Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioBenefíciosDor de Cabeça no Frio - Proteção, Prevenção e Tratamentos

Dor de Cabeça no Frio – Proteção, Prevenção e Tratamentos

Dor de Cabeça no Frio – Proteção, Prevenção e Tratamentos: Em muitos dos casos, as dores de cabeça são provocadas por fatores internos – que incluem estresse emocional e alimentação incorreta (ou a falta dela) – e externos – como ruídos constantes, por exemplo.

Dor de Cabeça no Frio – Proteção, Prevenção e Tratamentos

Em muitos dos casos, as dores de cabeça são provocadas por fatores internos – que incluem estresse emocional e alimentação incorreta (ou a falta dela) – e externos – como ruídos constantes, por exemplo.

 

Falamos muito Aqui sobre Dor de Cabeça, tem um motivo para isso. O tanto de pessoas que sofrem deste mal!

No entanto, especialistas em neurologia afirmam que não são apenas esses fatores que podem gerar a dor de cabeça. Ao contrário do que se pensa, as mudanças climáticas não atingem somente as pessoas com baixa imunidade ou que sofrem de infecções respiratórias.

Dor de Cabeça no Frio - Proteção, Prevenção e Tratamentos
Dor de Cabeça no Frio – Proteção, Prevenção e Tratamentos

 

Os pacientes que já enfrentam enxaquecas podem sofrer mais com a chegada de baixas temperaturas.

As mudanças climáticas geram a necessidade do corpo humano em reagir às oscilações de temperatura. Como a pessoa que sofre com a doença já apresenta maior sensibilidade, qualquer necessidade de adaptação do organismo pode sobrecarregar os mecanismos que já são frágeis e desencadear uma crise de dor de cabeça.

Dor de Cabeça no Frio

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca é a sexta doença mais incapacitante do mundo.

Embora os episódios de dor de cabeça no frio sejam mais comuns entre pessoas que já sofrem com a enxaqueca, todos estão sujeitos a enfrentar o desconforto decorrente das baixas temperaturas.

 

Isso ocorre porque, durante o frio, nosso corpo estimula o nervo trigeminal, responsável pelas sensações do nosso rosto, garganta e pescoço. Este estímulo causa o enrijecimento e a contração dos vasos sanguíneos cerebrais, provocando, assim, as dores de cabeça.

Dor de Cabeça no Frio – Estudo

Dor de Cabeça no Frio - Estudo
Dor de Cabeça no Frio – Estudo

 

Um estudo realizado pelo Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, reuniu sete mil pacientes para um experimento relacionado às causas da enxaqueca.

Os resultados da pesquisa constataram que além da mudança brusca de temperatura, outros fatores ambientais também têm potencial de acarretar o desconforto, incluindo a pressão atmosférica, a umidade e a poluição do ar.

Segundo a neurologista e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Dra. Célia Roesler, as mulheres têm maior tendência a desenvolver qualquer tipo de cefaleia. “A maioria dos enxaquecosos é formada por mulheres entre 20 e 30 anos, em função das variações hormonais”, afirma a neurologista.

 

“A maioria dos enxaquecosos é formada por mulheres entre 20 e 30 anos, em função das variações hormonais”, afirma a neurologista.

 

Como esses espasmos não são tão persistentes como uma cefaleia comum, em dias muito frios o tratamento da dor de cabeça pode ser feito através do uso de agasalhos nas regiões do pescoço e da nuca, banhos quentes ou aquecimento do corpo, para que haja a expansão dos vasos, melhorando a circulação sanguínea e, consequentemente, reduzindo ou neutralizando a dor de cabeça.

Dor de Cabeça no Frio – Recomendações

Para as pessoas que sofrem de enxaqueca, o aconselhável é criar uma agenda e descrever toda a sua rotina, desde como foi o seu sono até o que comeu no dia. Com este aliado você terá mais controle sobre suas crises, observando a relação entre a dor de cabeça e mudanças no tempo, alimentação e rotina de sono, sempre discutindo junto ao seu médico a melhor estratégia para prevenir e controlar as crises de dor.

Se o problema for a falta de umidade, por exemplo, o ideal é utilizar um umidificador para evitar o contato com o ar muito seco. Já nos casos em que o problema é a ingestão de carne de porco, a recomendação é diminuir ou cortá-la de sua alimentação.

Caso você sinta dor de cabeça no frio com frequência, procure um neurologista especialista em enxaqueca. Ele te receitará o medicamento adequado a ser utilizado nos períodos em que sua crise estiver fora de controle, e poderá identificar a causa dos sintomas a dar início ao tratamento.

Mais Informações Sobre Dor de Cabeça no Frio na Internet

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da sua rotina. Motoristas de aplicativo, como os milhares que circulam pelo Grande ABC Paulista e...

Ribeirão Pires: Testes Gratuitos de Hepatite em Julho Amarelo

Hepatites Virais: Ribeirão Pires Intensifica Campanha de Conscientização e Testagem Gratuita em Julho AmareloRibeirão Pires, cidade modelo na luta contra as hepatites virais, reforça ações de conscientização e prevenção em julho, oferecendo testes gratuitos em todas as Unidades de...

Lacre x Latinha: O Mito do Alumínio e a Reciclagem em Sto André

Lacre x Latinha, quem tem mais alumínio? Desvendando o mito e a importância da reciclagem em Santo AndréSanto André, minha cidade, meu lar... e também palco de um mito que me intrigou por anos e, como descobri, intriga muita...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato