Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial – Saiba tudo!

Síndrome Dolorosa Miofascial - Dor Miofascial - Saiba tudo!

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial: Se você tem a síndrome da dor miofascial, pode sentir dores musculares em todo o seu corpo. Essa dor pode afetar sua mobilidade, humor e nível de energia, dificultando as atividades diárias. A síndrome da dor miofascial (MPS) é uma condição dolorosa crônica.

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial

Ela afeta os tecidos moles: músculos e a fáscia (cobre os músculos). Os locais específicos de lesão a esses tecidos são chamados de pontos de desencadeamento miofasciais. Os pontos de gatilho são como nós tenros sob a pele, e são comumente encontrados na mandíbula, região lombar, pélvis, braços e pernas. Estes pontos podem ser ativados espontaneamente ou ativamente. Podem também estar associados a dormência, tremores e distúrbios do sono. Se sua dor é grave ou afeta significativamente sua vida, você deve considerar uma visita com um médico qualificado para diagnosticar sua dor. Os médicos da dor podem ajudá-lo a começar a tratar a dor imediatamente, e evitar complicações e danos permanentes.

Autocuidado

Obtenha um sono adequado e uma dieta saudável rica em vegetais, frutas, grãos inteiros, gorduras saudáveis e carnes magras para melhor se equipar mental e fisicamente para lidar com a dor. Você também pode se beneficiar de compartilhar seus sentimentos e experiências de dor crônica. Um médico da dor pode encaminhá-lo a um profissional da saúde mental.

Técnicas de estresse e relaxamento

Pratique o cuidado e outras terapias de relaxamento para ajudar a liberar a tensão corporal e diminuir sua dor. Um especialista em dor pode encaminhá-lo a um profissional treinado.

Calor
Aplique uma almofada quente por 15 minutos de cada vez para diminuir a rigidez corporal.

Exercícios de alongamento e condicionamento

Realizar alongamentos e exercícios de condicionamento em casa para melhorar a força e a postura e diminuir a dor. Um especialista em dor pode determinar quais alongamentos e exercícios são adequados para você.

Medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia

Síndrome Dolorosa Miofascial - Dor Miofascial - Saiba tudo!
Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial – Saiba tudo!

Os analgésicos anti-inflamatórios, como Motrin, Advil e Aleve, e a fisioterapia trabalham para reduzir sua dor miofascial. Um médico da dor pode encaminhá-lo a um fisioterapeuta.

Terapia de massagem
A terapia de massagem pode ajudar a liberar a tensão corporal e diminuir sua dor. Um especialista em dor pode encaminhá-lo a um terapeuta de massagem.

Terapia de biofeedback

Os sensores ligados ao corpo ajudam a aprender como controlar os estados fisiológicos de seu corpo, incluindo a tensão muscular e a dor. Um especialista em dor pode encaminhá-lo a um profissional treinado.

Música e terapia de vibração

A música e a terapia de vibração podem reduzir a tensão e a dor no corpo. Um especialista em dor pode encaminhá-lo a um profissional treinado.

  • Eletromedicina
    • A estimulação elétrica transcutânea do nervo (TENS), a laserterapia e ultra-som terapêutico podem aumentar a circulação sanguínea, acelerar a cura natural e reduzir a tensão e a dor corporal. Um especialista em dor pode encaminhá-lo a um profissional treinado.

Agulhamento seco com ou sem calor
Este procedimento de agulha há muito tempo trata a dor miofascial. A inserção de uma agulha à temperatura ambiente ou aquecida no ponto de gatilho quebra a tensão muscular e reduz a dor. Um especialista especialmente treinado em dor pode realizar este procedimento para você.

Agulhas molhadas com anestésico local
A inserção de uma agulha com anestésico local no ponto de gatilho não apenas quebra a tensão muscular, mas também bloqueia os nervos de gatilho de sentir dor. Um especialista especialmente treinado em dor pode realizar este procedimento para você.

Injeções do ponto de gatilho
Os especialistas em medicina da dor injetam uma pequena agulha contendo soro fisiológico, anestésico local e possivelmente cortisona, botox ou plasma rico em plaquetas. O plasma rico em plaquetas usa suas próprias plaquetas sanguíneas e fatores de crescimento para acelerar o processo natural de cura e reduzir a dor. O botox e a cortisona também reduzem a dor. Estas injeções podem permitir que você participe da fisioterapia. Muitas pessoas consideram as injeções de ponto de gatilho como a terapia mais eficaz disponível para a síndrome da dor miofascial e condições relacionadas.

O que causa a síndrome da dor miofascial?
Embora existam muitas causas de MPS, a causa mais comum é a tensão ou lesão de um músculo, ligamento ou tendão. Os ligamentos e tendões são bandas fibrosas de tecido; os ligamentos ligam osso a osso, e os tendões ligam músculo a osso. Outras causas do MPS incluem:

Anormalidades esqueléticas e articulares, tais como curvatura anormal da coluna vertebral, comprimento desigual das pernas ou osteoartrose

  • Discos feridos ou escorregadios, como por exemplo de levantamento pesado
  • Uso excessivo de músculos não condicionados
  • Estilo de vida inativo ou má postura
  • Imobilização de braço ou perna, como por exemplo, por estar em um molde
  • Fibromialgia
  • Cirurgias prévias
  • Algumas condições médicas, tais como doenças cardiovasculares, gastrointestinais, infecciosas ou hormonais
  • Mudanças hormonais, como a síndrome pré-menstrual ou menopausa
  • Depressão, ansiedade e estresse
  • Deficiências vitamínicas e outras deficiências nutricionais
  • Alguns medicamentos, tais como pílulas contraceptivas orais
  • Exposição prolongada ao frio
  • Fumando

Que tipo de médico pode lhe ajudar se os tratamentos caseiros falharem?

