Desmaio – O Que Causa Desmaio: Quando se Preocupar com Desmaios? Não tente se auto Diagnosticar; Procure atendimento Médico imediato se você perdeu ou algum conhecido perder a consciência.
Desmaio – O Que Causa Desmaio: Quando se Preocupar com Desmaios?
O desmaio pode ser alarmante, e deve ser. Embora muitas vezes a causa do desmaio seja algo menor, o desmaio também pode ser um sinal de uma séria preocupação médica subjacente. “O problema é que você não pode se avaliar, e você deve deixar um médico determinar se o desmaio é preocupante ou não”, diz o Dr. Shamai Grossman, professor associado de medicina de emergência da Harvard Medical School, que já realizou 20 estudos sobre desmaios.
Causas Sérias para o Desmaio
O desmaio geralmente é causado por uma queda temporária na pressão arterial. Durante essa breve queda, o cérebro não recebe o fluxo sanguíneo que precisa – e você perde a consciência. Uma causa grave dessa queda na pressão arterial é o sangramento, como no estômago ou intestino, ou de uma ruptura da artéria principal do corpo, a aorta.
Vários problemas cardíacos diferentes também podem baixar temporariamente a pressão sanguínea. Um deles é o bloqueio cardíaco, no qual o coração bate muito lentamente para bombear sangue suficiente. Um ritmo irregular das principais câmaras de bombeamento do coração, os ventrículos, pode fazer com que o coração bombeie o sangue com menos eficiência. Anormalidades de uma válvula cardíaca, particularmente um endurecimento da válvula aórtica, também podem causar uma perda temporária de pressão.
Todos esses problemas cardíacos freqüentemente produzem sintomas como palpitações (uma sensação de que seu coração está saltando uma batida ou correndo), falta de ar, ou aperto no peito. Se você tem algum desses sintomas, é urgente que você chegue ao hospital.
Outra causa grave de perda repentina de consciência é uma convulsão, que é uma anormalidade do cérebro, não relacionada à pressão sanguínea. Algumas convulsões produzem movimentos dramáticos de agitação e perda de consciência por mais tempo do que a maioria dos desmaios. Entretanto, outras convulsões podem ser mais sutis e difíceis de reconhecer como convulsões.
[tabs]
[tab title=”Questionário de Desmaios” id=””]Questionário de Desmaios
Observe outras circunstâncias ou sintomas que acompanham a experiência.
– Está sentindo náuseas ou tonturas?
– Você está com falta de ar?
– Você tem tomado algum medicamento novo?
– Você está comendo e dormindo bem?
– Com que freqüência você tem se sentido desmaiado?
– Chame seu médico, relate seus sintomas e esteja preparado para uma visita.[/tab]
[/tabs]
Causas Menores para Desmaios
Às vezes o desmaio é causado pela estimulação do nervo vago, que pode baixar brevemente tanto a frequência cardíaca quanto a pressão arterial. A condição é chamada de síncope vasovagal (SIN-cope-ee). Pode ocorrer se você se esforçar ao ter um movimento intestinal (ou, para os homens, ao passar urina), se você tiver sangue tirado, receber uma injeção, ouvir más notícias, ou até rir muito. Esses tipos de episódios de desmaios geralmente afetam os jovens, mas podem ocorrer em adultos mais velhos. Pouco antes de uma pessoa desmaiar da síncope vasovagal, muitas vezes ela sente náuseas ou irrompe em um suor frio.
Você pode perder a consciência por apenas um momento se a sua pressão arterial cair quando estiver de pé, uma condição chamada hipotensão ortostática. A gravidade puxa o sangue temporariamente para baixo nas veias das pernas e pés. Isto reduz a quantidade de sangue que retorna ao coração e que depois pode ser bombeado ao seu cérebro. Medicamentos, especialmente medicamentos para a pressão arterial, frequentemente causam hipotensão ortostática. Assim como a desidratação, distúrbios da tireóide e condições neurológicas, como a doença de Parkinson.
Indo para o hospital
Quando você chega ao hospital, os médicos verificam sua pressão arterial e perguntam que medicamentos você está tomando. Eles podem tirar sangue ou fazer um eletrocardiograma para verificar se há batimentos cardíacos irregulares. A causa do seu desmaio pode ser evidente imediatamente. Outras vezes, será necessário fazer mais exames. Adultos jovens com sintomas que indicam síncope vasovagal muitas vezes não são hospitalizados. Entretanto, pacientes com 50 anos ou mais nos Estados Unidos muitas vezes são admitidos para exames, pois as causas graves de desmaios tornam-se mais comuns em pessoas idosas. Apesar da hospitalização e dos testes, às vezes a causa do desmaio nunca é determinada.
O que você deve fazer?
O resultado final é que você precisa de avaliação médica se você desmaiar – ou se você se sentir repetidamente como se estivesse prestes a desmaiar. Observe cuidadosamente quaisquer sintomas que você se lembre antes ou depois que você desmaiar. Pergunte a qualquer pessoa que possa tê-lo visto desmaiar o que ele viu. Todas estas informações ajudarão o médico a ajudá-lo.
O Que Causa Desmaio. Desmaio, ou síncope, é a perda abrupta e transitória da consciência e do tônus postural (da capacidade de ficar em pé), seguida de recuperação rápida e completa.
Na maior parte dos casos, os desmaios ocorrem por causa da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro. De modo geral, costumam ser de curta duração e bom prognóstico.
Trata-se de um evento clínico comum, que atinge mais as pessoas idosas, os portadores de cardiopatias e as mulheres jovens. O problema é que, na queda associada ao desmaio, com frequência as pessoas podem sofrer traumatismos e fraturas ósseas.
Gostou desse conteúdo? Ficou curioso para saber mais sobre Desmaio – O Que Causa Desmaio? Então vem comigo nesse vídeo que eu garanto que você vai aprender muita coisas boas, porque conhecimento quanto mais difundido melhor para todos.Te aguardo no vídeo!
Me acompanhe nos outros canais:
Site: https://www.willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, psicologia, psiquiatria, sistema nervoso, depressão, dores de cabeça, demência, epilepsia, doença de parkinson, mal de alzheimer, e muitos outros assuntos relacionados, com o médico neurologista Willian Rezende do Carmo: http://youtube.com/channel/UC53RGn66h410b5wkQlNvb3Asub_confirmation=1
Mais Informações na Internet sobre os Desmaios
- When should you worry about fainting? – Harvard
- Fainting (Syncope) – CDC
- Fainting, also called syncope, is a temporary loss of consciousness caused by a decreased blood flow to the brain. Although fainting has a variety of possible causes, it is usually triggered by pain or anxiety. Sometimes people faint after vaccination. People who faint might fall and injure themselves if they are not sitting or lying down at the time that they lose consciousness. Sometimes when people faint, their muscles twitch and their bodies make jerking movements; this can sometimes be confused with seizures but are not actual seizures.
- Acute Renal Failure Associated with Cosmetic Soft-Tissue Filler Injections — North Carolina, 2007 – (PDF)
- Soft-tissue fillers are substances injected to augment or enhance the appearance of lips, breasts, buttocks, or other soft tissues. Previous reports have linked the administration of soft-tissue fillers, usually liquid silicone, by unlicensed practitioners to severe adverse events, including death (1–9).
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.