Aplicação de Toxina Botulínica no Tratamento de Doenças

806

Toxina Botulínica no tratamento de doenças

Produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, as neurotoxinas botulínicas são as substâncias com maior toxicidade conhecidas até o momento. Toxina Botulínica no Tratamento de Doenças.

Entretanto, diversas utilidades médicas estão sendo descobertas para estas substâncias que, há alguns anos, eram caracterizadas apenas pela sua periculosidade.

O mecanismo de ação da toxina botulínica é de bloqueio neuromuscular, pela liberação do neurotransmissor acetilcolina. Desta forma, sua utilidade é grande para o tratamento de distúrbios em que ocorra excesso de contração muscular. Toxina botulínica no tratamento de doenças

Indicações médicas para a toxina botulínica

Administrada por meio de injeção nos músculos que apresentam o problema, a substância causa um relaxamento. Assim, é possível diminuir os movimentos e postura anormais, sem ocasionar paralisia completa. Veja a seguir quais patologias podem ser tratadas com a toxina botulínica:

Distonias, tiques e espasmos

A toxina botulínica é a primeira opção terapêutica para as distonias focais, como espasmo hemifacial, distonia cervical, distonia oromandibular, disfonia espasmódica, distonia do escrivão e hemidistonia. toxina botulínica no tratamento de doenças

Espasticidade

A associação de fisioterapia à aplicação de toxina botulínica é uma das alternativas que vem demonstrando melhores resultados. Com a redução da contração muscular excessiva, ocorre diminuição da resistência ao movimento, promovendo também um ganho da amplitude do movimento na articulação comprometida.

Bruxismo

O tratamento adequado do bruxismo envolve uma gestão dos sintomas, para evitar que o movimento de ranger os dentes durante o sono cause dor muscular, desgaste nos dentes e danos à articulação temporamandibular. A aplicação de toxina botulínica colabora com este tratamento, diminuindo o impacto dos sintomas e facilitando a realização das terapias físicas.

Aplicação de Toxina Botulínica no Tratamento de Doenças

Enxaqueca

O mecanismo de ação da toxina botulínica nas dores de cabeça crônicas foi descoberto de forma inusitada.

Como esta substância é utilizada com frequência para diminuição de rugas na testa, algumas pacientes em tratamento estético constataram uma melhora considerável nas dores de cabeça que apresentavam. toxina botulínica no tratamento de doenças

A partir desse momento, diversos estudos começaram a analisar e comprovar a capacidade da toxina botulínica como um preventivo de dores de cabeça.

Dores neuropáticas

O efeito analgésico da toxina botulínica começou a ser investigado quando os pacientes em tratamento de condições motoras começaram a relatar significantes melhoras também na dor.

Seus efeitos sobre os mecanismos da dor ainda estão sendo investigados, mas estudos sugerem que há uma interação complexa da toxina com tecidos periféricos, envolvendo neurônios locais, os sistemas nervosos autônomo e somático e influências indiretas nos mecanismos centrais da dor.

Dessa forma, é possível tratar diversas dores neuropáticas, como a dor lombar crônica, a neuralgia do trigêmeo e as dores de polineuropatia diabética.

Sialorreia e hiperidrose

Bloqueando a liberação do neurotransmissor acetilcolina, a Toxina Botulínica também pode impedir o contato nervoso com glândulas. Principalmente nas glândulas sudoríparas e glândulas salivares. Este mecanismo de ação é eficaz no tratamento de distúrbios de produção excessiva nessas glândulas.

O nervo e a glândula continuam funcionais, mas não há passagem do estímulo nervoso. Assim, é possível reduzir a produção de saliva e também a produção de suor em pacientes que apresentam esta patologia.

Onde saber mais sobre o tratamento com toxina botulínica

O Dr. Willian Rezende do Carmo é uma referência em aplicação de toxina botulínica em São Paulo.

Com capacitação em Aplicação de Toxina Botulínica tipo A, pelo IMREA, Hospital das Clínicas, FMUSP, São Paulo, SP e especialização em dor, distúrbios do movimento e medicina do sono, o Doutor possui em seu site diversos materiais informativos sobre esta opção de tratamento.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e acesse o site. Veja também o vídeo abaixo, com a explicação do Dr. Willian Rezende sobre a realização deste procedimento:

Mais sobre o tema saúde no abctudo

 

Aplicação de Toxina Botulínica no Tratamento de Doenças
5 100% 31 votes