Enxaqueca: Anvisa Aprova Tratamento em Formato de Caneta: Muito grande é a Expectativa em torno da Caneta para o Tratamento da Enxaqueca. Comercialização e uso é previsto para o final de 2019.
Enxaqueca: Anvisa Aprova Tratamento em Formato de Caneta
A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aprovou para comercialização no Brasil um Tratamento indicado para a Prevenção de Enxaqueca em usuário Adultos que apresentem ao menos 04 (quatro) dias seguidos de fortes dores de cabeça intensas mensalmente.
O formato é no minimo interessante, pois este tem o formato de uma caneta aplicadora. Este tratamento ou esta “terapia” é chamada de Galcanezumabe – Emgality. Sua composição é de nada menos que uma aplicação da injeção de forma subcutânea e autoadministrável. Quantas vezes, por dia? por semana? a cada 15 (quinze) dias? Nada! apenas uma vez ao mês.
A “caneta” ou o gadged já vem totalmente pronto para uso. Projetado e planejado para pessoas que tem medo de agulha. Pois, além de seu formato interessante, ele foi desenvolvido com o foco e no objetivo de minimizar o desconforto da aplicação para que assim se aumente a adesão ao novo tratamento da Enxaqueca. Produto Descartável, é assim a caneta. Ela possui uma agulha de pequeno calibre e não visível, com dose única de 120 mg e sem necessidade de ajuste.
Eficácia e Segurança do Tratamento
Sua segurança para o tratamento e também a sua eficácia foi apresentada em 03 (três) estudos clínicos realizados. Estes que reuniram mais de 2.500 (dois mil e quinhentos) pacientes. Devo procurar um neurologista?
Inicialmente, a pequisa avaliou quais os pacientes com até 14 (quatorze) episódios de enxaqueca de forma mensal, entre o primeiro e o sexto mês, uma redução de 50% no número de dias de enxaqueca em mais da metade dos pacientes estudados. A expectativa é de que a caneta esteja disponível para comercialização já no final de 2019.
A aprovação aconteceu no dia em que foi Celebrado o Dia Mundial do Cérebro, dia 22 de julho. No mais, em 2019, não apenas a Sociedade Internacional de Dor de Cabeça, como também a Federação Mundial de Neurologia dedicaram este dia para aumentar a conscientização da enxaqueca por meio de uma campanha chamada
“Uma verdade dolorosa”,
já que a doença continua a ser subestimada e estigmatizada mundialmente.
Tratamento de Enxaqueca
A enxaqueca acomete 1 (um) em cada 07 (sete) pessoas ao redor do globo. Mais de 30 (trinta) milhões de pessoas isso contando somente as terras tupinikim ou seja no Brasil.
Junto com outras Cefaleias – Dores de Cabeça, é uma das principais causas de incapacidade no mundo. Ela caracteriza-se por episódios recorrentes de cefaleia de forte intensidade acompanhada por outros sintomas.
Esses sintomas incluem como por exemplo, e não se limitando à eles:
- Náuseas,
- Vômitos,
- Sensibilidade à Luz,
- Sensibilidade ao Som e que pode causar também
- alterações na visão
- Como Visão turva.
O MS – Ministério da Saúde cita, assim, os seguintes fatores como as dez principais causas da enxaqueca:
- Preocupações,
- Preocupações em Excesso,
- Ansiedade,
- Tensão,
- Estresse;
Gatilhos da Enxaqueca
- Ficar sem Comer:
- o Jejum
- É o aspecto alimentar mais importante para desencadear dores de cabeça. Longo tempo sem comer pode gerar, como consequência, uma queda na taxa de açúcar do sangue. Assim, provocar a produção de substâncias que causam dor. Desse modo, o ideal é comer algo a cada três ou quatro horas, e também não exagerar na comida quando passar muito tempo em jejum;
- o Jejum
- Dormir Mal:
- Distúrbios do Sono
- Bom sono é uma condição fundamental para o bem estar de uma maneira geral. Contudo, também é ótimo para o equilíbrio das enxaquecas e outras dores de cabeça.
- Dormir Pouco,
- Dormir muito,
- Demorar para pegar no Sono,
- Acordar no meio da Noite,
- Roncar e Ter
- Sonolência de Dia,
- ir Dormir e Acordar muito tarde
- Bom sono é uma condição fundamental para o bem estar de uma maneira geral. Contudo, também é ótimo para o equilíbrio das enxaquecas e outras dores de cabeça.
- são todos possíveis desencadeantes de dor de cabeça;
- Distúrbios do Sono
- Ciclo Hormonal:
- A tensão pré-menstrual (TPM) carrega consigo crises de cefaleia.
- As enxaquecas na mulher tendem a ser mais concentradas no período menstrual ou pré-menstrual. Primordialmente, irregularidades menstruais, endometriose, ovários policísticos e reposição hormonal, podem ser fatores que agravam as enxaquecas;
- A tensão pré-menstrual (TPM) carrega consigo crises de cefaleia.
- Irritação e
- Alterações do Humor:
- A irritabilidade aparece normalmente junto com uma crise de enxaqueca. Apesar disso, ela pode ser um motivo gerador de novas dores. Altos e baixos no humor, pavio curto, passar raiva, impaciência, são combinações para desencadear uma enxaqueca. Tudo o que for feito no sentido de relaxar, acalmar e treinar a paciência é útil;
- Alterações do Humor:
- Excesso de Cafeína:
- Tomar muito Café,
- Bebidas Cafeinadas,
- Bebidas Energéticas,
- Chocolates, e até mesmo
- Analgésicos que contenham Cafeína são provocadores de enxaqueca;
- Falta de Exercícios Físicos:
- Realizar Exercícios
- Faz com que o organismo produza endorfinas.
- Além disso, a pratica regulariza a produção de neurotransmissores como a
- Serotonina,
- Melatonina,
- Tornando o organismo mais saudável e mais resistente à dor;
- Realizar Exercícios
- Uso Excessivo de Analgésicos:
- Analgésicos não tratam a enxaqueca!,
- só aliviam a intensidade e a duração das crises.
- O uso de analgésicos pode vir a tornar crônica, piorar a enxaqueca, tornando-a mais resistente e mais frequente;
- Analgésicos não tratam a enxaqueca!,
- Alimentos como Chocolate,
- Frutas Cítricas,
- Alimentos muito Gelados
- Sorvetes,
- Nozes,
- Alimentos Gordurosos,
- Condimentados, ricos em
- Glutamato monossódico
- presente em salgadinhos,
- molhos,
- adoçantes
- podem agravar as enxaquecas;
- Causas Genéticas:
- Deve-se reconhecer rapidamente a enxaqueca na
- Infância,
- Adolescência,
- início da vida Adulta em filhos de pessoas que sofrem com a enxaqueca, para que ela possa ser tratada adequadamente, preventivamente, evitando que as crises apareçam e que a enxaqueca se desenvolva até um estágio crônico.
- Deve-se reconhecer rapidamente a enxaqueca na
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.