que o recorde de 2020, que foi de 277 pacientes em UTI em junho.

Regras da fase de transição

Na fase de transição, ao contrário das etapas anteriores do Plano SP, as medidas de reabertura não são mais atreladas aos indicadores da pandemia e tampouco existem medidas diferentes, de acordo com a situação de cada DRS. Antes, dependendo dos indicadores, as regiões poderiam aplicar regras mais ou menos rígidas de restrição da circulação de pessoas.

Agora, as medidas adotadas pelo governo estadual se referem ao estado, e não leva mais em conta a situação regional.

Essa possível nova etapa – nós não sabemos ainda, temos ainda um período para cumprir, pelo menos uma semana toda – mas já se sabe que, se formos para a fase laranja, voltaremos para a análise regional

O governo chegou a afirmar que esperava retomar a regionalização após a fase de transição. “Essa possível nova etapa – nós não sabemos ainda, temos ainda um período para cumprir, pelo menos uma semana toda – mas já se sabe que, se formos para a fase laranja, voltaremos para a análise regional”, afirmou o governador João Doria em 22 de abril.

A ida para a fase laranja nos indicadores, porém, nunca aconteceu, e a fase de transição passou a ser prorrogada. As medidas de reabertura da fase, no entanto, são compatíveis com a própria fase laranja, com a permissão da maioria das atividades. As modificações aplicadas nos últimos dois meses dizem respeito apenas à ampliação ou não do horário de funcionamento e da capacidade máxima permitida nos estabelecimentos.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Conheça as Melhores Viagens Saindo de São Paulo ou do AB

Para quem vive em São Paulo ou no ABC Paulista e deseja uma escapada rápida, existem opções incríveis para relaxar e se conectar com...

Leia também

O Movimento Grande ABC Retorna

O movimento **Grande ABC Para Todos** está de volta com força total! Após 15 anos de inatividade, a reativação do coletivo promete transformar a região, garantindo direitos e inclusão para as pessoas com deficiência. Com uma nova coordenação e uma agenda cheia de ações, o movimento busca assegurar que todos tenham acesso à educação, saúde, transporte e trabalho dignos. Uma verdadeira revolução social está em marcha no **Grande ABC**, e todos têm um papel crucial nessa jornada!

Domingo no Paço: Uma celebração da comunidade andreense que une gerações!

Em Santo André, uma tradição que floresceu em 2017 continua a encantar e unir a comunidade: o Domingo no Paço. Este evento semanal, que transforma a área do Paço Municipal em um vibrante espaço de lazer e cultura, é...

Corre! As Corridas Stab Continuam de Pé

O artigo discorre sobra o Stab. Surgido em 2024, em Santo André, o clube reúne corredores de todos os níveis em eventos que não só melhoram a saúde física e mental, mas também criam laços reais. Com atividades como a Social Run e a Stab Expedition, além de parcerias com a comunidade local, a Stab está redefinindo o conceito de corrida, oferecendo uma experiência única de camaradagem e bem-estar.

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato