COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)

COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)

COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus): Neste vídeo a Doutora Keilla Mara de Freitas que é médica Infectologista fala a respeito do novo Coronavírus na gestação. Ainda se sabe muito pouco sobre os efeitos do novo coronavírus na gestação e também com relação a transmissão deste novo coronavírus ao feto caso as mães sejam infectadas pelo novo coronavírus durante a gestação.

COVID-19 em Gestantes (Coronavírus)

Infectologista SP – Dra Keilla Mara de Freitas conta mais informações a respeito do Novo Coronavírus e principalmente para Gestantes.

O conhecimento que existe de experiências passadas sobre outros tipos de coronavírus, como o SARS que é a síndrome respiratória aguda grave e até mesmo infecções por outros vírus respiratórios como vírus influenza, que a gestante com todas as alterações no seu organismo no momento da gestação, estão predispostas a terem quadros mais graves da infecção que outras pessoas pelo simples fato de estarem gestantes.

Nos casos de infecção pelo novo coronavírus que acompanhamos na China, que é onde teve o maior número de casos já registrados até agora, não foi observado ainda casos de transmissão da mamãe para o feto. Além disso não foi detectada a presença do vírus nem no líquido amniótico e nem no leite materno. Portanto, a amamentação continua sendo indicada nesses momentos, pois não temos comprovação da transmissão do novo coronavirus através da amamentação.

Se estiver grávida, amamentando ou cuidando de crianças pequenas

Embora atualmente não existam dados que mostrem que o COVID-19 afeta as gestantes de maneira diferente das demais, sabemos que as gestantes correm maior risco de adoecer por outros vírus respiratórios do que as que não estão grávidas. Às vezes, isso causa resultados adversos para a mãe ou o filho. Portanto, se estiver grávida, lembre-se de reduzir o risco de ficar doente. Você também pode ensinar aos seus filhos os passos do dia a dia (como lavar as mãos adequadamente) para se manterem saudáveis:

Pratique o distanciamento social.

  • Evite pessoas doentes ou expostas ao vírus.
  • Fique em casa ou fique a pelo menos 6 pés de distância de pessoas que não moram em sua casa.

Lave as mãos frequentemente.

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos (ou ajude seus filhos a lavar as mãos), especialmente:
    • Depois de Tocar Outras Pessoas,
      • incluindo Tocar Crianças;
    • Depois de Tocar em superfícies externas de sua casa ou em itens externos que você trouxe para sua casa;
    • Depois de ir ao Banheiro ou trocar fraldas;
    • Depois de assoar o Nariz,
      • Tossir ou até mesmo Espirrar;
    • Depois de Manusear a Roupa suja;
    • Antes de Comer ou
      • Preparar Comida; e
    • Antes de Amamentar ou
      • Expressar leite.

Lave sempre as mãos quando estiverem visivelmente sujas.

  • Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool.
    • Evite Tocar nos Olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
      • Nariz e
      • Boca
    • Cubra suas Tosses e assim como também
    • Cubra os Espirros.

Cubra a tosse e espirre com um lenço de papel, jogue o lixo no lixo e lave as mãos. Ou tosse com o cotovelo e limpe as mãos.

COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)
COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)

Limpe, Desinfete e Lave com Segurança.

Limpe e desinfecte as superfícies e os objetos tocados com frequência (por exemplo, telefones, dispositivos eletrônicos pessoais, controles remotos, mesas, bancadas, interruptores de luz, maçanetas e puxadores do gabinete).
Certifique-se de seguir as instruções para o uso seguro e eficaz de desinfetantes, incluindo instruções para enxaguar os produtos químicos após um período de tempo. Além disso, mantenha os produtos fora do alcance das crianças.
Lave itens, incluindo brinquedos de pelúcia laváveis, seguindo o rótulo ou as instruções. Lave os itens usando a configuração de água mais quente apropriada para os itens e seque completamente, se possível. A roupa suja de uma pessoa doente pode ser lavada com itens de outras pessoas, mas lave as mãos após manusear a roupa suja.