Se sua dor miofascial não melhorar com tratamentos caseiros, você deve considerar visitar imediatamente um especialista em dor. Um especialista em medicina da dor é um médico que tem treinamento especializado na prevenção, avaliação e tratamento das condições dolorosas. Se você estiver procurando por uma clínica de tratamento da dor de primeira linha, que aceite a maioria dos planos de seguro de saúde, consulte Especialistas em Tratamento da Dor. As clínicas de Especialistas em Tratamento da Dor estão localizadas em Nova Iorque, e em Clifton, Paramus e Wayne, Nova Jersey. Eles podem ajudar no tratamento de todos os tipos de dor miofascial. Os Especialistas em Tratamento da Dor também são afiliados a uma das melhores clínicas de medicina venosa do país, VIP Medical Group.

Por que visitar uma Clínica de Especialistas em Tratamento da Dor em N.Y. ou N.J.?
Os médicos especialistas em tratamento da dor são treinados em Harvard e certificados pelo Board of Anesthesiology Pain Medicine dos Estados Unidos. Além de terem o melhor treinamento, os Especialistas em Tratamento da Dor são compassivos com uma maneira atenciosa de lidar com a dor. Nossos médicos qualificados são capazes de realizar as mais avançadas intervenções de medicina da dor disponíveis no mercado. Um médico especialista em tratamento da dor trabalhará com você para diagnosticar com precisão sua MPS com um exame físico; eletromiografia (EMG); e estudos com raios-X, ultra-som, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Eles explorarão outras opções de tratamento da síndrome da dor miofascial, como procedimentos com agulhas e injeções de pontos de gatilho, que são minimamente invasivos e têm efeitos duradouros. Quando possível, os Especialistas em Tratamento da Dor evitarão o tratamento com medicamentos narcóticos para dor ou cirurgia, mas o encaminharão a um cirurgião ortopédico, se necessário.

 

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dormiofascial

Você sabe qual o sintoma que mais leva as pessoas a buscarem por atendimento médico em todo o mundo? Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, é a dor músculo-esquelética aguda ou crônica (aquela de duração maior do que 3 a 6 meses).

Entre essas dores, a Síndrome da Dor Miofascial (SDM) é a causa mais comum devendo sempre ser avaliada:

– Dor de cabeça Pessoas com dores orofaciais como cefaleias tensionais.
– Dor temporomandibular Dor na face.
– Dor no pescoço e coluna lombar, incluindo as dores pélvicas de origem desconhecida.

A síndrome dolorosa miofascial Se caracteriza pela presença de locais sensíveis e muito dolorosos em áreas musculares tensas e rígidas, que podem levar à dor em queimação e sensação de peso. A dor é profunda e mal localizada, sem aparente diagnóstico, pode provocar uma dor percebida à distância (em outro local, chamado de dor referida). É comum a percepção de uma contração muscular à palpação local.
Podem estar presentes:

– Diminuição da mobilidade e fraqueza (fenômenos motores).
– Dormências e formigamento (fenômenos sensoriais).
– Vertigens (fenômeno autonômico presente na dor orofacial).
– Urgência urinária e desconforto ao urinar (fenômeno autonômico na dor pélvica).

Na Síndrome dolorosa miofascial, o músculo não trabalha com eficácia. A banda de tensão restringe o alongamento do músculo e, por isso, há limitação de movimento. Ocorre a fraqueza pela inibição muscular, assim como pelo encurtamento muscular.

Nesse vídeo eu vou explicar um pouco mais sobre a síndrome dolorosa miofascial, então se você deseja saber o que é síndrome dolorosa miofascial, o que é ponto gatilho miofascial, quais as causas da síndrome miofascial, fique comigo nesse vídeo.

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dormiofascial

Me acompanhe nos outros canais:

Site: http://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend…
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

– Veja outros vídeos do canal:

Neurologista – Para Que Serve o Neurologista

Epilepsia – O Que é Epilepsia

Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer

Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia

Parkinson – O Que é Mal de Parkinson

Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme

Epilepsia – Como Curar Epilepsia

Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC

Insônia – Como Acabar Com a Insônia

Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial

#DorMiofascial
#Dor
#Neurologia
#Neurologista

Mais Informações Sobre Dor Miofascial na Internet
  • Myofascial Pain Syndromes – Harvard U.
    • “Myofascial Pain Syndromes” is a descriptor in the National Library of Medicine’s controlled vocabulary thesaurus, MeSH (Medical Subject Headings). Descriptors are arranged in a hierarchical structure, which enables searching at various levels of specificity.
Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais