Abctudo 2024
InícioInfectologistaDor Nos Pés - O Que Causa Dor Nos Pés

Dor Nos Pés – O Que Causa Dor Nos Pés

Dor Nos Pés – O Que Causa Dor Nos Pés: Eles levam você daqui para lá todos os dias. Mas você pode não pensar muito neles até que eles doam. E quando o fazem, você quer alívio. Para obter o tratamento correto, você precisa conhecer o problema. A primeira coisa a considerar é onde sua dor está localizada.

Dor Nos Pés – O Que Causa Dor Nos Pés

Dor no Calcanhar

Se sua dor está no calcanhar, você pode ter fascite plantar. Isso é uma irritação ou inflamação da faixa de tecido duro que liga o osso do calcanhar aos dedos do pé. Normalmente, dói o pior pela manhã quando você está saindo da cama. Você pode senti-lo no calcanhar ou em seu arco.

Para tratá-lo:

  • Descanse seu pé.
  • Faça alongamentos do calcanhar e do músculo do pé.
  • Tomar os analgésicos de balcão.
  • Use sapatos com bom suporte de arco e sola almofadada.
  • Os esporões do calcanhar são outra fonte de dor no pé. São crescimentos anormais dos ossos no fundo do calcanhar. Você pode obtê-los por usar os sapatos errados ou por uma caminhada ou postura anormal, ou até mesmo por atividades como correr. Os esporões podem doer enquanto você estiver caminhando ou de pé. Muita gente os tem, mas a maioria não tem dor. Pessoas com pés chatos ou arcos altos são mais propensas a ter esporões dolorosos nos calcanhares.

Para tratá-las:

  • Usar um talão de calcanhar recortado.
  • Use um inserto feito sob medida (chamado de ortopedia) usado no sapato.
  • Use sapatos que se encaixem bem e tenham solas que absorvam choques.
  • Tomar os aliviadores de dor de balcão.
  • Descanse seu pé.
  • Tente fisioterapia.
  • Se você ainda tiver dor, pergunte a seu médico sobre procedimentos médicos.
  • Um hematoma de pedra é um hematoma profundo do calcanhar ou da bola do pé. Muitas vezes é causada por uma lesão de impacto, mas também pode acontecer depois de pisar em um objeto duro. A dor parece que você está caminhando sobre um calhau. Aos poucos, ela irá embora por si mesma.

Nesse meio tempo:

  • Descanse seu pé.
  • Gele a área.
  • Tome conta dos analgésicos de balcão.
  • Uma fratura do calcanhar é geralmente uma lesão de alto impacto, como por exemplo, uma queda ou um acidente de carro. Seu osso do calcanhar pode não apenas quebrar, mas também pode quebrar. Dor no calcanhar, hematomas, inchaço ou dificuldade de locomoção são os principais sintomas.

Para tratá-lo:

  • Não faça pressão sobre o calcanhar. Você pode usar muletas.
  • Proteja o calcanhar com protetores.
  • Use uma tala ou molde para proteger o osso do calcanhar.
  • Pergunte a seu médico sobre os analgésicos de venda livre ou receitados.
  • Tente fisioterapia.
  • Se você ainda estiver com dores, pergunte ao seu médico sobre cirurgia.

Os pés sofrem muitos abusos diários ao andar, correr, saltar e escalar, portanto, naturalmente, estão sujeitos a muitos tipos diferentes de problemas.

  • Andar,
  • Correr,
  • Saltar e
  • Escalar

Desde lesões a inflamações, vários tipos diferentes de danos e mau funcionamento podem levar a problemas nos pés.

Dor Nos Pés - O Que Causa Dor Nos Pés
Dor Nos Pés – O Que Causa Dor Nos Pés

Dor Nos Pés

Os pés são compostos por 26 ossos cada um, o que os torna uma das áreas mais intrincadas do corpo. No entanto, de acordo com o Colégio de Podologia, uma pessoa caminhará cerca de 150.000 milhas em sua vida, aproximadamente o equivalente a andar seis vezes ao redor do mundo.

 


Facebook

Clique para enviar uma Mensagem no whatsapp


 

Calçados impróprios, Diabetes e envelhecimento são alguns dos principais contribuintes para os problemas dos pés. Este artigo destacará algumas das preocupações mais comuns com os pés, suas causas, e quando procurar tratamento.

1. O pé do atleta

O pé do atleta é mais comumente causado por caminhar em áreas úmidas. Pode ser altamente contagioso.
O pé do atleta é uma infecção fúngica da pele, geralmente encontrada entre os dedos dos pés. Entretanto, a infecção pode se espalhar e causar desconforto significativo, prurido e até dor.

Causas

Um indivíduo é mais comumente exposto ao fungo que causa o pé do atleta em uma academia, chuveiro ou piscina onde as pessoas andam descalças. O fungo tende a prosperar em áreas quentes e úmidas.

Usar sapatos que são quentes e úmidos pode fazer com que o fungo cresça e se espalhe. A condição é altamente contagiosa, e pode se espalhar para outras áreas da pele, incluindo as mãos, virilha e couro cabeludo.

Sintomas

O pé do atleta causa comichão, rachaduras, bolhas e descascamento dos pés. A condição geralmente começa entre o quarto e quinto dedos do pé, depois se espalha. Uma pessoa também pode desenvolver rachaduras nos calcanhares ou na pele dos dedos dos pés.

Tratamento

Uma pessoa deve manter seus pés limpos e secos, e secá-los com uma toalha separada. Os tratamentos antifúngicos estão disponíveis na maioria das drogarias como sprays, pós ou loções para aplicar nos pés.

Se o fungo estiver se espalhando ou piorando após o tratamento, uma pessoa deve consultar seu médico que pode prescrever medicamentos antifúngicos orais para a condição.

2. Coelhos

Calçados particularmente apertados ou estreitos podem causar joanetes.
Os joanetes são anormalidades dos pés que provocam um choque na articulação do dedo grande do pé. Isto pode fazer com que o dedo grande do pé gire ligeiramente para dentro. Os médicos chamam os joanetes de “hallux valgus”.

As mulheres são mais propensas a ter joanetes devido ao aumento da pressão dos calçados estreitos.

Causas

O uso de sapatos apertados ou estreitos pode fazer com que os joanetes se desenvolvam. Sapatos apertados pressionam a articulação metatarsofalângica (MTP), que é onde o osso do pé encontra o osso do dedo grande do pé.

Ter um histórico familiar de joanetes também é um fator de risco. Além disso, algumas condições, incluindo artrite reumatoide ou poliomielite, aumentam a probabilidade de desenvolver um joanete.

Sintomas

Um indivíduo com um joanete pode ter um ou mais dos seguintes sintomas:

  • impacto visível na lateral do pé
  • ternura no dedo grande do pé ou em torno do dedo grande
  • calo ou milho no osso abaixo do dedo grande do pé
  • dificuldade para mover o dedo grande do pé
  • dor no dedo grande do pé ao andar

Tratamento

Dor Nos Pés - O Que Causa Dor Nos Pés
Dor Nos Pés – O Que Causa Dor Nos Pés

As medidas de tratamento conservador geralmente melhoram os sintomas de um joanete. Uma pessoa deve usar sapatos de ajuste adequado sem saltos altos. Eles também podem comprar um joanete em uma sapataria ou drogaria que proteja o joanete de pressão extra.

A aplicação de gelo por incrementos de 10 minutos com um pacote de gelo coberto por um pano também pode reduzir a inflamação.

Um médico especializado no cuidado dos pés, conhecido como podologista, pode prescrever sapatos feitos sob medida ou uma tala que pode endireitar o dedo grande do pé. Se o joanete de uma pessoa não se acalma e causa dor contínua, ela pode optar por fazer uma cirurgia para corrigi-la.

3. Neuropatia diabética

As pessoas com diabetes são mais propensas a flutuações no açúcar no sangue. A neuropatia diabética não é uma condição, mas um grupo de condições que causam danos aos pés devido ao diabetes.

Causas

Com o tempo, altos níveis de açúcar no sangue podem danificar os nervos, especialmente os dos pés. Outros fatores podem piorar este dano nervoso, como o histórico de tabagismo, alcoolismo ou histórico de neuropatia diabética na família.

Sintomas

Os sintomas de neuropatia diabética incluem dormência, formigamento e dor nos pés. Isto pode contribuir para um maior risco de uma pessoa sofrer cortes ou lesões nos pés devido à falta de sensibilidade.

Tratamento

Manter a boa saúde e o controle do açúcar no sangue pode ajudar uma pessoa a tratar sua neuropatia diabética. Embora um médico não possa reverter os danos nervosos, eles podem recomendar tratamentos para evitar que eles se agravem.

Uma pessoa com diabetes também deve fazer exames regulares dos pés. Eles podem desejar que suas unhas dos pés sejam aparadas profissionalmente e procurar atendimento médico se identificarem alguma ferida no pé.

4. Unhas dos pés encravadas

As unhas dos pés encravadas causam desconforto, e podem ficar infectadas se não forem tratadas.
As unhas dos pés encravadas ocorrem quando a unha do pé começa a crescer na ranhura do prego, o que pode causar dor e desconforto significativos.

Causas

O uso de sapatos mal ajustados geralmente causa unhas dos pés encravadas. A pressão dos sapatos que são muito estreitos na parte superior ou muito apertados pode colocar pressão extra sobre os dedos dos pés.

Outras causas incluem unhas dos pés que não são aparadas corretamente, tais como cortar as unhas dos pés muito curtas ou traumas nos pés devido à atividade, incluindo corrida. Ter um histórico familiar de unhas dos pés encravadas também pode aumentar o risco de uma pessoa.

Sintomas

As unhas dos pés encravadas causarão vermelhidão, inchaço, dor ou mesmo da unha do pé, o que pode indicar que uma infecção está presente.

Tratamento

Há várias maneiras de tratar e prevenir unhas dos pés encravadas, inclusive:

  • Lavar os pés com sabão antibacteriano e mantê-los limpos e secos.
  • Cortar as unhas dos pés retas após um banho, quando as unhas estiverem macias.
  • Evitar cortar as unhas de forma arredondada, pois isso pode aumentar o risco de crescimento interno.
  • Usar sapatos que se encaixem bem e não tenham uma ponta pontiaguda.
  • Se a unha do pé estiver infectada ou o cuidado em casa não melhorar a condição, a pessoa deve consultar um podologista ou cirurgião ortopédico. O cirurgião ortopédico ou podologista pode precisar remover uma porção da unha do pé e prescrever antibióticos para tratar a infecção.

Podólogo! Um profissional especializado em Podologia pode receber o nome de podólogo, podologista ou podiatra. O podólogo é o profissional da saúde que estuda e trata dos pés.

5. Fascite plantar

A fascite plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.

A condição ocorre quando a fascite plantar no fundo do pé fica inflamada. Este ligamento é responsável por suportar o arco do pé.

Causas

A fascite plantar é uma condição inflamatória que normalmente não tem uma causa clara. Os médicos se referem a esta condição, como uma fascite plantar idiopática.

Os fatores de risco incluem ser obeso, ter um arco muito alto, ter os músculos da panturrilha apertados e participar de atividades que enfatizam repetidamente o calcanhar, tais como correr.

Sintomas

A fascite plantar faz com que uma pessoa sinta dor no fundo do calcanhar. Esta dor geralmente é pior logo pela manhã ao sair da cama. A dor também se agrava com a atividade.