Revestimentos de rosto de pano para crianças, pais e outros profissionais de saúde

O CDC recomenda que todos os 2 anos de idade ou mais usem uma cobertura facial de pano que cubra o nariz e a boca quando estiverem na comunidade. Por causa do perigo de asfixia, NÃO coloque coberturas de rosto de pano em bebês ou crianças menores de 2 anos . As coberturas para o rosto de pano também não devem ser usadas por quem tem dificuldade em respirar, está inconsciente, não pode se mover ou é incapaz de remover a cobertura do rosto sem assistência.

Os pais e outros profissionais de saúde devem ter em mente que o uso de uma cobertura facial de pano não substitui o distanciamento social, a lavagem frequente das mãos ou outras ações preventivas cotidianas – por favor, use a cobertura facial de pano além de praticar outras etapas de prevenção. Uma cobertura de tecido para o rosto não se destina a proteger você, o usuário, mas pode impedir que você espalhe o vírus para outras pessoas. Isso seria especialmente importante se você estiver infectado, mas não tiver sintomas de COVID-19.

Lembre-se de que as máscaras faciais médicas e os respiradores N95 são reservados para profissionais de saúde e outros socorristas.

Risco de COVID-19 Durante a Gravidez

Com base no que sabemos sobre o COVID-19, acreditamos que as pessoas grávidas parecem ter o mesmo risco de COVID-19 que os adultos que não estão grávidas. No entanto, muito permanece desconhecido. Sabemos que as pessoas grávidas tiveram um risco maior de doenças graves quando infectadas com vírus semelhantes ao COVID-19, além de outras infecções respiratórias virais, como a gripe.

Também sabemos que as pessoas grávidas têm alterações em seus corpos que podem aumentar o risco de algumas infecções. Portanto, se você estiver grávida, é sempre importante que você tente se proteger de doenças sempre que possível.

Riscos para a gravidez e para o bebê
Ainda se sabe muito sobre os riscos do COVID-19 para a gravidez e o bebê.

  • A transmissão de COVID-19 de mãe para filho durante a gravidez é improvável. No entanto, após o nascimento, um recém-nascido pode ser infectado após estar em contato próximo com uma pessoa infectada, incluindo a mãe do bebê ou outros cuidadores.
  • Um pequeno número de bebês testou positivo para o vírus logo após o nascimento, de acordo com relatórios publicados limitados. No entanto, não se sabe se esses bebês receberam o vírus antes, durante ou após o nascimento.
  • Um pequeno número de outros problemas, como parto prematuro, foi relatado em bebês nascidos de mães que deram positivo para COVID-19 no final da gravidez. No entanto, não sabemos se esses problemas estavam relacionados ao vírus.

Cuidados pré-natais e pós-parto durante a pandemia de COVID-19

É importante cuidar de si e do seu bebê durante a gravidez e após o parto.

  • Não pule as consultas de pré-natal ou pós-parto . Se você estiver preocupado em comparecer à sua consulta devido ao COVID-19, converse com seu médico.
    • Pergunte ao seu médico como eles estão tomando medidas para separar pacientes saudáveis ​​daqueles que podem estar doentes.
    • Alguns profissionais de saúde podem optar por cancelar ou adiar algumas visitas. Outros podem mudar determinados compromissos para visitas de telemedicina, que são compromissos por telefone ou vídeo. Essas decisões serão baseadas nas circunstâncias da sua comunidade e no seu plano de assistência individual.
    • Ligue para o seu médico se você tiver uma pergunta médica urgente.

Em caso de emergência, ligue para o 911 ou vá ao departamento de emergência local. Se você não estiver dirigindo, ligue para o departamento de emergência no caminho para explicar que está grávida e tem uma emergência. Eles devem ter um plano de prevenção de infecções para proteger você contra o COVID-19, se você precisar de cuidados de emergência. Não adie o atendimento de emergência por causa do COVID-19.

Vacinas Durante a Gravidez e a Pandemia de COVID-19

Embora não exista uma vacina disponível para proteção contra o vírus que causa o COVID-19, as vacinas de rotina são uma parte importante da proteção de sua saúde. O recebimento de algumas vacinas durante a gravidez, como as vacinas contra influenza (gripe) e Tdap, pode ajudar a proteger você e seu bebê. Se estiver grávida, continue a receber as vacinas recomendadas. Converse com seu médico sobre visitas a vacinas durante a gravidez.

  • Locais de entrega durante a pandemia de COVID-19
    • O parto é sempre mais seguro sob a supervisão de profissionais de saúde treinados. Se você tiver dúvidas sobre o melhor local para dar à luz, discuta-as com seu médico.
  • Amamentar se tiver COVID-19
    • O leite materno oferece proteção contra muitas doenças e é a melhor fonte de nutrição para a maioria dos bebês. Saiba mais sobre amamentação .

Você, junto com sua família e profissionais de saúde, deve decidir se e como iniciar ou continuar a amamentação.

  • Não sabemos ao certo se as mães com COVID-19 podem espalhar o vírus para os bebês no leite materno, mas os dados limitados disponíveis sugerem que isso não é provável.
  • Se você tem COVID-19 e optou por amamentar:
  • Use uma cobertura de pano durante a amamentação e lave as mãos antes de cada mamada.
    Se você tem COVID-19 e optou por expressar o leite materno:
  • Use uma bomba de mama dedicada.
  • Use uma cobertura de rosto de pano durante a expressão e lave as mãos antes de tocar em qualquer bomba ou garrafa e antes de expressar o leite materno.
  • Siga as recomendações para a limpeza adequada da bomba após cada uso, limpando todas as peças que entram em contato com o leite materno.
  • Se possível, o leite materno expresso deve ser alimentado à criança por um cuidador saudável, que não possui COVID-19, não apresenta alto risco de doença grave por COVID-19 e está morando na mesma casa.

COVID-19 e Crianças

Há muito mais a ser aprendido sobre como essa doença afeta as crianças. Enquanto algumas crianças e bebês estão doentes com COVID-19, a maioria das doenças ocorre entre adultos. Alguns relatórios sugerem que bebês com menos de 1 ano de idade e aqueles com condições médicas subjacentes podem estar em maior risco de doença grave por COVID-19 do que outras crianças.

  • As crianças com COVID-19 geralmente apresentam sintomas leves e frios, como febre, coriza e tosse. Vômitos e diarréia também foram relatados em algumas crianças.
  • Crianças com certas condições médicas subjacentes , como doença pulmonar crônica ou asma moderada a grave, problemas cardíacos graves ou sistemas imunológicos fracos, podem apresentar maior risco de doença grave por COVID-19. Ligue para o médico do seu filho se estiver preocupado com a saúde dele ou se tiver sintomas de COVID-19.
  • Em caso de emergência, ligue para o 911 ou vá ao departamento de emergência local. Os departamentos de emergência têm planos de prevenção de infecções para proteger você e seu filho de contrair COVID-19 se seu filho precisar de atendimento de emergência. Não adie o atendimento de emergência para seu filho por causa do COVID-19.

Mascaras Faciais para recém-nascidos e bebês

Protetores de rosto de plástico para recém-nascidos e bebês NÃO são recomendados. Não existem dados que apoiem o uso de escudos faciais infantis para proteção contra COVID-19 ou outras doenças respiratórias. Um protetor facial infantil pode aumentar o risco de síndrome da morte súbita do bebê (SIDS) ou asfixia e estrangulamento acidentais. Os bebês, incluindo os recém-nascidos, movem-se com frequência, o que pode aumentar a possibilidade de o nariz e a boca ficarem bloqueados pelo escudo plástico ou pelos componentes de espuma. O movimento do bebê também pode fazer com que o protetor facial se desloque, resultando em estrangulamento da alça.

Informações sobre como proteger os recém-nascidos de ficarem doentes com o COVID-19 enquanto estão no hospital podem ser encontradas nas Considerações do CDC para Configurações de Cuidados de Saúde Obstétricos para Pacientes Internos . Também estão disponíveis informações adicionais sobre como se proteger e a outras pessoas , incluindo recém-nascidos e bebês, contra a doença de COVID-19.

COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)
COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)

Sono seguro para bebês durante a pandemia de COVID-19

Durante a pandemia de COVID-19, os pais de bebês podem experimentar um aumento no estresse e fadiga que podem afetar as práticas de sono de seus bebês. O sono seguro é uma parte importante para manter os bebês saudáveis, inclusive durante a pandemia de COVID-19. Se você tem um bebê, pode ajudar a reduzir o risco de síndrome de morte súbita do bebê (SMSL) e outras mortes relacionadas ao sono, fazendo o seguinte:

Coloque seu bebê de costas para todos os momentos de sono – cochilos e à noite.
Use uma superfície firme e plana do sono, como um colchão em um berço, coberto por um lençol.
Peça ao bebê que compartilhe seu quarto, mas não sua cama. Seu bebê não deve dormir em uma cama, berço, colchão de ar ou sofá adulto ou em uma cadeira sozinha, com você ou com qualquer outra pessoa.
Mantenha roupas de cama macias, como cobertores, travesseiros, amortecedores e brinquedos macios, fora da área de sono do bebê.
Não cubra a cabeça do bebê nem permita que ele aqueça demais. Os sinais de que seu bebê pode estar esquentando demais incluem se ele está suando ou se o peito está quente.
Não fume ou permita que alguém fume ao redor do seu bebê.

Lidar com o estresse

As pandemias podem ser estressantes para todos. O medo e a ansiedade sobre uma doença podem ser esmagadores e causar emoções fortes em adultos e crianças. Lidar com o estresse com sucesso tornará você, as pessoas de quem gosta e sua comunidade mais fortes.

Converse com seus filhos sobre a pandemia. É importante tentar manter a calma e fornecer às crianças informações verdadeiras e adequadas para a idade e o nível de desenvolvimento. As crianças respondem de maneira diferente a situações estressantes do que os adultos . O CDC oferece recursos para ajudá-lo a conversar com seus filhos sobre o COVID-19.

Depressão durante e após a gravidez é comum e pode ser tratada. A depressão pós-parto é uma depressão que pode ocorrer após o nascimento de um bebê. Se você acha que está passando por depressão, procure tratamento com seu médico o mais rápido possível. Encontre mais informações sobre depressão durante e após a gravidez .

As pessoas grávidas e os pais que cuidam de crianças pequenas podem estar enfrentando um aumento do estresse devido à pandemia do COVID-19. O CDC oferece recursos para ajudar com o estresse e o enfrentamento .

Me acompanhe nos outros canais:

Site: https://www.willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre Clínica Neurológica SP, Neurologia, Doença de Parkinson, Mal de Parkinson, Insônia, Higiene do Sono, Dor Miofacial, Apneia do Sono, Mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer, Esclerose Múltipla, Epilepsia, AVC, Dor de Cabeça , Enxaqueca e muito mais.

  • Clínica Neurológica SP,
  • Neurologia,
  • Doença de Parkinson,
  • Mal de Parkinson,
  • Insônia,
  • Higiene do Sono,
  • Dor Miofacial,
  • Apneia do Sono,
  • Mal de Alzheimer,
  • Doença de Alzheimer,
  • Esclerose Múltipla,
  • Epilepsia,
  • Higiene do Sono,
  • AVC,
  • Dor de Cabeça ,
  • Enxaqueca e
  • muito mais

Já na segunda quinzena de março de 2020 através de um esforço conjunto de cientistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas gerais) Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo) e da Universidade de Oxford, foram sequenciados 19 vírus que infectaram pessoas no Rio de janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.

COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus) Dra Keilla Freitas Infectologista SP

Veja outros vídeos do canal:

Neurologista – Para Que Serve o Neurologista

Epilepsia – O Que é Epilepsia

Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer

Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia

Parkinson – O Que é Mal de Parkinson

Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme

Epilepsia – Como Curar Epilepsia

Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC

Insônia – Como Acabar Com a Insônia

Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas

COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)

COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)
COVID-19 Em Gestantes (Coronavírus)

#Covid-19 #Coronavírus #Covid19 #Medicina #Saúde

Mais Informações sobre o Novo Coronavírus – CODIV-19 na Internet
Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais