Apneia do Sono – O Que é Apneia do Sono

Apneia do Sono – O Que é Apneia do Sono:  Apneia do Sono O que é isso? A apneia do sono é um distúrbio que faz com que as pessoas deixem de respirar por curtos períodos durante o sono. Estes períodos são chamados apnéias. As apneias duram normalmente entre 10 e 30 segundos. Em casos graves, as apneias podem acontecer muitas centenas de vezes por noite. As pessoas com apneia do sono não tratada são mais propensas a desenvolver tensão arterial elevada.

O Que é Apneia do Sono

As apneias perturbam a capacidade de uma pessoa de ter uma boa noite de sono, tornando-a menos alerta durante o dia. Isto pode levar a acidentes. As pessoas com apneia do sono não tratada têm até sete vezes mais probabilidades de se envolverem em acidentes com veículos motorizados.

Há dois tipos de apneia do sono:

Apneia obstrutiva do sono

  • A apneia obstrutiva do sono ocorre quando as vias respiratórias do nariz ou da garganta ficam parcial ou completamente bloqueadas. Pode ser bloqueada por amígdalas grandes, por uma língua grande ou por demasiado tecido nas vias respiratórias. O excesso de tecido nas vias respiratórias é mais comum em pessoas com excesso de peso. Quando os músculos das vias respiratórias relaxam durante o sono, este tecido extra pode bloquear as passagens respiratórias.

Apneia Central do Sono

  • A apneia central do sono ocorre quando o tronco cerebral, a área do cérebro que controla a respiração, é danificado. O tronco cerebral pode ser danificado por uma infecção ou acidente vascular cerebral.

Sintomas

 

Os sintomas de apneia obstrutiva do sono incluem sonolência excessiva durante as horas de vigília. O ressonar alto é outro sintoma, e o companheiro de cama da pessoa pode ser o primeiro a notar este problema. Pode ocorrer dor de cabeça matinal e boca seca. A obesidade é comum, embora nem todas as pessoas com apneia do sono estejam com excesso de peso.

Diagnóstico

Se o seu médico suspeitar de apneia do sono, é provável que ele ou ela faça o seguinte durante a sua visita:

  • Pergunte se ressona e/ou se sente excessivamente sonolento durante o dia.
  • Efetuar um exame físico. O seu médico irá procurar qualquer estreitamento dentro da boca e garganta.
  • Verifique o tamanho do seu pescoço. Quanto maior for o seu pescoço, maior é a probabilidade de desenvolver apneia obstrutiva do sono.
  • Verifique a sua pressão sanguínea. As pessoas com apneia do sono são mais propensas a desenvolver tensão arterial elevada.
  • É necessário um estudo do sono para confirmar o diagnóstico. Os estudos do sono têm sido realizados tradicionalmente durante a noite, num centro de sono. No entanto, investigações recentes sugerem que os estudos do sono em casa podem por vezes ser suficientes para fazer o diagnóstico.

Durante um estudo formal feito num centro de sono, os sensores são colocados no dedo, couro cabeludo e peito. Os sensores no seu couro cabeludo detectam ondas cerebrais para medir quanto tempo leva a adormecer, quanto tempo leva a entrar em diferentes fases do sono e quantas vezes se acorda durante a noite. O monitor no seu dedo mede o nível de oxigénio no seu sangue. Os monitores no seu peito registam o seu ritmo cardíaco e respiração, bem como a frequência com que deixa de respirar. Um monitor é também colocado dentro das narinas para medir o fluxo de ar.

Os estudos do sono em casa não são tão completos como os estudos feitos em centros de sono. O equipamento doméstico pode medir os níveis de oxigénio no sangue, o movimento do peito e o fluxo de ar nasal. Alguns também rastreiam o movimento da cabeça e o ritmo cardíaco e registam os níveis de ronco.

Duração Esperada

Quanto tempo dura a apneia do sono depende da sua causa e da eficácia do tratamento. Geralmente, a apneia do sono é uma doença crónica. Isto significa que se vai lidar com ela durante toda a vida. Para as pessoas com apneia central do sono, a duração do problema depende do tratamento para as doenças neurológicas ou cardiovasculares subjacentes.

Prevenção

Pode ajudar a prevenir a apneia obstrutiva do sono, mantendo um peso saudável.

Para reduzir os sintomas da apneia do sono, evite o álcool e os sedativos.

Tratamento

Para tratar a apneia obstrutiva do sono, muitas pessoas dormem com um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias respiratórias (CPAP). Um dispositivo CPAP é uma máscara que cabe sobre a sua boca e nariz. Força as suas vias respiratórias a abrir-se com um fluxo de ar. Isto permite-lhe respirar mais facilmente.

Quando adormecemos, todos os nossos músculos relaxam, incluindo os músculos que seguram o nosso maxilar para a frente. Algumas pessoas com apneia obstrutiva do sono fecham parcialmente as suas vias respiratórias quando a mandíbula se move para trás durante o sono. Estas pessoas podem beneficiar de uma peça bucal ajustada para usar durante a noite que mantém a mandíbula para a frente.

Muitas pessoas com apneia do sono têm excesso de peso. A gordura extra dentro e à volta das vias respiratórias pode torná-la mais pequena e mais fácil de comprimir. A perda de peso pode fazer uma grande diferença.

Algumas pessoas com apneia obstrutiva do sono só têm problemas quando se deitam de costas. Nesse caso, pode tentar dormir contra um travesseiro de cunha ou usar uma abóbora recheada à volta da cintura para evitar que se enrole nas suas costas.

A cirurgia pode ser considerada para algumas pessoas se outras terapias não tiverem sido bem sucedidas. O procedimento mais comum envolve a remoção do tecido em excesso na parte de trás da garganta e o encurtamento do tecido mole que pende (a úvula).

Um tratamento mais recente é um dispositivo do tipo pacemaker implantado chamado estimulador nervoso hipoglossal. Ele estimula a língua a apertar quando se inspira, impedindo que a língua bloqueie as vias respiratórias. É muito caro e pode não estar coberto pelo seguro.

Para a apneia central do sono, tratar qualquer neurologia subjacente

A apneia obstrutiva do sono caracteriza-se pela obstrução da via aérea ao nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos.

Após esta parada no fluxo de ar para os pulmões, o paciente acorda, emitindo um ronco muito ruidoso.

A apneia obstrutiva do sono pode ocorrer várias vezes, durante a noite, havendo pacientes que apresentam uma a cada um ou dois minutos.

Durante a apneia, a oxigenação sanguínea pode cair a valores críticos, expondo o paciente a problemas cardíacos.

 

A apneia obstrutiva do sono ocorre em cerca de 5% da população geral e em 30% dos indivíduos acima dos 50 anos de idade, sendo também mais comum em homens.

Quando chamar um profissional

Chame o seu médico se:

  • Tiver sonolência excessiva durante as horas de vigília
  • Ressona muito
  • O seu companheiro de cama nota que a sua respiração por vezes pára quando dorme
  • Prognóstico
  • A maioria das pessoas com apneia obstrutiva do sono pode dormir e sentir-se melhor se seguir o plano de tratamento recomendado pelo seu médico.

Me acompanhe nos outros canais:

Site: https://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezende-do-carmo-05739948
Doctoralia: http://doctoralia.com.br/medico/rezende+do+carmo+willian-14818994
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, psicologia, psiquiatria, sistema nervoso, depressão, dores de cabeça, demência, epilepsia, doença de parkinson, mal de alzheimer, e muitos outros assuntos relacionados, com o médico neurologista Willian Rezende do Carmo:

Veja outros vídeos sobre Apneia do Sono:

Apneia do Sono – Como Tratar Apneia do Sono

CPAP – Como Funciona o CPAP

Apneia do Sono – Como é o Tratamento da Apneia do Sono

Apneia do Sono – Como é o Tratamento da Apneia do Sono

Apneia do Sono – Tratamento com CPAP

Apneia do Sono – Como Tratar a Apneia Central do Sono

Apneia do Sono – Como Saber se Tenho Apneia do Sono

Apneia do Sono – Como Saber se Tenho Apneia do Sono

Apneia do Sono – Como Tratar a Apneia do Sono Sem o CPAP

Relação Entre Apneia do Sono e Refluxo

Playlist Apneia do Sono

Informação adicional

Associação Americana de Apneia do Sono
http://www.sleepapnea.org/

Fundação Nacional do Sono
http://www.sleepfoundation.org/

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais