Varizes

Varizes

Relacionados

Pressão Alta – Medidas de Prevenção

As varizes são vasos sanguíneos torcidos, semelhantes a cordas, que correm logo abaixo da superfície das pernas. Metade das mulheres e cerca de um quarto dos homens desenvolvem varizes em algum grau à medida que envelhecem.

As veias varicosas desenvolvem-se devido à falha de uma série de pequenas válvulas unidireccionais nas veias. Quando o coração bombeia, as válvulas abrem-se para deixar passar o sangue e fecham-se para evitar que este seja puxado pela gravidade até aos pés. Se uma destas válvulas funcionar mal, o sangue vaza através dela e acumula-se acima da válvula abaixo dela. Isto faz com que a veia acima da válvula inferior fique saliente.

A veia pode tornar-se tão grande que é visível através da superfície da pele. Uma perna com muitas veias varicosas também fica um pouco inchada porque o líquido do sangue nas veias salientes começa a vazar para os tecidos à volta das veias.

Nas mulheres, uma causa comum de varizes é a gravidez. O peso e o tamanho do feto exercem pressão sobre as veias da pélvis, aumentando a pressão nas veias das pernas. Isto pode provocar o enfraquecimento das válvulas das veias das pernas.

A tendência para desenvolver varizes pode resultar de um defeito genético nas válvulas ou na parede da veia. Os danos nas válvulas provocados por uma trombose venosa profunda também podem provocar varizes.

Tratamento das Varizes

Sintomas

As varizes não são apenas um problema estético. Podem provocar

  • descoloração da pele
  • hemorragias
  • úlceras cutâneas
  • uma sensação de peso na perna afetada, que pode impedir a atividade diária
  • uma dor surda
  • cãibras
  • inchaço na parte inferior da perna
  • formação de coágulos sanguíneos nas veias afectadas

Tratamento das Varizes

O tratamento das varizes começa geralmente com medidas de autoajuda. Se estas não funcionarem, ou não funcionarem suficientemente bem, a cirurgia pode ser uma opção.

 

Autoajuda

 

As meias elásticas de apoio, que se estendem desde o tornozelo até um pouco acima do joelho, comprimem as veias das pernas e ajudam a empurrar o sangue de volta para o coração. Funcionam melhor quando são calçadas logo de manhã.

Elevar as pernas de modo a que os tornozelos fiquem mais altos do que o coração, duas vezes por dia, durante 30 minutos, pode reduzir o inchaço das pernas.

O exercício físico é importante para controlar os sintomas das varizes. A ação dos músculos da barriga das pernas e das coxas ajuda a bombear o sangue para cima, em direção ao coração. A natação é uma atividade ideal, uma vez que a pressão da água pode comprimir as veias da mesma forma que as meias elásticas.

A perda de peso, se necessário, também ajuda a aliviar os sintomas, reduzindo a pressão nas pernas.

Usar roupa larga, especialmente à volta da cintura, parte superior das coxas e pernas, pode aliviar as varizes. As roupas apertadas podem agravá-las.

Usar sapatos de salto baixo em vez de saltos altos pode ajudar a fortalecer os músculos da barriga da perna, o que pode ajudar o sangue a mover-se através das veias.

As pessoas com varizes devem cuidar da sua pele, uma vez que esta pode facilmente ficar seca e com comichão nos locais onde está esticada devido ao inchaço. O coçar pode provocar feridas ou uma infeção cutânea. Um bom creme hidratante para a pele, como a lanolina ou um creme para as mãos, pode ajudar a aliviar este problema.

 

Fontes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.