Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioSaúdeInfectologista do Hospital Sírio-Libanês

Infectologista do Hospital Sírio-Libanês

Infectologista do Hospital Sírio-Libanês A Médica Infectologista que trabalho no hospital Sírio-Libanês como como fazer a Higienização das Mãos de Maneira correta.

Infectologista do Hospital Sírio-Libanês

Higienizar as mãos é a estratégia mais simples e eficaz para evitar a transmissão de várias doenças.

Mesmo hospitais grandes como Hospital Sírio-Libanês luta diariamente para manter a higienização e o local longe das bactérias e micro-organismos. Em maioria, trazidos pelos próprios pacientes.

Veja alguns Exemplos de

Micro-organismos Presentes em Hospitais:

  • Bactérias multirresistentes
  • Parasitas que causam diarreia
  • Vírus como o da Influenza A H1N1.
  • A primeira vez em que se ouviu falar sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção de infecções foi a partir de estudos dos médicos Ignaz Philipp Semmelweis (1846) e Joseph Lister (1865) e da enfermeira Florence Nightingale (1854).

Semmelwels observou que gestantes que tinham o trabalho de parto atendido por médicos, tinham mais mortes por infecção perinatal que as gestantes atendidas por parteiras.

O uso de álcool gel é tão bom quanto lavar as mãos com água e sabão, desde que as mãos não tenham sujidades visíveis.

Quantidade de álcool ou sabão também não definem a qualidade da limpeza.

01 01 01

01 01 01

01

Lavar a Mão com água e sabão e Depois com álcool em Gel?

MITO — Embora em alguns locais os dois produtos estejam disponíveis, eles têm a mesma função.

“Podemos escolher um deles e o efeito da higienização será imediato”

Infectologista do Hospital Sírio-Libanês e profissionais do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração)

Sabão Antibacteriano é Melhor que Sabão Normal?

MITO — Os sabões comuns (sólidos ou líquidos) têm a mesma eficácia que os antibacterianos na higienização das mãos e podem ser usados para todas as situações cotidianas em que as mãos possam ter sido contaminadas.

Retirar Relógio e Joias para Higienização das Mãos?

VERDADE — Sob esses objetos, muito Frequentemente temos o acumulo de micro-organismos. Sendo assim, o melhor é retirá-los antes de situações de maior risco de contaminação ou transmissão de vírus e bactérias, como antes do preparo de qualquer alimento; em contato com pacientes doentes; e antes de tratar algum machucado.

Pode Detergente ser Usado para Higienizar as Mãos?

VERDADE — No entanto, os detergentes, o álcool comum e os demais produtos de limpeza domiciliar não são produzidos para lavar as mãos e podem causar microfissuras na pele, facilitando a colonização por vírus e bactérias, explica

“Se não tivermos álcool em gel ou sabão, podemos usar detergente em uma ou outra situação, mas não são os mais indicados”, comenta a infectologista.

Higienizar as Demais acaba Matando os Micro-Organismos “bons”, prejudicando a flora bacteriana das Mãos?

MITO — Nossas mãos estão cheias de micro-organismos “bons”, que formam a flora bacteriana residente em nosso organismo, e de micro-organismos transitórios, que podem transmitir doenças. Quando higienizamos as mãos, podemos matar os dois tipos de micro-organismos, mas os residentes vivem em camadas mais internas da pele e logo são restabelecidos. Portanto, podemos higienizar as mãos várias vezes ao dia, ou seja, sempre que necessário.

Quando o álcool em Gel Começa ficar “empelotado”, deve ser descartado?

MITO — O bico de alguns dispensadores de álcool em gel permitem que este fique “empelotado”, aparentando estar velho. Isso ocorre devido ao contato do produto com o ar, mas não necessariamente devem ser descartados. Mais importante é manter o produto em local fresco e arejado e respeitar seu prazo de validade, conforme estipula o fabricante.

“Se obedecermos esses critérios, podemos retirar aquelas partes mais ressecadas do bico do dispensador do álcool em gel e continuar usando o produto normalmente”, reforça a médica.

Falta de Higienização das Mãos pode Causar Infecções Hospitalares.

VERDADE — A higienização das mãos é uma das estratégias utilizadas pelo Hospital Sírio-Libanês e outras instituições na prevenção das infecções hospitalares. Acompanhantes e familiares devem higienizar as mãos sempre, antes e depois, de visitarem pacientes internados. Para os profissionais de saúde, existem cinco momentos-chave de higienização das mãos: (1) antes de contato com o paciente; (2) antes da realização do procedimento asséptico; (3) após risco de exposição a fluidos corporais; (4) após contato com o paciente; (5) após contato com as áreas próximas aos pacientes.

Higienização das Mãos Pode Ser Substituída pelo Uso de Luvas?

MITO — As luvas podem reduzir em mais de quatro vezes os riscos de contaminação das mãos, no momento de retirar as luvas as mãos correm risco de serem contaminadas.

Por isso, as mãos devem sempre ser higienizadas após a retirada das luvas.

Momentos que Sempre Devemos Higienizar as Mãos:

  • Após coçar ou assoar o nariz.
  • Após ir ao banheiro.
  • Antes e depois de tocar machucados e ferimentos.
  • Depois de mexer no lixo.
  • Depois de brincar, alimentar ou limpar um animal.
  • Antes de tocar em qualquer coisa que vá à boca de bebês.
  • Depois de trocar fraldas ou ajudar uma criança a se limpar.

 

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

5 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo hospitais grandes como Hospital Sírio-Libanês luta diariamente para manter a higienização e o local longe das bactérias e micro-organismos. Em maioria, trazidos pelos próprios pacientes.

  2. A lavagem das mãos é considerada um cuidado básico mas extremamente importante para evitar a transmissão de doenças, especialmente após estar em ambientes muito contaminados, como um banheiro público ou o hospital, por exemplo.
    Infectologista Moema, pode ajudar muito! veja o canal da doutora no youtube.
    Infectologista sp

    Assim, lavar as mãos corretamente é muito importante para eliminar vírus e bactérias que possam estar na pele e causar infecções no organismo. Veja outros cuidados necessários para usar o banheiro da escola, hotel ou trabalho sem pegar doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Dieta Cetogênica: Minha Transformação em Santo André

Dieta Cetogênica: A Dieta Cetogênica: Minha Jornada de Transformação em Santo André Santo André, minha cidade natal, sempre foi um lugar acolhedor, com suas ruas arborizadas e o clima familiar que me acompanha desde a infância no bairro Jardim. Mas, aos...

Enfermeira de Santo André Inspira com Paixão pela Profissão

De Santo André para o Mundo: Uma Jornada de Amor e Cuidado na Enfermagem - enfermeira Santo André, minha cidade, meu lar por mais de três décadas. Conheço cada esquina, cada praça,cada história que se desenrola neste lugar. Mas poucas...

HNK: Brasileiros descobrem papel da substância contra Alzheimer

Cientistas brasileiros fizeram uma descoberta revolucionária que pode mudar a vida de milhões de pessoas afetadas pelo Alzheimer! Uma nova substância com potencial para restaurar a memória e melhorar a qualidade de vida dos pacientes foi identificada, oferecendo uma esperança inédita na luta contra essa devastadora doença. Com resultados promissores em modelos experimentais, essa inovação coloca o Brasil na vanguarda da pesquisa científica e abre um horizonte de novas possibilidades para o tratamento do Alzheimer.

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato