Bioimpedância – O Que é e Como Funciona a Bioimpedância

Bioimpedância - O Que é e Como Funciona a Bioimpedância

Bioimpedância – O Que é e Como Funciona a Bioimpedância: O que é bioimpedância? A bioimpedância é sobre as propriedades elétricas de seu corpo (ou outros biomateriais), por exemplo, até que ponto você é um bom condutor. A bioimpedância é uma medida de quão bem o corpo impede o fluxo de corrente elétrica. A gordura tem alta resistividade, a resistividade do sangue é menor.

Bioimpedância – O Que é e Como Funciona a Bioimpedância

A impedância é medida aplicando uma pequena corrente elétrica, por exemplo, através de 2 eletrodos e captando a pequena tensão resultante com outro par de eletrodos: Quanto menor a voltagem, menor a impedância do tecido para uma determinada corrente. Um exemplo com eletrodos ao redor de um cilindro, por exemplo, eletrodos de banda de superfície da pele ao redor de um braço ou de uma perna.

O tecido consiste de células e membranas, e as membranas são finas, mas têm uma alta resistividade e se comportam eletricamente como pequenos condensadores. Usando altas frequências de medição, a corrente passa através desses capacitores, e o resultado depende do tecido e dos líquidos, tanto dentro como fora das células. Em baixas frequências, entretanto, as membranas impedem o fluxo de corrente, e os resultados dependem apenas de líquidos fora das células.

Em um modelo ideal como a Fig. 7.43, a impedância Z é dada por:

Z = ρ L / A

onde ρ é a resistividade do tecido, L é a distância entre os eletrodos de coleta, e A é a área da seção transversal (a equação na verdade só é correta se o tecido for homogêneo e a corrente for aplicada por eletrodos de faixa distantes dos eletrodos de coleta. Para a configuração real com 4 eletrodos de banda, a matemática é mais complicada)…

Bioimpedância - O Que é e Como Funciona a Bioimpedância
Bioimpedância – O Que é e Como Funciona a Bioimpedância

É claro que, medindo a impedância, pode-se encontrar r ou L ou A se as duas outras quantidades forem conhecidas. A bioimpedância pode, portanto, ser usada para medir volumes, formas ou propriedades elétricas do tecido. Geddes e Baker (Principles of Applied Biomedical Instrumentation, 1989) escreveram sobre a bioimpedância:

“A técnica elegantemente simples requer apenas a aplicação de dois ou mais eletrodos, e tem sido usada com sucesso por muitos anos para detectar uma notável variedade de eventos fisiológicos”.

As aplicações da bioimpedância incluem, por exemplo

  • Conteúdo de água na pele
  • Impedância de imagem (tomografia)
  • Composição do corpo (treinamento, nutrição)
  • Cardiografia de Impedância (ICG)
  • Monitoramento da saída cardíaca
  • Monitoramento da ablação
  • Volume de sangue
  • Avaliação da qualidade da carne
  • Monitoramento de ischemi tecidual
  • Transdutor de cateter de CO2
  • Microscópio de movimento de célula única
  • Contagem e caracterização de células únicas
  • Sensores de impressão digital
  • Uma introdução completa ao campo da bioimpedância pode ser encontrada em Grimnes & Marinsen (2008): Bioimpedance and Bioelectricity
  • Basics, 2. ed., Academic Press.

Forma de se estudar a Composição do Corpo

O que é bioimpedância, é uma forma de se estudar a composição do corpo, a quantidade de água, massa magra e gordura através de um estudo da resistência elétrica através de pontos.

E isso já foi percebido que quando você passa uma corrente elétrica através do corpo existe um índice de resistência que é dado pelo tanto de água ou o tanto de gordura que a pessoa tem e dependendo dos pontos que você põe é possível fazer Vários cálculos pela maior acurácia de onde está essa gordura e de onde está essa quantidade de água.

Através da resistência elétrica e mais o peso e outros fatores é possível de conseguir calcular a taxa metabólica basal do paciente ,e vários estudos através de comparação de índices de atividade metabólica e outras mensurações da composição corporal através de tomografia mostraram que a bioimpedância ela é verdadeiramente útil e acurada, ou seja ela, é sensível e específica acerta muito bem como uma estimativa muito boa da composição corporal e da pessoa e da taxa de metabolismo basal do indivíduo.

E o que pode falsear o estudo da composição corporal por bioimpedância? São poucas coisas, por exemplo desidratação, se uma pessoa perder muito líquido, ela pode ter o estudo dela falseado, a quantidade de massa magra que os músculos tem muito líquido diminui, e como diminui a quantidade de líquido pode estar falseado o estudo de bioimpedância da pessoa.

Se a pessoa possui metais longos no corpo, os metais especialmente em partes mais centrais como órteses e próteses também pode falsear o estudo da bioimpedância.

Mas fora isso a bioimpedância é um estudo extremamente válido simples, indolor, prático e preciso e ajuda muito o médico.

Me acompanhe nos outros canais:

Site: https://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend…
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

– Veja outros vídeos do canal:

Neurologista – Para Que Serve o Neurologista
https://youtu.be/VrI6bkaixf0

Epilepsia – O Que é Epilepsia
https://youtu.be/K1Lr3uGUejM

Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer
https://youtu.be/H5MHNBAflJY

Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia
https://youtu.be/bZxN8Jj1DkE

Parkinson – O Que é Mal de Parkinson
https://youtu.be/Ztrg9m3L5lE

Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme
https://youtu.be/TQv0D1LkA78

Epilepsia – Como Curar Epilepsia
https://youtu.be/Bq7A8L7vDAg

Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC
https://youtu.be/DHDlCDnrHlU

Insônia – Como Acabar Com a Insônia
https://youtu.be/YigIHG8PD8Q

Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas
https://youtu.be/7NSxY0wP8bs

Banho Gelado e Depressão – Tratamento Para Depressão vs Banho Gelado
https://youtu.be/v36N0kUaBZI

Proteínas de Choque Térmico – Doenças Neurodegenerativas e a Proteína de Choque Térmico
https://youtu.be/ApQIaVy1Tgo

Bioimpedância – O Que é e Como Funciona a Bioimpedância
https://youtu.be/8IGAGTTq9Qo

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais