Como Lidar Com o Sono Pós o Almoço – Sonolência após o Almoço

Ao retornar ao seu trabalho após o almoço, você pode se perguntar

Como Lidar Com o Sono Pós o Almoço - Sonolência após o Almoço

Como Lidar Com o Sono Pós o Almoço – Sonolência após o Almoço: Ao retornar ao seu trabalho após o almoço, você pode se perguntar: Por que eu tenho tanto sono à tarde? Se você usa palavras como Sonolência, Sonolência, Cansaço ou Fadiga para descrever esta pausa do meio da tarde, por que ela ocorre? É por causa do que você Comeu no Almoço?

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  • Fadiga

Sonolência após o Almoço

Bem, na verdade pode estar relacionado a um mergulho natural no sinal de alerta do Ritmo Circadiano. Descubra como você pode passar sua tarde sem tomar uma Xícara de Café ou Dormir uma Soneca.

A Ingestão de Alimentos é a Causa?

É normal sentir um pouco de sono após o almoço. Algumas pessoas podem pensar erroneamente que isso está relacionado ao consumo de alimentos. Em particular, alguns acreditam que há uma mudança significativa no fluxo de sangue do cérebro para o estômago ou trato gastrointestinal para ajudar na digestão. Embora isto pareça plausível, não faz muito sentido.

Se este fosse o caso, por que não nos sentiríamos tão sonolentos depois de tomar um grande café da manhã ou depois do jantar? Seria de se esperar a mesma mudança no fluxo sanguíneo. A verdade é que esta sonolência não está relacionada às refeições e é devida a outra causa.

A Melatonina dos Alimentos é a Causa?

Melatonina: Outros podem argumentar que há elementos dentro do alimento que causam sonolência. Por exemplo, existem níveis minúsculos do hormônio chamado melatonina. Embora a melatonina tenha um papel importante no momento do sono, é improvável que os baixos níveis dentro do alimento tenham qualquer efeito significativo.

Como Lidar Com o Sono Pós o Almoço - Sonolência após o Almoço
Como Lidar Com o Sono Pós o Almoço – Sonolência após o Almoço

 

Como Lidar Com o Sono Pós o Almoço

Há alguns outros alimentos que podem fazer você se sentir um pouco Sonolento, principalmente peru e alimentos que contêm Triptofano. O triptofano é convertido pelo corpo em serotonina, e depois em melatonina,1 e (como observado acima) isto pode aumentar a sonolência. Os efeitos são provavelmente modestos.

Além disso, o consumo de álcool pode causar sonolência. Isso ocorre porque aumenta os efeitos da adenosina. Na maioria dos casos, porém, isto não é o que contribui para que se sinta sonolento após o almoço.

O Ritmo Circadiano – Como Lidar Com o Sono Pós o Almoço

De fato, tem pouco a ver com os alimentos consumidos (ou que tenham sido consumidos). Ao invés disso, tem mais a ver com o momento natural de uma maior propensão ao sono. Há dois fenômenos que contribuem para isso: a propensão homeostática para o sono e o ritmo circadiano.

O impulso do sono é devido à acumulação gradual de um químico dentro do cérebro chamado adenosina. Isto atinge seu auge logo antes de dormir, mas também é mais elevado à tarde em comparação com a manhã.2

Quanto mais tempo uma pessoa permanece acordada, mais adenosina se acumula, levando a um aumento do desejo de dormir.

O segundo processo que contribui indiretamente para a sonolência é o ritmo circadiano. O ritmo circadiano é na verdade o padrão de um sinal de alerta. Ele aumenta ao longo do dia para nos manter acordados e contrariar o aumento dos níveis de adenosina.

Há um ombro, ou molho, neste padrão no início da tarde, normalmente de sete a nove horas após o Despertar. Quando o sinal de alerta cai, a sonolência subjacente se mostra, e nos sentimos sonolentos.

A maioria das pessoas naturalmente sente sonolência entre 13h e 15h.

Curiosamente, as pessoas noturnas (que naturalmente podem adormecer e acordar mais tarde) frequentemente também experimentam um atraso na hora da pausa desta tarde. Elas podem não sentir sono até várias horas mais tarde.

Facilitando a Sonolência após o Almoço

Embora a sensação de sonolência após o almoço possa ser explicada, pode haver momentos em que estamos muito sonolentos. Se sentirmos privação do sono, isto após o almoço pode ser mais pronunciado. Além disso, Distúrbios do Sono, como a Apneia obstrutiva do Sono, podem piorar a situação.

Para neutralizar a sonolência que ocorre no início da tarde, você pode tentar usar cafeína ou até mesmo tirar uma curta soneca de 10 a 20 minutos. Cada um destes pode reduzir os níveis de adenosina que contribuem para a sonolência. Pode haver outras formas de ficar acordado também.

Felizmente, se você resistir, este período vai passar e você vai descobrir que se sentirá mais alerta novamente em questão de horas à medida que o ritmo circadiano volta a subir. Isto normalmente ocorre, mesmo sem uma xícara de café ou uma soneca.

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Você tem sentido sono após o almoço e nem mesmo aquele cafezinho tem te ajudado a parar de bocejar? A sonolência diurna atrapalha a muitas pessoas e, inclusive, pode causar diversos problemas no trabalho.

Depois do almoço, o sistema digestivo precisa de mais oxigenação para realizar suas funções e o corpo acaba diminuindo o fluxo sanguíneo de outras áreas do corpo, inclusive cérebro.

Dormir bem é muito importante para dias mais produtivos. A privação do sono pode causar desatenção e sonolência diurna, interferindo em todas as nossas atividades diárias e prejudicando a produtividade no trabalho. O sono possui quatro fases, e é durante elas que o corpo descansa e se recupera para o próximo dia. Além disso, existem hormônios que são liberados exclusivamente durante a noite, como o hormônio do crescimento e a leptina, que atua no combate ao apetite.

Para muitas pessoas é comum sentir sono depois do almoço, por exemplo. Em alguns países, como na Espanha e na Argentina, essa necessidade é tão importante que o descanso após a refeição é praticamente obrigatório.

Alguns hábitos podem ajudar a reverter a sonolência diurna, como uma maior ingestão de água, prática de exercícios físicos, alimentação saudável e, claro, uma boa noite de sono. No entanto, se a sonolência diurna for persistente, mesmo praticando esses hábitos e dormindo durante a noite inteira, isso pode indicar algum distúrbio do sono.

Neste vídeo:

Como lidar com sono após o almoço;

  • Por que ficamos com sono após o almoço;
  • Como espantar o sono após o almoço;
  • Cochilar durante o dia;
  • Sono excessivo após comer, o que pode ser;
  • O que fazer para não dormir depois do almoço;
  • Fique comigo nesse vídeo.

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