Ter AVC Posteriormente Lavar o Cabelo no Salão de Formosura é um Problema Mais Generalidade do que Você Imagina: O caso aconteceu na Califórnia e, acredite, pode ser mais generalidade do que você imagina. A norte-americana Elizabeth Smith, de 48 anos, está processando o salão de formosura que frequentava alegando que a posição em que sua cabeça ficou no lavatório ocasionou um AVC (acidente vascular cerebral) duas semanas posteriormente a visitante, realizada em fevereiro.
AVC Posteriormente Lavar o Cabelo
O caso aconteceu na Califórnia e, acredite, pode ser mais generalidade do que você imagina. A norte-americana Elizabeth Smith, de 48 anos, está processando o salão de formosura que frequentava alegando que a posição em que sua cabeça ficou no lavatório ocasionou um AVC (acidente vascular cerebral) duas semanas posteriormente a visitante, realizada em fevereiro.
Ela alega que a posição de hiperextensão da poste cervical, o pescoço, durante a lavagem do cabelo causou uma lesão em sua artéria vertebral, importante vaso sanguíneo responsável por levar sangue ao cérebro. Segundo os estudiosos, a posição de hiperextensão cervical também pode motivar dor e tontura.
Visita ao Salão de Beleza e o AVC
Se você costuma visitar um salão, provavelmente já deve ter saído do sítio com uma indesejada dor no pescoço depois de lavar os cabelos em alguns tipos de lavatórios. Nos modelos mais antigos, o juntura para a cabeça deixa o pescoço em uma posição desajeitada, ocasionando desconforto. O grande problema é que as consequências desta postura desajeitada chegam muito além do simples incômodo. Alguns salões já investiram em novos lavatórios, que são mais modernos e permitem que você fique deitado, sem ter que esticar o pescoço e a cabeça muito para trás.
Elizabeth Smith disse para o via ABC News que seu relato serviria para aumentar a conscientização dos frequentadores sobre a posição e também para não ignorarem o incômodo e a dor, durante a lavagem dos cabelos. Segundo o relatório de um médico enviado ao veículo pelos advogados de Smith, o acidente vascular cerebral a deixou com lesões duradouras. Eles descobriram que ela tinha uma dissecção da artéria, que significa que a parede da artéria tinha se quebrado. A lesão pode levar a um coágulo, causando o AVC. Posteriormente o acidente, ela teve perda de habilidades motoras em sua mão esquerda, além de deficiência no olho esquerdo.
Caso chama Atenção mas não é Único AVC
O caso da norte-americana não é o único do tipo e a ocorrência de AVC posteriormente a lavagem de cabelo no salão já é conhecida dos médicos e tem até nome próprio: síndrome do salão de formosura.
“Apesar de ser um evento extremamente vasqueiro, um AVC pode suceder uma visitante ao salão de formosura. A posição de hiperextensão cervical em lavatórios pode reduzir o fluxo sanguíneo cerebral por compressão dos vasos sanguíneos do pescoço ou mesmo lesá-los ocasionando a formação de coágulos que obstruem artérias que levam sangue ao cérebro”, explica o neurologista Dr Willian Rezende. Esse processo é mais generalidade em pessoas idosas, pois o via vertebral pode estar mais estreito e com calcificações.
O segundo tipo é a chamada lesão da artéria vertebral por compressão, que é causada pela extensão demasiada do pescoço. A cicatrização do vaso machucado pode motivar a formação de coágulos, que viajariam pela fluente sanguínea até o cérebro e causariam um AVC. Esse processo é o que Elizabeth acredita que tenha ocorrido com ela.
Uma vez que Evitar
“Em primeiro lugar deve-se evitar hiperextensão exagerada e prolongada do pescoço, principalmente em apoios rígidos e pouco confortáveis. Em caso de dor, deve-se trespassar da posição imediatamente e deitar-se, para que a cabeça se coloque no mesmo nível do corpo e o sangue possa fluir normalmente”, explica Marcela
“Em primeiro lugar deve-se evitar hiperextensão exagerada e prolongada do pescoço, principalmente em apoios rígidos e pouco confortáveis. Em caso de dor, deve-se trespassar da posição imediatamente e deitar-se, para que a cabeça se coloque no mesmo nível do corpo e o sangue possa fluir normalmente”, explica Marcela. É simples que se realmente houver sintomas significativos deve-se procurar orientação médica. Você pode procurar salões com lavatórios que permitam que você fique deitado. Outra opção é fazer um esteio com toalha e posicioná-lo na nuca.
O neurologista ainda alerta:
“Temos que deixar claro que esses eventos são em sua maioria raros e a relação de motivo e efeito é complicada de ser estabelecida, pois outros fatores podem motivar AVC por mecanismos semelhantes: traumas cervicais e cranianos, infecções, hiperextensão súbita do pescoço uma vez que em freadas bruscas etc. Neste quadro, um maior número de estudos devem ser realizados”.
Procure um Profissional caso tenha suspeita de ter um AV.
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.