AVC – Quais São os Tipos de AVC: Olá tudo bom? Aqui é o Dr. Willian Rezende e no vídeo de hoje vou falar sobre AVC – Quais São os Tipos de AVC. Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.
AVC – Quais São os Tipos de AVC
Classicamente o AVC – Acidente Vascular Cerebral é dividido em 02 (dois) Subtipos:
- AVC isquêmico:
- Ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular. Ele é responsável por 85% dos casos de AVC – Acidente Vascular Cerebral;
- AVC hemorrágico:
- o Acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnoideo (hemorragia subaracnoide).
O AVC, que pode ser descrito como um “problema com a canalização do cérebro“, pode causar sintomas que vão desde mal perceptíveis até completamente incapacitantes, mesmo fatais. Cada segundo desde o início do AVC até o tratamento pode fazer a diferença, muitas vezes entre a vida e a morte. É por isso que a Yale Medicine se esforça para oferecer aos pacientes intervenções imediatas e de última geração e o apoio total de uma equipe médica abrangente para ajudar a gerenciar sua recuperação.
O Yale New Haven Stroke Center é um dos principais centros de tratamento de AVC do Nordeste, atendendo cerca de dois mil pacientes de AVC a cada ano. Nosso Stroke Center reúne especialistas de vários departamentos e especialidades, para criar um plano de tratamento individualizado para cada paciente. Temos um laboratório dedicado a cateteres que permite que pacientes com derrame isquêmico sejam rapidamente transferidos para tratamento imediato.
Quais são os Tipos mais Comuns de AVC?
“O AVC é um problema com a canalização do cérebro”, diz David Greer, MD, professor de Neurologia e Neurocirurgia da Yale Medicine. “Há diferentes tipos de AVC – um em que você bloqueou a canalização e outro em que você rebentou a canalização”. Os dois tipos de pinceladas são:
Isquémico: O tipo mais comum de AVC (responsável por 87% de todos os AVCs) é um AVC isquêmico. Como um caso de “encanamento bloqueado”, o AVC ocorre quando um coágulo de sangue oclui um vaso sanguíneo ou artéria, e a área do cérebro que é privada de sangue por este fluxo bloqueado começa a morrer.
Hemorrágico : Os derrames hemorrágicos são casos de “estouro de canalização”. Um vaso sanguíneo dentro do cérebro se rompe, causando derramamento de sangue para o cérebro. Os derrames hemorrágicos são mais raros do que os isquêmicos, mas também são mais prováveis de serem fatais.
Quais são os sintomas mais comuns de AVC?
Enquanto alguns AVC causam problemas claros e imediatos com movimentos ou com a fala, geralmente não são dolorosos, então o paciente pode nem mesmo saber que algo deu errado. Muitas vezes, a família de um paciente é a primeira a notar sintomas como:
- Droopiness do rosto
- Uma perda ou mudança na capacidade de falar
- Fraqueza em um braço ou perna
- Dormência em uma extremidade
- Problemas de visão, como perda da visão ou visão dupla
- Problemas de coordenação, incluindo dificuldade para caminhar
A sigla FAST é às vezes usada para lembrar os pacientes e seus familiares sobre os principais sinais de AVC e a necessidade de ação imediata. FAST significa FAST:
- Rosto:
- Entorpecimento facial ou queda
- Braço:
- Dormência ou fraqueza do braço
- Discurso:
- A fala é deficiente ou desarticulada
- Tempo:
- Hora de ligar para o 1-9-0 rapidamente
- Rosto:
Como é Diagnosticado o AVC?
Quando um paciente entra no hospital com possíveis sintomas de um acidente vascular cerebral, a primeira coisa que o médico fará é fazer um histórico completo de saúde e realizar um exame neurológico padrão, durante o qual o paciente é solicitado a passar por alguns testes não-invasivos para demonstrar a função neurológica.
O Doppler Transcraniano SP pode vir a ser utilizado para a detecção de um AVC.
O próximo passo é ver o que está acontecendo dentro do cérebro através de imagens, como uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM). Olhando para o cérebro, os médicos são capazes de estabelecer onde o AVC está situado, se o problema é isquêmico ou hemorrágico (em outras palavras, se é um problema de um vaso sanguíneo entupido ou um vaso estourado), e quando o AVC começou.
Quais são os fatores de risco de acidente vascular cerebral?
Qualquer pessoa de qualquer idade ou origem pode ter um acidente vascular cerebral. Mas há alguns fatores que aumentam o risco.
- AVC Por Idade
- O risco de ter um AVC sobe cerca de 10% a cada década de vida após os 55 anos de idade. Mas, em casos raros, jovens e até mesmo bebês podem ter AVC.
- AVC por Genética
- Há evidências de que alguns derrames podem ser provocados por uma combinação de fatores hereditários e de estilo de vida, incluindo pressão alta, diabetes ou colesterol anormalmente alto.
- AVC por Estilo de vida
- Fumar,
- Obesidade,
- Falta de Exercícios Físicos e
- Uso de Drogas
- particularmente cocaína e anfetaminas) estão todos ligados a um risco maior de acidente vascular cerebral.
- AVC por Sexo
- As mulheres estão estatisticamente em maior risco de ter um AVC e de morrer de um AVC. Os derrames matam duas vezes mais mulheres anualmente do que o câncer de mama. Fatores de risco exclusivos das mulheres podem incluir o uso de anticoncepcionais hormonais, que tem sido ligado a um risco ligeiramente maior de desenvolver coágulos sanguíneos em todas as áreas do corpo, particularmente para fumantes e mulheres com mais de 35 anos de idade. Um histórico de pré-eclâmpsia (pressão alta durante a gravidez) também é um fator de risco único para as mulheres.
Como o AVC é Tratado?
A abordagem do tratamento do AVC dependerá do tipo de AVC que ocorreu.
Acidente vascular cerebral hemorrágico. Se um vaso sanguíneo se romper, o médico tentará primeiro reduzir a pressão arterial da paciente. (Quanto mais alta a pressão arterial, pior será o sangramento cerebral). O médico primeiro tentará determinar se o paciente está sobre algum anticoagulante e poderá tentar neutralizar os efeitos dos anticoagulantes através do uso de agentes reversores. Se o cérebro do paciente estiver inchado, os médicos também podem usar agentes anti-inflamatórios que impedem o cérebro de absorver água e diminuir a pressão no cérebro.
Acidentes vasculares cerebrais isquêmicos. Para reparar um vaso sanguíneo entupido, os médicos podem administrar tPA (ativador do plasminogênio tecidual), que é atualmente o único medicamento para o coágulo aprovado pela Food and Drug Administration. Este é administrado por via intravenosa até quatro horas e meia após um AVC inicial.
Outra opção é a microcirurgia, na qual um tubo estreito chamado cateter é inserido no vaso entupido para limpar fisicamente o bloqueio e permitir que o sangue flua livremente. Este método pode ser utilizado até 12 (doze) horas Após um Derrame.
Como é a Recuperação do AVC?
Sobreviver a um AVC é apenas a primeira parte de uma longa jornada de recuperação. Após um paciente estar estabilizado, ele precisará consultar seu médico novamente para avaliar seu nível de funcionamento físico e mental e desenvolver um plano de tratamento que ajude a trazê-lo de volta à melhor qualidade de vida possível.
A jornada de recuperação de cada paciente é diferente, dependendo da gravidade do AVC, das partes do cérebro afetadas e da abordagem do paciente à reabilitação e à terapia em andamento. No Yale New Haven Stroke Center, nossa equipe de médicos, enfermeiros e terapeutas colabora para criar um plano personalizado que leva em conta as necessidades individuais do paciente.
Gostou desse conteúdo? Ficou curioso para saber mais sobre AVC – Quais São os Tipos de AVC? Então vem comigo nesse vídeo que eu garanto que você vai aprender muita coisas boas, porque conhecimento quanto mais difundido melhor para todos.Te aguardo no vídeo!
Me acompanhe nos outros canais:
Site: http://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, psicologia, psiquiatria, sistema nervoso, depressão, dores de cabeça, demência, epilepsia, doença de parkinson, mal de alzheimer, e muitos outros assuntos relacionados, com o médico neurologista Willian Rezende do Carmo: http://youtube.com/channel/UC53RGn66h410b5wkQlNvb3Asub_confirmation=1
#WillianRezende
#RegeneratiNeurologia
#Neurologista
#Neurologia
#Psicologia
#Psiquiatria
Mais Informações na Internet
- AVC em Mulheres: Fatores de Risco e Sintomas São Diferentes
- Uso de Anticoagulantes na Prevenção do AVC – Anticoagulantes AVC
- Neste artigo, conheça o papel dos Anticoagulantes na Prevenção do AVC, quando são indicados e quais os cuidados relacionados à sua ingestão.
- Stroke is the fifth leading cause of death in the United States and is a major cause of serious disability for adults – CDC
- About 795,000 people in the United States have a stroke each year.2 Get more quick facts about stroke.
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.