Verstappen encabeça Dia 1 de testes de pré-temporada como a luta da Mercedes no Bahrein atingido por tempestades de areia
Verstappen encabeça Dia 1 de testes de pré-temporada
Enquanto uma tempestade de areia envolvia o Circuito Internacional do Bahrain na tarde do primeiro dia de testes de pré-temporada, Max Verstappen foi mais rápido para a Red Bull – mas a Mercedes lutou com um problema de caixa de câmbio e depois uma falta de ritmo, terminando o dia com apenas 48 voltas, a menor de todas as equipes, e bem abaixo das folhas de tempo.
A Verstappen aproveitou o dia inteiro na Red Bull RB16B – com o companheiro de equipe Sergio Perez pronto para dirigir no sábado – e terminou a manhã em terceiro lugar, antes de melhorar sob os holofotes para pegar primeiro com um tempo mais rápido de 1m30.626s em média. Bar um giro na primeira sessão, a sexta-feira da Verstappen foi sem incidentes.
Quando a corrida da tarde começou, o vento soprava areia por toda a pista, roubando a aderência dos pilotos. Mas mais tarde, à medida que os holofotes perfuravam o céu escuro, as condições esfriavam e a aderência aumentava, levando a uma enxurrada tardia de voltas rápidas.
[bs-quote quote=”O início perfeito para a Red Bull, superando os tempos. O Verstappen parecia bem o dia inteiro, menos sua meia volta, o que, dadas as condições, você poderia facilmente se ater a erro do motorista ao invés de qualquer problema em andamento com o Red Bull como aconteceu no ano passado.” style=”default” align=”left” color=”” author_name=”Jolyon Palmer” author_job=”Formula 1″ author_avatar=”” author_link=””][/bs-quote]
Isso deixou Lando Norris em segundo lugar para a McLaren em média, Esteban Ocon em terceiro para a Alpine em pneus macios e Aston Martin’s Lance Stroll em quarto com um esforço tardio no protótipo de média Pirelli. O líder da manhã Daniel Ricciardo terminou em sétimo lugar na classificação geral para a McLaren.
Atual 7 Vezes Campeã Consecutivos – Mercedes
Quanto à Mercedes, um problema na caixa de câmbio pela manhã significou que o 17º lugar Valtteri Bottas só pôde completar seis voltas no total – muito para o desgosto da Equipe Principal Toto Wolff.
Lewis Hamilton (10º mais rápido) assumiu à tarde, mas acrescentou apenas 42 voltas ao total da Mercedes, pois ele não conseguiu aproveitar as condições favoráveis da noite e parecia estar lutando por aderência e ritmo. A Verstappen, por outro lado, conseguiu 139 voltas no total.
Carlos Sainz, da Ferrari, também melhorou sob as luzes e terminou em quinto lugar, tendo assumido o lugar de Charles Leclerc, o finalizador do 11º lugar à tarde. Atrás de Sainz estava o sexto colocado Alfa Romeo motorista Antonio Giovinazzi, que correu à tarde depois do 12º lugar Kimi Raikkonen tomou a sessão da manhã, conheça aqui o Calendário de F1 de 2021.
O dia produtivo do AlphaTauri continuou com o novato Yuki Tsunoda fazendo sua estreia nos testes de pré-temporada no AT02 da Honda. Ele tirou o nono lugar geral, meio segundo fora do oitavo lugar do companheiro de equipe Pierre Gasly que correu pela manhã.
Sebastian Vettel
Sebastian Vettel iniciou os testes para Aston Martin pela manhã e terminou o 13º dia no geral, à frente do único corredor da Williams, o piloto de testes Roy Nissany.
Haas revelou seu VF-21 no pitlane antes do início da corrida e Mick Schumacher então definiu seus primeiros tempos, embora com um problema de caixa de câmbio limitando seu tempo na pista. Ele conseguiu apenas 15 voltas para terminar em 16º lugar, com o novo colega de equipe Nikita Mazepin assumindo o comando à tarde para completar 70 voltas e terminar em 15º lugar mais rápido.
Bottas, que só conseguiu fazer seis voltas com rakes aéreos em seu carro, completou a classificação na P17. O finlandês retorna no sábado à tarde enquanto Hamilton pega o volante pela manhã.
Em breve, os holofotes do Bahrein se apagarão e darão lugar a uma brilhante manhã de sábado, na qual Fernando Alonso fará sua estréia alpina, Sergio Perez assumirá o volante da RB16B da Red Bull e Nicholas Latifi dirigirá pela Williams – enquanto a Mercedes, atual campeã do campeonato, tem tudo para fazer.
Análise de Jolyon Palmer
O início perfeito para a Red Bull, superando os tempos. O Verstappen parecia bem o dia inteiro, menos sua meia volta, o que, dadas as condições, você poderia facilmente se ater a erro do motorista ao invés de qualquer problema em andamento com o Red Bull como aconteceu no ano passado.
É a maneira perfeita de continuar o impulso do final do ano passado, enquanto a Mercedes está gaguejando. Mas o piso Mercedes parece interessante, e eu não duvido que a Mercedes será capaz de saltar
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.