Tratamento

A maioria das pessoas pode administrar a fascite plantar com um tratamento em casa. Descansar o pé e aplicar gelo pode reduzir a inflamação. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), tais como ibuprofeno ou naproxeno de sódio, podem ajudar no controle da dor.

Esticar bem o pé antes e depois da atividade física, assim como ao longo do dia, pode ajudar a reduzir a dor no calcanhar. O uso de sapatos de apoio também pode ajudar.

Se a fascite plantar de um indivíduo não melhorar com estes tratamentos, ele pode tentar a fisioterapia, ou consultar um podologista ou um cirurgião ortopédico para tratamentos adicionais.

Injeções de esteroides podem ser recomendadas para reduzir a inflamação, ou um médico pode prescrever ortóteses feitas sob medida para fornecer suporte extra ao calcanhar.

6. Blisters

Os pés suados tornam as bolhas mais prováveis.
As bolhas são uma ocorrência comum, e a maioria das pessoas as experimentará em algum momento de sua vida.

Elas aparecem freqüentemente após caminhar ou correr por longos períodos de tempo, especialmente se os pés ficaram suados ou ao usar sapatos que não se encaixam corretamente.

As bolhas são bolhas levantadas cheias de líquido e geralmente não são uma preocupação séria. É melhor não estourar as bolhas, deixando-as sarar por conta própria. A aplicação de um curativo pode proporcionar alívio.

Se as bolhas ocorrerem regularmente junto com sintomas semelhantes aos da gripe, fale com um médico.

7. Calos

Os calos são manchas de pele espessada, muitas vezes encontradas na sola dos pés ou nos dedos dos pés. São normalmente indolores, para começar. Essas áreas se formam para proteger a pele e impedir que o corpo desenvolva bolhas.

Os calos podem ser causados por joanetes, dedos de martelo ou sapatos mal ajustados. Com o tempo, eles podem se tornar dolorosos e devem ser tratados. Os gessos de milho estão disponíveis sobre o balcão (OTC); eles aliviam a pressão sobre o milho e lhe dão tempo para cicatrizar.

Em alguns casos, um médico pode recomendar a remoção cirúrgica.

8. Esporão do calcanhar

Um esporão de calcanhar é um crescimento de cálcio que se desenvolve entre o osso do calcanhar e o arco do pé. Para muitos indivíduos, não há sintomas, mas, para outros, pode ser doloroso e causar inflamação.

Esta não é uma condição que possa ser facilmente diagnosticada e requer imagens médicas para ser confirmada.

Os esporões do calcanhar são causados por tensão prolongada nos músculos e ligamentos. Eles também podem ser causados por artrite, excesso de peso corporal e pelo uso de sapatos mal ajustados ou desgastados.

Os tratamentos podem incluir uma compressa fria, injeções de anti-inflamatórios, medicamentos para dor OTC, repouso e inserções de sapatos ortopédicos.

9. Biqueira de garra

O pé de garra, também conhecido como pé de garra, é quando a primeira articulação do pé aponta para cima e a segunda para baixo. Algumas vezes esta condição está presente desde o nascimento, outras vezes ela aparece de repente. Para algumas pessoas, não causa desconforto, para outras, pode ser doloroso.

A articulação do dedo do pé pode ser um sinal de outras condições, incluindo diabetes, artrite reumatoide e paralisia cerebral.

Os tratamentos podem incluir talas, sapatos adequados, exercícios, certos medicamentos e, às vezes, cirurgia.

10. Contusão de pedra

Os hematomas de pedra também são chamados de metatarsais. Elas podem aparecer após exercícios de alto impacto ou devido ao uso de sapatos mal ajustados; alternativamente, elas podem ser um sinal de uma condição subjacente.

A área entre os dedos dos pés e o arco do pé pode se sentir entorpecido com dores ocasionais e agudas como se houvesse uma pedra em seu sapato. Os sintomas podem piorar com o tempo.

Os tratamentos geralmente incluem repouso, aplicação de uma bolsa de gelo, e a obtenção de sapatos mais bem ajustados. Se a dor não melhorar ou se agravar, é importante visitar um médico.

Mais Informações

? Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dorneuropatica

A dor no pé pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são sapatos de tamanho errado, ficar de pé por períodos prolongados, uso excessivo, como em longas caminhadas ou corridas de maratona, entorses, distensões ou trauma físico.

A dor no pé é uma das reclamações mais comuns que pode ter uma variedade de causas. Afinal, são eles que nos carregam e sustentam o peso do nosso corpo todos os dias – e as dores localizadas e outros incômodos podem causar impossibilidade de andar e se movimentar, impedindo até mesmo a realização de atividades rotineiras e exercícios físicos.

Lesões, uso excessivo de saltos altos ou condições desconfortáveis podem causar inflamação envolvendo qualquer um dos diversos ossos, ligamentos ou tendões da região, e, consequentemente, causando dor e grande incômodo no local.

A dor no pé pode surgir por várias razões diferentes e pode afetar qualquer uma de suas partes, desde os dedos até o calcanhar.
Por ser uma região de grande impacto, os pés estão muito propensos a sofrerem lesões, machucados ou inflamações em geral. Além de ser um local com muitos ossos e ligamentos – que facilitam o surgimento de dores e incômodos. Por isso, exige o mesmo cuidado de outras partes do corpo.

As causas mais frequentes para dores no pé são: joanete, calos, quebra ou torção de algum osso ou, em casos mais incomuns e raros, tumores na região. Andar muito, uso de calçados desconfortáveis ou saltos altos por um longo período de tempo ou esforço físico também pode causar esse tipo de dor. Artrite é outra causa muito comum, mas preocupante de dor no pé. A lesão nos nervos dos pés pode resultar em intensa dor, dormência ou formigamento da região e não possui cura. A mais frequente que ocorre nos pés é a gota.

Neste vídeo:

  • O que pode ser dor no pé;
  • Causas de dor no pé;
  • Dor no pé ao pisar;
  • Dor embaixo do pé;
  • Dor nas articulações do pé;
  • Dor no peito do pé;
  • Dor no tendão do pé;
  • Dor no tendão de aquiles;
  • Dor nos pés ao levantar;
  • Fique comigo nesse vídeo!

? Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dorneuropatica

Me acompanhe nos outros canais:

Site: https://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend…
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

– Veja outros vídeos do canal:

Neurologista – Para Que Serve o Neurologista

Epilepsia – O Que é Epilepsia

Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer

Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia

Parkinson – O Que é Mal de Parkinson

Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme

Epilepsia – Como Curar Epilepsia

Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC

Insônia – Como Acabar Com a Insônia

Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas

Dor Nos Pés – O Que Causa Dor Nos Pés
https://youtu.be/GJxKoLXI21M

 

Mais Informações sobre Dor nos Pés na Internet

OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Higiene Íntima na Menopausa e os Cuidados Necessários

A Menopausa é uma Fase da vida das Mulheres caracterizada pelo declínio na produção dos hormônios femininos, com destaque para o estrogênio. Essa queda hormonal costuma originar uma série de problemas ginecológicos, incluindo a ausência de lubrificação e o...

A Influência da Alimentação na Aparência da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e sua saúde é frequentemente vista como um reflexo de nosso bem-estar interno. Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a pele saudável e radiante. Este artigo explora como diferentes...

Convulsão ou Crise Epiléptica – Como Diferenciar – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Convulsão ou Crise Epiléptica: Muitas pessoas acreditam que Convulsão ou Crise Epiléptica tratam-se da mesma situação. No entanto, a ocorrência de convulsão não necessariamente está relacionada à epilepsia: a cada 10 pessoas que sofrem de crises convulsivas, apenas uma...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato